Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neira, Marcos Garcia; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nunes, Mário Luiz Ferrari; Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros Abertos da USP
Texto Completo: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/933
Resumo: O currículo cultural da Educação Física se anuncia como uma proposta-aposta que fomenta o diálogo entre a escola e as questões que permeiam a atual sociedade multicultural, globalizada, neoliberal e profundamente desigual. Professores-artistas traduzem suas bases epistemológicas – teorias pós-críticas – em encaminhamentos pedagógicos quando tematizam as práticas corporais por meio de vivências, leituras e escrituras de novas formas de pensar, fazer e dizer sobre elas. O currículo cultural da Educação Física indaga e desestabiliza as relações de poder que atravessam as práticas corporais e os modos como as culturas as produzem e influem aqueles que delas participam, apreciam, criticam ou menosprezam. Com centralidade na cultura, põe em evidência a subjetivação promovida pelas brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas, tensionando a forma como discentes e docentes se percebem no mundo, possibilitando que os limites que fixam suas identidades sejam postos sob suspeita, escancarados, alterados, transgredidos. O currículo cultural da Educação Física aposta em novas tecnologias culturais que potencializem práticas de liberdade e ações solidárias diante dos imperativos governalizantes e fascistas que assombram os difíceis tempos em que vivemos.
id USP-3_e25b9195dbfe4c7517ce4630f6cc3fb4
oai_identifier_str oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/845
network_acronym_str USP-3
network_name_str Portal de Livros Abertos da USP
repository_id_str
spelling Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação FísicaO currículo cultural da Educação Física se anuncia como uma proposta-aposta que fomenta o diálogo entre a escola e as questões que permeiam a atual sociedade multicultural, globalizada, neoliberal e profundamente desigual. Professores-artistas traduzem suas bases epistemológicas – teorias pós-críticas – em encaminhamentos pedagógicos quando tematizam as práticas corporais por meio de vivências, leituras e escrituras de novas formas de pensar, fazer e dizer sobre elas. O currículo cultural da Educação Física indaga e desestabiliza as relações de poder que atravessam as práticas corporais e os modos como as culturas as produzem e influem aqueles que delas participam, apreciam, criticam ou menosprezam. Com centralidade na cultura, põe em evidência a subjetivação promovida pelas brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas, tensionando a forma como discentes e docentes se percebem no mundo, possibilitando que os limites que fixam suas identidades sejam postos sob suspeita, escancarados, alterados, transgredidos. O currículo cultural da Educação Física aposta em novas tecnologias culturais que potencializem práticas de liberdade e ações solidárias diante dos imperativos governalizantes e fascistas que assombram os difíceis tempos em que vivemos.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2022-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/933USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/933/845/3094Neira, Marcos Garcia; Universidade de São Paulo. Faculdade de EducaçãoNunes, Mário Luiz Ferrari; Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Físicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-25T18:15:24Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/845Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:14.249094Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física
title Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física
spellingShingle Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física
Neira, Marcos Garcia; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
title_short Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física
title_full Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física
title_fullStr Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física
title_full_unstemmed Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física
title_sort Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física
author Neira, Marcos Garcia; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
author_facet Neira, Marcos Garcia; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Nunes, Mário Luiz Ferrari; Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
author_role author
author2 Nunes, Mário Luiz Ferrari; Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neira, Marcos Garcia; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Nunes, Mário Luiz Ferrari; Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
description O currículo cultural da Educação Física se anuncia como uma proposta-aposta que fomenta o diálogo entre a escola e as questões que permeiam a atual sociedade multicultural, globalizada, neoliberal e profundamente desigual. Professores-artistas traduzem suas bases epistemológicas – teorias pós-críticas – em encaminhamentos pedagógicos quando tematizam as práticas corporais por meio de vivências, leituras e escrituras de novas formas de pensar, fazer e dizer sobre elas. O currículo cultural da Educação Física indaga e desestabiliza as relações de poder que atravessam as práticas corporais e os modos como as culturas as produzem e influem aqueles que delas participam, apreciam, criticam ou menosprezam. Com centralidade na cultura, põe em evidência a subjetivação promovida pelas brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas, tensionando a forma como discentes e docentes se percebem no mundo, possibilitando que os limites que fixam suas identidades sejam postos sob suspeita, escancarados, alterados, transgredidos. O currículo cultural da Educação Física aposta em novas tecnologias culturais que potencializem práticas de liberdade e ações solidárias diante dos imperativos governalizantes e fascistas que assombram os difíceis tempos em que vivemos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-25
dc.type.none.fl_str_mv





dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/933
url https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/933/845/3094
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
dc.source.none.fl_str_mv USP Open Books Portal;
Portal de Livros Abertos da USP;
reponame:Portal de Livros Abertos da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Portal de Livros Abertos da USP
collection Portal de Livros Abertos da USP
repository.name.fl_str_mv Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv atendimento@aguia.usp.br
_version_ 1797047286862184448