Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal de Livros Abertos da USP |
Texto Completo: | https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/933 |
Resumo: | O currículo cultural da Educação Física se anuncia como uma proposta-aposta que fomenta o diálogo entre a escola e as questões que permeiam a atual sociedade multicultural, globalizada, neoliberal e profundamente desigual. Professores-artistas traduzem suas bases epistemológicas – teorias pós-críticas – em encaminhamentos pedagógicos quando tematizam as práticas corporais por meio de vivências, leituras e escrituras de novas formas de pensar, fazer e dizer sobre elas. O currículo cultural da Educação Física indaga e desestabiliza as relações de poder que atravessam as práticas corporais e os modos como as culturas as produzem e influem aqueles que delas participam, apreciam, criticam ou menosprezam. Com centralidade na cultura, põe em evidência a subjetivação promovida pelas brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas, tensionando a forma como discentes e docentes se percebem no mundo, possibilitando que os limites que fixam suas identidades sejam postos sob suspeita, escancarados, alterados, transgredidos. O currículo cultural da Educação Física aposta em novas tecnologias culturais que potencializem práticas de liberdade e ações solidárias diante dos imperativos governalizantes e fascistas que assombram os difíceis tempos em que vivemos. |
id |
USP-3_e25b9195dbfe4c7517ce4630f6cc3fb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/845 |
network_acronym_str |
USP-3 |
network_name_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação FísicaO currículo cultural da Educação Física se anuncia como uma proposta-aposta que fomenta o diálogo entre a escola e as questões que permeiam a atual sociedade multicultural, globalizada, neoliberal e profundamente desigual. Professores-artistas traduzem suas bases epistemológicas – teorias pós-críticas – em encaminhamentos pedagógicos quando tematizam as práticas corporais por meio de vivências, leituras e escrituras de novas formas de pensar, fazer e dizer sobre elas. O currículo cultural da Educação Física indaga e desestabiliza as relações de poder que atravessam as práticas corporais e os modos como as culturas as produzem e influem aqueles que delas participam, apreciam, criticam ou menosprezam. Com centralidade na cultura, põe em evidência a subjetivação promovida pelas brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas, tensionando a forma como discentes e docentes se percebem no mundo, possibilitando que os limites que fixam suas identidades sejam postos sob suspeita, escancarados, alterados, transgredidos. O currículo cultural da Educação Física aposta em novas tecnologias culturais que potencializem práticas de liberdade e ações solidárias diante dos imperativos governalizantes e fascistas que assombram os difíceis tempos em que vivemos.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2022-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/933USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/933/845/3094Neira, Marcos Garcia; Universidade de São Paulo. Faculdade de EducaçãoNunes, Mário Luiz Ferrari; Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Físicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-25T18:15:24Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/845Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:14.249094Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física |
title |
Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física |
spellingShingle |
Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física Neira, Marcos Garcia; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
title_short |
Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física |
title_full |
Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física |
title_fullStr |
Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física |
title_full_unstemmed |
Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física |
title_sort |
Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física |
author |
Neira, Marcos Garcia; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
author_facet |
Neira, Marcos Garcia; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Nunes, Mário Luiz Ferrari; Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Mário Luiz Ferrari; Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neira, Marcos Garcia; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Nunes, Mário Luiz Ferrari; Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física |
description |
O currículo cultural da Educação Física se anuncia como uma proposta-aposta que fomenta o diálogo entre a escola e as questões que permeiam a atual sociedade multicultural, globalizada, neoliberal e profundamente desigual. Professores-artistas traduzem suas bases epistemológicas – teorias pós-críticas – em encaminhamentos pedagógicos quando tematizam as práticas corporais por meio de vivências, leituras e escrituras de novas formas de pensar, fazer e dizer sobre elas. O currículo cultural da Educação Física indaga e desestabiliza as relações de poder que atravessam as práticas corporais e os modos como as culturas as produzem e influem aqueles que delas participam, apreciam, criticam ou menosprezam. Com centralidade na cultura, põe em evidência a subjetivação promovida pelas brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas, tensionando a forma como discentes e docentes se percebem no mundo, possibilitando que os limites que fixam suas identidades sejam postos sob suspeita, escancarados, alterados, transgredidos. O currículo cultural da Educação Física aposta em novas tecnologias culturais que potencializem práticas de liberdade e ações solidárias diante dos imperativos governalizantes e fascistas que assombram os difíceis tempos em que vivemos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/933 |
url |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/933/845/3094 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Digital (DA) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
collection |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento@aguia.usp.br |
_version_ |
1797047286862184448 |