Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veras, Tainah
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Porém, Maria Eugênia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.160425
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/160425
Resumo: O artigo visa refletir, por meio de pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico, sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações, enfocando maneiras de compreender o conceito para além de uma perspectiva meramente econômica e utilitarista. Entre os resultados encontrados, destaca-se a necessidade dos sujeitos das organizações realizarem coletivamente leituras de mundo conscientes e humanas sobre a inovação, que prezem pela capacidade das pessoas de transformarem a realidade em que elas estão inseridas.
id USP-72_03ff165afbc09306b52490915a871ba9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/160425
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
spelling Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizaçõesReflections on communication and learning as constituents of innovation in organizationsReflexiones sobre la comunicación y el aprendizaje como componentes de la innovación en las organizacionesInnovationCommunicationLearningOrganizationsInnovaciónComunicaciónAprendizajeOrganizacionesInovaçãoComunicaçãoAprendizagemOrganizaçõesO artigo visa refletir, por meio de pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico, sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações, enfocando maneiras de compreender o conceito para além de uma perspectiva meramente econômica e utilitarista. Entre os resultados encontrados, destaca-se a necessidade dos sujeitos das organizações realizarem coletivamente leituras de mundo conscientes e humanas sobre a inovação, que prezem pela capacidade das pessoas de transformarem a realidade em que elas estão inseridas.El artículo tiene como objetivo reflexionar, a través de la investigación cualitativa con encuestas bibliográficas, sobre la comunicación y el aprendizaje como componentes de la innovación en las organizaciones, centrándose en formas de comprender el concepto más allá de una perspectiva puramente económica y utilitaria. Entre los resultados encontrados, existe la necesidad de que las personas en las organizaciones realicen colectivamente lecturas del mundo conscientes y humanas sobre la innovación, que valoran la capacidad de las personas para transformar la realidad en la que se insertan.The article aims to reflect, through qualitative research with bibliographic survey, about communication and learning as constituents of innovation in organizations, focusing on ways to understand the concept beyond a purely economic and utilitarian perspective. Among the results found, there is the need for people in organizations to collectively perform conscious and human world readings about innovation, which value the ability of people to transform the reality in which they are inserted.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/16042510.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.160425Organicom; v. 16 n. 31 (2019): Inovação e empreendedorismo em comunicação; 102-1122238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/160425/159266Copyright (c) 2020 Tainah Veras, Maria Eugênia Poréminfo:eu-repo/semantics/openAccessVeras, TainahPorém, Maria Eugênia2020-02-13T22:28:58Zoai:revistas.usp.br:article/160425Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:50.401750Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações
Reflections on communication and learning as constituents of innovation in organizations
Reflexiones sobre la comunicación y el aprendizaje como componentes de la innovación en las organizaciones
title Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações
spellingShingle Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações
Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações
Veras, Tainah
Innovation
Communication
Learning
Organizations
Innovación
Comunicación
Aprendizaje
Organizaciones
Inovação
Comunicação
Aprendizagem
Organizações
Veras, Tainah
Innovation
Communication
Learning
Organizations
Innovación
Comunicación
Aprendizaje
Organizaciones
Inovação
Comunicação
Aprendizagem
Organizações
title_short Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações
title_full Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações
title_fullStr Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações
Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações
title_full_unstemmed Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações
Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações
title_sort Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações
author Veras, Tainah
author_facet Veras, Tainah
Veras, Tainah
Porém, Maria Eugênia
Porém, Maria Eugênia
author_role author
author2 Porém, Maria Eugênia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veras, Tainah
Porém, Maria Eugênia
dc.subject.por.fl_str_mv Innovation
Communication
Learning
Organizations
Innovación
Comunicación
Aprendizaje
Organizaciones
Inovação
Comunicação
Aprendizagem
Organizações
topic Innovation
Communication
Learning
Organizations
Innovación
Comunicación
Aprendizaje
Organizaciones
Inovação
Comunicação
Aprendizagem
Organizações
description O artigo visa refletir, por meio de pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico, sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações, enfocando maneiras de compreender o conceito para além de uma perspectiva meramente econômica e utilitarista. Entre os resultados encontrados, destaca-se a necessidade dos sujeitos das organizações realizarem coletivamente leituras de mundo conscientes e humanas sobre a inovação, que prezem pela capacidade das pessoas de transformarem a realidade em que elas estão inseridas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/160425
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.160425
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/160425
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.160425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/160425/159266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Tainah Veras, Maria Eugênia Porém
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Tainah Veras, Maria Eugênia Porém
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 16 n. 31 (2019): Inovação e empreendedorismo em comunicação; 102-112
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1822178802252382208
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.160425