História da educação: formação docente e a relação teoria-prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ecar, Ariadne Lopes ; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barros, Surya Aaronovich Pombo de ; Universidade Federal da Paraíba
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros Abertos da USP
Texto Completo: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/757
Resumo: O objetivo da obra é contribuir com reflexões acerca do lugar da História da Educação na formação docente em nível superior, modalidade que forma quadros para a atuação na educação Básica. Em meio a diferentes posicionamentos e convicções sobre como será a escola no pós-pandemia, pontos de vista acerca da formação de profissionais da educação estão sendo disputados, principalmente, entre sujeitos interessados na educação como mercadoria, que visa gerar lucro, e por aqueles/as que defendem a educação formativa. O livro está organizado em blocos de textos que podem facilitar o aprofundamento em determinadas questões e, ao mesmo tempo, serem lidos de maneira independente. Embasados em pesquisas solidificadas, com debates teóricos de vulto e um profundo senso de responsabilidade para com a formação de professores e professoras da educação básica, os textos aqui apresentados são destinados a docentes em formação, já na ativa, docentes universitários - que formam os formadores -, e pesquisadores/as em História da Educação e demais áreas da Educação.
id USP-3_35ca34c42eb9088c40d0cd2ddad37a27
oai_identifier_str oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/673
network_acronym_str USP-3
network_name_str Portal de Livros Abertos da USP
repository_id_str
spelling História da educação: formação docente e a relação teoria-práticaO objetivo da obra é contribuir com reflexões acerca do lugar da História da Educação na formação docente em nível superior, modalidade que forma quadros para a atuação na educação Básica. Em meio a diferentes posicionamentos e convicções sobre como será a escola no pós-pandemia, pontos de vista acerca da formação de profissionais da educação estão sendo disputados, principalmente, entre sujeitos interessados na educação como mercadoria, que visa gerar lucro, e por aqueles/as que defendem a educação formativa. O livro está organizado em blocos de textos que podem facilitar o aprofundamento em determinadas questões e, ao mesmo tempo, serem lidos de maneira independente. Embasados em pesquisas solidificadas, com debates teóricos de vulto e um profundo senso de responsabilidade para com a formação de professores e professoras da educação básica, os textos aqui apresentados são destinados a docentes em formação, já na ativa, docentes universitários - que formam os formadores -, e pesquisadores/as em História da Educação e demais áreas da Educação.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2022-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/757USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/757/673/2505Ecar, Ariadne Lopes ; Universidade de São Paulo. Faculdade de EducaçãoBarros, Surya Aaronovich Pombo de ; Universidade Federal da Paraíbainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T17:34:29Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/673Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:06.734988Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv História da educação: formação docente e a relação teoria-prática
title História da educação: formação docente e a relação teoria-prática
spellingShingle História da educação: formação docente e a relação teoria-prática
Ecar, Ariadne Lopes ; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
title_short História da educação: formação docente e a relação teoria-prática
title_full História da educação: formação docente e a relação teoria-prática
title_fullStr História da educação: formação docente e a relação teoria-prática
title_full_unstemmed História da educação: formação docente e a relação teoria-prática
title_sort História da educação: formação docente e a relação teoria-prática
author Ecar, Ariadne Lopes ; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
author_facet Ecar, Ariadne Lopes ; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Barros, Surya Aaronovich Pombo de ; Universidade Federal da Paraíba
author_role author
author2 Barros, Surya Aaronovich Pombo de ; Universidade Federal da Paraíba
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ecar, Ariadne Lopes ; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Barros, Surya Aaronovich Pombo de ; Universidade Federal da Paraíba
description O objetivo da obra é contribuir com reflexões acerca do lugar da História da Educação na formação docente em nível superior, modalidade que forma quadros para a atuação na educação Básica. Em meio a diferentes posicionamentos e convicções sobre como será a escola no pós-pandemia, pontos de vista acerca da formação de profissionais da educação estão sendo disputados, principalmente, entre sujeitos interessados na educação como mercadoria, que visa gerar lucro, e por aqueles/as que defendem a educação formativa. O livro está organizado em blocos de textos que podem facilitar o aprofundamento em determinadas questões e, ao mesmo tempo, serem lidos de maneira independente. Embasados em pesquisas solidificadas, com debates teóricos de vulto e um profundo senso de responsabilidade para com a formação de professores e professoras da educação básica, os textos aqui apresentados são destinados a docentes em formação, já na ativa, docentes universitários - que formam os formadores -, e pesquisadores/as em História da Educação e demais áreas da Educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-14
dc.type.none.fl_str_mv





dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/757
url https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/757/673/2505
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
dc.source.none.fl_str_mv USP Open Books Portal;
Portal de Livros Abertos da USP;
reponame:Portal de Livros Abertos da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Portal de Livros Abertos da USP
collection Portal de Livros Abertos da USP
repository.name.fl_str_mv Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv atendimento@aguia.usp.br
_version_ 1797047286237233152