Escrevivências da educação física cultural. v. 4
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal de Livros Abertos da USP |
Texto Completo: | https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1188 |
Resumo: | Escrevivência é uma criação de Conceição Evaristo, escritora, professora e participante ativa do movimento feminista e de valorização da cultura negra, cuja obra ficcional promove um mergulho no universo marginal que a sociedade finge não ver. A narrativa de Conceição Evaristo ou Maria-Nova (menina negra, filha de lavadeira, habitante de uma favela e que encontra na escrita uma forma de resistir às adversidades) se solidariza com desfavorecido(a)s e lentamente entrelaça os elementos que constituem a escrevivência: o corpo é um arquivo de impressões da vida; a condição é um processo simultaneamente enunciativo e compreensivo, e a experiência é a artimanha estética que confere credibilidade ao discurso. Este livro é o inverso disso. Ele traz a público relatos de experiências de professore(a)s que ousaram não só colocar em ação a perspectiva cultural da Educação Física, como também aceitaram o desafio de registrar os caminhos percorridos junto às turmas com as quais atuaram. Relatos de experiência podem ser tomados como escrevivências, uma vez que manifestam impressões do fazer pedagógico vivido pelo(a)s próprio(a)s autore(a)s. São histórias de quem propõe, trabalha com o(a)s estudantes, reorganiza suas ações e aprende sempre. Histórias de quem enfrentou as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19 que assolou a população brasileira no triênio 2020-2022, atingiu duramente as famílias, o(a)s estudantes e o(a)s docentes. É preciso reconhecer que por muito tempo as vozes do(a)s professore(a)s estiveram ausentes no discurso pedagógico. A ausência é maior quando se trata da Educação Física. Nesta obra, o(a)s professore(a)s que traduziram para a prática a teoria curricular cultural da Educação Física transgrediram esse pensamento abissal, explicitando em suas escrevivências inúmeros transbordamentos. |
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Escrevivências da educação física cultural. v. 4EducaçãoLetramentoLíngua materna – Estudo e ensinoLíngua estrangeira – Estudo e ensinoEnsino-aprendizagemCiências HumanasCiências Humanas - EducaçãoEscrevivência é uma criação de Conceição Evaristo, escritora, professora e participante ativa do movimento feminista e de valorização da cultura negra, cuja obra ficcional promove um mergulho no universo marginal que a sociedade finge não ver. A narrativa de Conceição Evaristo ou Maria-Nova (menina negra, filha de lavadeira, habitante de uma favela e que encontra na escrita uma forma de resistir às adversidades) se solidariza com desfavorecido(a)s e lentamente entrelaça os elementos que constituem a escrevivência: o corpo é um arquivo de impressões da vida; a condição é um processo simultaneamente enunciativo e compreensivo, e a experiência é a artimanha estética que confere credibilidade ao discurso. Este livro é o inverso disso. Ele traz a público relatos de experiências de professore(a)s que ousaram não só colocar em ação a perspectiva cultural da Educação Física, como também aceitaram o desafio de registrar os caminhos percorridos junto às turmas com as quais atuaram. Relatos de experiência podem ser tomados como escrevivências, uma vez que manifestam impressões do fazer pedagógico vivido pelo(a)s próprio(a)s autore(a)s. São histórias de quem propõe, trabalha com o(a)s estudantes, reorganiza suas ações e aprende sempre. Histórias de quem enfrentou as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19 que assolou a população brasileira no triênio 2020-2022, atingiu duramente as famílias, o(a)s estudantes e o(a)s docentes. É preciso reconhecer que por muito tempo as vozes do(a)s professore(a)s estiveram ausentes no discurso pedagógico. A ausência é maior quando se trata da Educação Física. Nesta obra, o(a)s professore(a)s que traduziram para a prática a teoria curricular cultural da Educação Física transgrediram esse pensamento abissal, explicitando em suas escrevivências inúmeros transbordamentos.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2023-12-05textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1188USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1188/1086/4083Neira, Marcos Garcia; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-05T11:39:38Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/1086Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:26.182293Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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