Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.160425 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/160425 |
Resumo: | O artigo visa refletir, por meio de pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico, sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações, enfocando maneiras de compreender o conceito para além de uma perspectiva meramente econômica e utilitarista. Entre os resultados encontrados, destaca-se a necessidade dos sujeitos das organizações realizarem coletivamente leituras de mundo conscientes e humanas sobre a inovação, que prezem pela capacidade das pessoas de transformarem a realidade em que elas estão inseridas. |
id |
USP-72_03ff165afbc09306b52490915a871ba9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/160425 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
spelling |
Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizaçõesReflections on communication and learning as constituents of innovation in organizationsReflexiones sobre la comunicación y el aprendizaje como componentes de la innovación en las organizacionesInnovationCommunicationLearningOrganizationsInnovaciónComunicaciónAprendizajeOrganizacionesInovaçãoComunicaçãoAprendizagemOrganizaçõesO artigo visa refletir, por meio de pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico, sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações, enfocando maneiras de compreender o conceito para além de uma perspectiva meramente econômica e utilitarista. Entre os resultados encontrados, destaca-se a necessidade dos sujeitos das organizações realizarem coletivamente leituras de mundo conscientes e humanas sobre a inovação, que prezem pela capacidade das pessoas de transformarem a realidade em que elas estão inseridas.El artículo tiene como objetivo reflexionar, a través de la investigación cualitativa con encuestas bibliográficas, sobre la comunicación y el aprendizaje como componentes de la innovación en las organizaciones, centrándose en formas de comprender el concepto más allá de una perspectiva puramente económica y utilitaria. Entre los resultados encontrados, existe la necesidad de que las personas en las organizaciones realicen colectivamente lecturas del mundo conscientes y humanas sobre la innovación, que valoran la capacidad de las personas para transformar la realidad en la que se insertan.The article aims to reflect, through qualitative research with bibliographic survey, about communication and learning as constituents of innovation in organizations, focusing on ways to understand the concept beyond a purely economic and utilitarian perspective. Among the results found, there is the need for people in organizations to collectively perform conscious and human world readings about innovation, which value the ability of people to transform the reality in which they are inserted.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/16042510.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.160425Organicom; v. 16 n. 31 (2019): Inovação e empreendedorismo em comunicação; 102-1122238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/160425/159266Copyright (c) 2020 Tainah Veras, Maria Eugênia Poréminfo:eu-repo/semantics/openAccessVeras, TainahPorém, Maria Eugênia2020-02-13T22:28:58Zoai:revistas.usp.br:article/160425Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:50.401750Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações Reflections on communication and learning as constituents of innovation in organizations Reflexiones sobre la comunicación y el aprendizaje como componentes de la innovación en las organizaciones |
title |
Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações |
spellingShingle |
Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações Veras, Tainah Innovation Communication Learning Organizations Innovación Comunicación Aprendizaje Organizaciones Inovação Comunicação Aprendizagem Organizações Veras, Tainah Innovation Communication Learning Organizations Innovación Comunicación Aprendizaje Organizaciones Inovação Comunicação Aprendizagem Organizações |
title_short |
Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações |
title_full |
Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações |
title_fullStr |
Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações |
title_sort |
Reflexões sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações |
author |
Veras, Tainah |
author_facet |
Veras, Tainah Veras, Tainah Porém, Maria Eugênia Porém, Maria Eugênia |
author_role |
author |
author2 |
Porém, Maria Eugênia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veras, Tainah Porém, Maria Eugênia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Innovation Communication Learning Organizations Innovación Comunicación Aprendizaje Organizaciones Inovação Comunicação Aprendizagem Organizações |
topic |
Innovation Communication Learning Organizations Innovación Comunicación Aprendizaje Organizaciones Inovação Comunicação Aprendizagem Organizações |
description |
O artigo visa refletir, por meio de pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico, sobre a comunicação e a aprendizagem como constituintes da inovação nas organizações, enfocando maneiras de compreender o conceito para além de uma perspectiva meramente econômica e utilitarista. Entre os resultados encontrados, destaca-se a necessidade dos sujeitos das organizações realizarem coletivamente leituras de mundo conscientes e humanas sobre a inovação, que prezem pela capacidade das pessoas de transformarem a realidade em que elas estão inseridas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/160425 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.160425 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/160425 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.160425 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/160425/159266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Tainah Veras, Maria Eugênia Porém info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Tainah Veras, Maria Eugênia Porém |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 16 n. 31 (2019): Inovação e empreendedorismo em comunicação; 102-112 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1822178802252382208 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.160425 |