Diferenças entre first movers e late movers na capacitação para o desenvolvimento de produtos na indústria automobilística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amatucci, Marcos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79192
Resumo: Neste estudo objetiva-se explicar a influência da ordem de entrada das multinacionais da indústria automobilística no Brasil sobre o processo de capacitação da subsidiária para o desenvolvimento de produto. O quadro analítico envolve a discussão sobre vantagens do pioneiro e vantagens do seguidor, da Economia, e sua aplicação à internacionalização de empresas, bem como a literatura a respeito da capacitação para o desenvolvimento de produto no setor. O estudo múltiplo foi feito mediante entrevistas em profundidade, em quatro montadoras que empreendem atividades de engenharia relevantes no Brasil: General Motors, Volkswagen, Fiat e Renault. O método utilizado foi o estudo de caso múltiplo. Os resultados sugerem que os late movers queimam etapas no processo de capacitação, utilizando-se das experiências bem sucedidas dos pioneiros. Os resultados contribuem, no plano teórico, para o avanço da discussão sobre capacitação das subsidiárias para inovação e desenvolvimento de produtos, para a discussão sobre pioneiros e seguidores na área internacional; e no plano da prática, são relevantes na medida em que identificam um fast track para a capacitação da engenharia, num setor em que a maioria dos competidores ainda exerce essa atividade de maneira muito limitada.
id USP-40_0f77da845b74a113a6ae18dde774234c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79192
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Diferenças entre first movers e late movers na capacitação para o desenvolvimento de produtos na indústria automobilísticaDIFFERENCES BETWEEN FIRST MOVERS AND LATE MOVERS FOR PRODUCT DEVELOPMENT CAPABILITY-BUILDING IN THE BRAZILIAN AUTOMOTIVE INDUSTRY DOI: 10.5585/RAI.2010552ManagementInnovationInnovation ManagementTechnologySubsidiaryMultinational Corporation.Indústria automotivaDesenvolvimento de produtosInovação na subsidiáriaEmpresa multinacional.Neste estudo objetiva-se explicar a influência da ordem de entrada das multinacionais da indústria automobilística no Brasil sobre o processo de capacitação da subsidiária para o desenvolvimento de produto. O quadro analítico envolve a discussão sobre vantagens do pioneiro e vantagens do seguidor, da Economia, e sua aplicação à internacionalização de empresas, bem como a literatura a respeito da capacitação para o desenvolvimento de produto no setor. O estudo múltiplo foi feito mediante entrevistas em profundidade, em quatro montadoras que empreendem atividades de engenharia relevantes no Brasil: General Motors, Volkswagen, Fiat e Renault. O método utilizado foi o estudo de caso múltiplo. Os resultados sugerem que os late movers queimam etapas no processo de capacitação, utilizando-se das experiências bem sucedidas dos pioneiros. Os resultados contribuem, no plano teórico, para o avanço da discussão sobre capacitação das subsidiárias para inovação e desenvolvimento de produtos, para a discussão sobre pioneiros e seguidores na área internacional; e no plano da prática, são relevantes na medida em que identificam um fast track para a capacitação da engenharia, num setor em que a maioria dos competidores ainda exerce essa atividade de maneira muito limitada.This study aspires to explain the influence of the order of entry of multinational companies in Brazil’s automotive industry concerning the capability-building process of the subsidiary for product development. The analytical framework involves discussing the benefits and advantages of the pioneer/follower, of economy, and its application to the internationalization of enterprises, and the literature relating to capability-building in automobile product development. The multiple case studies were embarked by in-depth interviews with four automakers who undertook relevant engineering activities in Brazil: General Motors (GM), Volkswagen, Fiat and Renault. The method used was a multiple case study. The results suggest that late movers leap steps above in the capability-building process, using the successful experience of the pioneers. Theoretically, the results contribute to promote the discussion of: empowering subsidiaries for product development and innovation; to discuss the pioneers and followers in the international arena. In practical terms, the results are relevant by identifying a "fast track” for the qualified engineering, in an industry where most subsidiaries still exert such activity in a very limited manner.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2011-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79192INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 4 (2010); 66-862515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79192/83264Amatucci, Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-17T17:30:59Zoai:revistas.usp.br:article/79192Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-17T17:30:59Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferenças entre first movers e late movers na capacitação para o desenvolvimento de produtos na indústria automobilística
DIFFERENCES BETWEEN FIRST MOVERS AND LATE MOVERS FOR PRODUCT DEVELOPMENT CAPABILITY-BUILDING IN THE BRAZILIAN AUTOMOTIVE INDUSTRY DOI: 10.5585/RAI.2010552
title Diferenças entre first movers e late movers na capacitação para o desenvolvimento de produtos na indústria automobilística
spellingShingle Diferenças entre first movers e late movers na capacitação para o desenvolvimento de produtos na indústria automobilística
Amatucci, Marcos
Management
Innovation
Innovation Management
Technology
Subsidiary
Multinational Corporation.
Indústria automotiva
Desenvolvimento de produtos
Inovação na subsidiária
Empresa multinacional.
title_short Diferenças entre first movers e late movers na capacitação para o desenvolvimento de produtos na indústria automobilística
title_full Diferenças entre first movers e late movers na capacitação para o desenvolvimento de produtos na indústria automobilística
title_fullStr Diferenças entre first movers e late movers na capacitação para o desenvolvimento de produtos na indústria automobilística
title_full_unstemmed Diferenças entre first movers e late movers na capacitação para o desenvolvimento de produtos na indústria automobilística
title_sort Diferenças entre first movers e late movers na capacitação para o desenvolvimento de produtos na indústria automobilística
author Amatucci, Marcos
author_facet Amatucci, Marcos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amatucci, Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Management
Innovation
Innovation Management
Technology
Subsidiary
Multinational Corporation.
Indústria automotiva
Desenvolvimento de produtos
Inovação na subsidiária
Empresa multinacional.
topic Management
Innovation
Innovation Management
Technology
Subsidiary
Multinational Corporation.
Indústria automotiva
Desenvolvimento de produtos
Inovação na subsidiária
Empresa multinacional.
description Neste estudo objetiva-se explicar a influência da ordem de entrada das multinacionais da indústria automobilística no Brasil sobre o processo de capacitação da subsidiária para o desenvolvimento de produto. O quadro analítico envolve a discussão sobre vantagens do pioneiro e vantagens do seguidor, da Economia, e sua aplicação à internacionalização de empresas, bem como a literatura a respeito da capacitação para o desenvolvimento de produto no setor. O estudo múltiplo foi feito mediante entrevistas em profundidade, em quatro montadoras que empreendem atividades de engenharia relevantes no Brasil: General Motors, Volkswagen, Fiat e Renault. O método utilizado foi o estudo de caso múltiplo. Os resultados sugerem que os late movers queimam etapas no processo de capacitação, utilizando-se das experiências bem sucedidas dos pioneiros. Os resultados contribuem, no plano teórico, para o avanço da discussão sobre capacitação das subsidiárias para inovação e desenvolvimento de produtos, para a discussão sobre pioneiros e seguidores na área internacional; e no plano da prática, são relevantes na medida em que identificam um fast track para a capacitação da engenharia, num setor em que a maioria dos competidores ainda exerce essa atividade de maneira muito limitada.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79192
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79192/83264
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 4 (2010); 66-86
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221934976237568