História da educação: formação docente e a relação teoria-prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal de Livros Abertos da USP |
Texto Completo: | https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/757 |
Resumo: | O objetivo da obra é contribuir com reflexões acerca do lugar da História da Educação na formação docente em nível superior, modalidade que forma quadros para a atuação na educação Básica. Em meio a diferentes posicionamentos e convicções sobre como será a escola no pós-pandemia, pontos de vista acerca da formação de profissionais da educação estão sendo disputados, principalmente, entre sujeitos interessados na educação como mercadoria, que visa gerar lucro, e por aqueles/as que defendem a educação formativa. O livro está organizado em blocos de textos que podem facilitar o aprofundamento em determinadas questões e, ao mesmo tempo, serem lidos de maneira independente. Embasados em pesquisas solidificadas, com debates teóricos de vulto e um profundo senso de responsabilidade para com a formação de professores e professoras da educação básica, os textos aqui apresentados são destinados a docentes em formação, já na ativa, docentes universitários - que formam os formadores -, e pesquisadores/as em História da Educação e demais áreas da Educação. |
id |
USP-3_35ca34c42eb9088c40d0cd2ddad37a27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/673 |
network_acronym_str |
USP-3 |
network_name_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
História da educação: formação docente e a relação teoria-práticaO objetivo da obra é contribuir com reflexões acerca do lugar da História da Educação na formação docente em nível superior, modalidade que forma quadros para a atuação na educação Básica. Em meio a diferentes posicionamentos e convicções sobre como será a escola no pós-pandemia, pontos de vista acerca da formação de profissionais da educação estão sendo disputados, principalmente, entre sujeitos interessados na educação como mercadoria, que visa gerar lucro, e por aqueles/as que defendem a educação formativa. O livro está organizado em blocos de textos que podem facilitar o aprofundamento em determinadas questões e, ao mesmo tempo, serem lidos de maneira independente. Embasados em pesquisas solidificadas, com debates teóricos de vulto e um profundo senso de responsabilidade para com a formação de professores e professoras da educação básica, os textos aqui apresentados são destinados a docentes em formação, já na ativa, docentes universitários - que formam os formadores -, e pesquisadores/as em História da Educação e demais áreas da Educação.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2022-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/757USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/757/673/2505Ecar, Ariadne Lopes ; Universidade de São Paulo. Faculdade de EducaçãoBarros, Surya Aaronovich Pombo de ; Universidade Federal da Paraíbainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T17:34:29Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/673Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:06.734988Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da educação: formação docente e a relação teoria-prática |
title |
História da educação: formação docente e a relação teoria-prática |
spellingShingle |
História da educação: formação docente e a relação teoria-prática Ecar, Ariadne Lopes ; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
title_short |
História da educação: formação docente e a relação teoria-prática |
title_full |
História da educação: formação docente e a relação teoria-prática |
title_fullStr |
História da educação: formação docente e a relação teoria-prática |
title_full_unstemmed |
História da educação: formação docente e a relação teoria-prática |
title_sort |
História da educação: formação docente e a relação teoria-prática |
author |
Ecar, Ariadne Lopes ; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
author_facet |
Ecar, Ariadne Lopes ; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Barros, Surya Aaronovich Pombo de ; Universidade Federal da Paraíba |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Surya Aaronovich Pombo de ; Universidade Federal da Paraíba |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ecar, Ariadne Lopes ; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Barros, Surya Aaronovich Pombo de ; Universidade Federal da Paraíba |
description |
O objetivo da obra é contribuir com reflexões acerca do lugar da História da Educação na formação docente em nível superior, modalidade que forma quadros para a atuação na educação Básica. Em meio a diferentes posicionamentos e convicções sobre como será a escola no pós-pandemia, pontos de vista acerca da formação de profissionais da educação estão sendo disputados, principalmente, entre sujeitos interessados na educação como mercadoria, que visa gerar lucro, e por aqueles/as que defendem a educação formativa. O livro está organizado em blocos de textos que podem facilitar o aprofundamento em determinadas questões e, ao mesmo tempo, serem lidos de maneira independente. Embasados em pesquisas solidificadas, com debates teóricos de vulto e um profundo senso de responsabilidade para com a formação de professores e professoras da educação básica, os textos aqui apresentados são destinados a docentes em formação, já na ativa, docentes universitários - que formam os formadores -, e pesquisadores/as em História da Educação e demais áreas da Educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/757 |
url |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/757/673/2505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Digital (DA) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
collection |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento@aguia.usp.br |
_version_ |
1797047286237233152 |