Inovação nas organizações : o papel da comunicação organizacional : um estudo de caso : Nestlé Innova+

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Nuno Alexandre Belém
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8239
Resumo: Nas últimas décadas, a rápida velocidade a que os mercados económicos operam levam a que as organizações, sobretudo as empresariais, por motivos de subsistência, sejam forçadas a inovar, para melhor competirem com os seus concorrentes. A inovação, porém, precisa de um contexto, um ambiente propício para que possa ser estimulada e ir de encontro às necessidades da organização. Tendo este cenário como pano de fundo, é feita uma reflexão sobre como podemos criar este contexto que propicie a inovação. A comunicação organizacional é apontada com uma ferramenta essencial para a criação de um contexto organizacional de abertura, estímulo e receptividade à inovação. Como exemplo prático desta reflexão, é apresentado um estudo do caso Nestlé Innova+, onde se reflecte num caso real, a forma como a comunicação organizacional constituiu a ferramenta fulcral para a partilha de conhecimento.
id RCAP_fb21e5a26bb81dc5fa97e86e6a1f0af8
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8239
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovação nas organizações : o papel da comunicação organizacional : um estudo de caso : Nestlé Innova+InovaçãoInovação nas organizaçõesComunicação organizacionalInnovationInnovation within organizationsOrganizational communicationNas últimas décadas, a rápida velocidade a que os mercados económicos operam levam a que as organizações, sobretudo as empresariais, por motivos de subsistência, sejam forçadas a inovar, para melhor competirem com os seus concorrentes. A inovação, porém, precisa de um contexto, um ambiente propício para que possa ser estimulada e ir de encontro às necessidades da organização. Tendo este cenário como pano de fundo, é feita uma reflexão sobre como podemos criar este contexto que propicie a inovação. A comunicação organizacional é apontada com uma ferramenta essencial para a criação de um contexto organizacional de abertura, estímulo e receptividade à inovação. Como exemplo prático desta reflexão, é apresentado um estudo do caso Nestlé Innova+, onde se reflecte num caso real, a forma como a comunicação organizacional constituiu a ferramenta fulcral para a partilha de conhecimento.Over the last few decades, the fast-paced economical markets have given organizations – especially enterprises – no other choice, but to innovate. Innovation is key when it comes to surviving and competing in the market. Nevertheless, innovation needs a context; a favorable environment that is responsible for stimulating “change” according to the needs and requirements demanded by each individual organization. Considering this scenario makes it possible for one to observe and realize what can be done in order to create an environment that promotes and stimulates innovation. Organizational communication is regarded as an essential tool whenever creating an open, stimulating and receptive context for innovation. As an example of this observation it is presented a case study - Nestlé Innova+ on which it is demonstrated how organizational communication is key to create an environment of knowledge sharing.Seruya, José ManuelVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaReis, Nuno Alexandre Belém2012-04-02T10:38:20Z2011-09-3020112011-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8239porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-01T23:49:53Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:07:46.730638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovação nas organizações : o papel da comunicação organizacional : um estudo de caso : Nestlé Innova+
title Inovação nas organizações : o papel da comunicação organizacional : um estudo de caso : Nestlé Innova+
spellingShingle Inovação nas organizações : o papel da comunicação organizacional : um estudo de caso : Nestlé Innova+
Reis, Nuno Alexandre Belém
Inovação
Inovação nas organizações
Comunicação organizacional
Innovation
Innovation within organizations
Organizational communication
title_short Inovação nas organizações : o papel da comunicação organizacional : um estudo de caso : Nestlé Innova+
title_full Inovação nas organizações : o papel da comunicação organizacional : um estudo de caso : Nestlé Innova+
title_fullStr Inovação nas organizações : o papel da comunicação organizacional : um estudo de caso : Nestlé Innova+
title_full_unstemmed Inovação nas organizações : o papel da comunicação organizacional : um estudo de caso : Nestlé Innova+
title_sort Inovação nas organizações : o papel da comunicação organizacional : um estudo de caso : Nestlé Innova+
author Reis, Nuno Alexandre Belém
author_facet Reis, Nuno Alexandre Belém
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seruya, José Manuel
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Nuno Alexandre Belém
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Inovação nas organizações
Comunicação organizacional
Innovation
Innovation within organizations
Organizational communication
topic Inovação
Inovação nas organizações
Comunicação organizacional
Innovation
Innovation within organizations
Organizational communication
description Nas últimas décadas, a rápida velocidade a que os mercados económicos operam levam a que as organizações, sobretudo as empresariais, por motivos de subsistência, sejam forçadas a inovar, para melhor competirem com os seus concorrentes. A inovação, porém, precisa de um contexto, um ambiente propício para que possa ser estimulada e ir de encontro às necessidades da organização. Tendo este cenário como pano de fundo, é feita uma reflexão sobre como podemos criar este contexto que propicie a inovação. A comunicação organizacional é apontada com uma ferramenta essencial para a criação de um contexto organizacional de abertura, estímulo e receptividade à inovação. Como exemplo prático desta reflexão, é apresentado um estudo do caso Nestlé Innova+, onde se reflecte num caso real, a forma como a comunicação organizacional constituiu a ferramenta fulcral para a partilha de conhecimento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-30
2011
2011-09-30T00:00:00Z
2012-04-02T10:38:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/8239
url http://hdl.handle.net/10400.14/8239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131747112189952