Conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações: uma proposta de articulação conceitual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isidro-Filho, Antonio
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Guimarães, Tomás de Aquino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79173
Resumo: Conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações são constructos polissêmicos e sua literatura é fragmentada e dispersa. Ao mesmo tempo, organizações de serviços possuem peculiaridades próprias que requerem um tratamento conceitual diferenciado do que é válido para organizações industriais em geral. Nessa linha, é importante articular teoricamente os conceitos de conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações de serviços, objetivo principal desse ensaio. Para alcançar esse objetivo, inicialmente cada constructo é definido, considerando suas especificidades. Em seguida, as interfaces e limites entre os construtos são discutidos, com destaque para similaridades e diferenças teóricas e práticas. À luz da abordagem da Economia do Aprendizado, do Paradigma Tecno-Econômico e da Inovação em Serviços, a articulação entre os três conceitos é apoiada na perspectiva de interação entre diferentes stakeholders. No final são formuladas sugestões para futuras pesquisas que considerem conhecimento, aprendizagem e inovação como conceitos interdependentes pertencentes ao mesmo campo temático.
id USP-40_1e093084f413435b8e9a1dc9f9940ff6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79173
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações: uma proposta de articulação conceitualKNOWLEDGE, LEARNING AND INNOVATION IN ORGANIZATIONS: A PROPOSAL FOR CONCEPTUAL INTERACTION DOI: 10.5585/rai.v7i2.502Knowledge in OrganizationsLearning in OrganizationsInnovationService InnovationOrganizational Studies.Conhecimento em OrganizaçõesAprendizagem em OrganizaçõesInovaçãoInovação em ServiçosEstudos Organizacionais.Conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações são constructos polissêmicos e sua literatura é fragmentada e dispersa. Ao mesmo tempo, organizações de serviços possuem peculiaridades próprias que requerem um tratamento conceitual diferenciado do que é válido para organizações industriais em geral. Nessa linha, é importante articular teoricamente os conceitos de conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações de serviços, objetivo principal desse ensaio. Para alcançar esse objetivo, inicialmente cada constructo é definido, considerando suas especificidades. Em seguida, as interfaces e limites entre os construtos são discutidos, com destaque para similaridades e diferenças teóricas e práticas. À luz da abordagem da Economia do Aprendizado, do Paradigma Tecno-Econômico e da Inovação em Serviços, a articulação entre os três conceitos é apoiada na perspectiva de interação entre diferentes stakeholders. No final são formuladas sugestões para futuras pesquisas que considerem conhecimento, aprendizagem e inovação como conceitos interdependentes pertencentes ao mesmo campo temático.Knowledge, learning and innovation in organizations are polysemic constructs and their literature is fragmented and dispersed. At the same time, service organizations have their own peculiarities that require a differentiated conceptual treatment of what is true for industrial organizations in general. The main purpose of this essay is to theoretically articulate the concepts of knowledge, learning and innovation in service organizations. To achieve this goal, each construct is at first defined, considering their specific singularities Then, the interfaces and limits between the constructs are discussed, highlighting their theoretical and practical similarities and differences. Using the economic learning approach , the Techno-Economic Paradigm and Innovation Services, the articulation among the three concepts is supported on the perspective of interaction among different stakeholders. Finally, it is suggested to consider knowledge, learning and innovation as interdependent concepts within the same thematic field for future research.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79173INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 2 (2010); 127-1492515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79173/83245Isidro-Filho, AntonioGuimarães, Tomás de Aquinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T12:30:41Zoai:revistas.usp.br:article/79173Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-20T12:30:41Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações: uma proposta de articulação conceitual
KNOWLEDGE, LEARNING AND INNOVATION IN ORGANIZATIONS: A PROPOSAL FOR CONCEPTUAL INTERACTION DOI: 10.5585/rai.v7i2.502
title Conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações: uma proposta de articulação conceitual
spellingShingle Conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações: uma proposta de articulação conceitual
Isidro-Filho, Antonio
Knowledge in Organizations
Learning in Organizations
Innovation
Service Innovation
Organizational Studies.
Conhecimento em Organizações
Aprendizagem em Organizações
Inovação
Inovação em Serviços
Estudos Organizacionais.
title_short Conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações: uma proposta de articulação conceitual
title_full Conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações: uma proposta de articulação conceitual
title_fullStr Conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações: uma proposta de articulação conceitual
title_full_unstemmed Conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações: uma proposta de articulação conceitual
title_sort Conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações: uma proposta de articulação conceitual
author Isidro-Filho, Antonio
author_facet Isidro-Filho, Antonio
Guimarães, Tomás de Aquino
author_role author
author2 Guimarães, Tomás de Aquino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Isidro-Filho, Antonio
Guimarães, Tomás de Aquino
dc.subject.por.fl_str_mv Knowledge in Organizations
Learning in Organizations
Innovation
Service Innovation
Organizational Studies.
Conhecimento em Organizações
Aprendizagem em Organizações
Inovação
Inovação em Serviços
Estudos Organizacionais.
topic Knowledge in Organizations
Learning in Organizations
Innovation
Service Innovation
Organizational Studies.
Conhecimento em Organizações
Aprendizagem em Organizações
Inovação
Inovação em Serviços
Estudos Organizacionais.
description Conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações são constructos polissêmicos e sua literatura é fragmentada e dispersa. Ao mesmo tempo, organizações de serviços possuem peculiaridades próprias que requerem um tratamento conceitual diferenciado do que é válido para organizações industriais em geral. Nessa linha, é importante articular teoricamente os conceitos de conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações de serviços, objetivo principal desse ensaio. Para alcançar esse objetivo, inicialmente cada constructo é definido, considerando suas especificidades. Em seguida, as interfaces e limites entre os construtos são discutidos, com destaque para similaridades e diferenças teóricas e práticas. À luz da abordagem da Economia do Aprendizado, do Paradigma Tecno-Econômico e da Inovação em Serviços, a articulação entre os três conceitos é apoiada na perspectiva de interação entre diferentes stakeholders. No final são formuladas sugestões para futuras pesquisas que considerem conhecimento, aprendizagem e inovação como conceitos interdependentes pertencentes ao mesmo campo temático.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79173
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79173/83245
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 2 (2010); 127-149
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221934942683136