Práticas de mercado e inovação: dimensões esquecidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Juliana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Vieira, Francisco Giovanni David, Nogami, Vitor Koki da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79324
Resumo: Ao se fazer uma análise da literatura de marketing e inovação é possível perceber que a inovação tem sobretudo como foco a gestão interna da organização. É preciso, entretanto, compreender que os mercados são dinâmicos e complexos e que diversos atores que possuem crenças e valores diferentes operam em conjunto (Neyland; Simakova, 2010) por meio de práticas que modelam tais mercados (Araujo; Finch; Kejellberg, 2010). Inovações permitem desestabilizar estruturas que estão equilibradas, gerando externalidades (Callon, 1998) e fazendo com que novos modos de troca sejam definidos, bem como novas regras e regulamentações tenham que ser criadas (Kjellberg; Helgesson, 2007; Araujo, 2007). Essas novas definições ocorrem por meio de práticas e representações (Kjellberg; Hegelsson, 2007; Araujo, 2007) influenciadas por agentes, com conhecimento especializado em marketing, que interferem nas ações de outros agentes (Hagberg; Kjellberg, 2010). Nesse sentido, o presente estudo tem o objetivo de apresentar como a inovação tem sido abordada em artigos por meio de uma análise de 1102 trabalhos publicados em periódicos e anais de eventos, nacionais e internacionais, demonstrando como têm sido negligenciadas dimensões presentes no processo de inovação. A abordagem realizada tem suporte em extensa revisão da literatura nacional e internacional sobre inovação e traz nove proposições teóricas.
id USP-40_4d93d6aa0fb5671421cb78de9f04add4
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79324
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação (Innovation & Management Review)
repository_id_str
spelling Práticas de mercado e inovação: dimensões esquecidasprocesso de inovaçãogestão de marketingpráticas de mercadoAo se fazer uma análise da literatura de marketing e inovação é possível perceber que a inovação tem sobretudo como foco a gestão interna da organização. É preciso, entretanto, compreender que os mercados são dinâmicos e complexos e que diversos atores que possuem crenças e valores diferentes operam em conjunto (Neyland; Simakova, 2010) por meio de práticas que modelam tais mercados (Araujo; Finch; Kejellberg, 2010). Inovações permitem desestabilizar estruturas que estão equilibradas, gerando externalidades (Callon, 1998) e fazendo com que novos modos de troca sejam definidos, bem como novas regras e regulamentações tenham que ser criadas (Kjellberg; Helgesson, 2007; Araujo, 2007). Essas novas definições ocorrem por meio de práticas e representações (Kjellberg; Hegelsson, 2007; Araujo, 2007) influenciadas por agentes, com conhecimento especializado em marketing, que interferem nas ações de outros agentes (Hagberg; Kjellberg, 2010). Nesse sentido, o presente estudo tem o objetivo de apresentar como a inovação tem sido abordada em artigos por meio de uma análise de 1102 trabalhos publicados em periódicos e anais de eventos, nacionais e internacionais, demonstrando como têm sido negligenciadas dimensões presentes no processo de inovação. A abordagem realizada tem suporte em extensa revisão da literatura nacional e internacional sobre inovação e traz nove proposições teóricas.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2013-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79324INMR - Innovation & Management Review; v. 10 n. 2 (2013); 238-2612515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79324/83394Medeiros, JulianaVieira, Francisco Giovanni DavidNogami, Vitor Koki da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-15T13:39:32Zoai:revistas.usp.br:article/79324Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-15T13:39:32Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de mercado e inovação: dimensões esquecidas
title Práticas de mercado e inovação: dimensões esquecidas
spellingShingle Práticas de mercado e inovação: dimensões esquecidas
Medeiros, Juliana
processo de inovação
gestão de marketing
práticas de mercado
title_short Práticas de mercado e inovação: dimensões esquecidas
title_full Práticas de mercado e inovação: dimensões esquecidas
title_fullStr Práticas de mercado e inovação: dimensões esquecidas
title_full_unstemmed Práticas de mercado e inovação: dimensões esquecidas
title_sort Práticas de mercado e inovação: dimensões esquecidas
author Medeiros, Juliana
author_facet Medeiros, Juliana
Vieira, Francisco Giovanni David
Nogami, Vitor Koki da Costa
author_role author
author2 Vieira, Francisco Giovanni David
Nogami, Vitor Koki da Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Juliana
Vieira, Francisco Giovanni David
Nogami, Vitor Koki da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv processo de inovação
gestão de marketing
práticas de mercado
topic processo de inovação
gestão de marketing
práticas de mercado
description Ao se fazer uma análise da literatura de marketing e inovação é possível perceber que a inovação tem sobretudo como foco a gestão interna da organização. É preciso, entretanto, compreender que os mercados são dinâmicos e complexos e que diversos atores que possuem crenças e valores diferentes operam em conjunto (Neyland; Simakova, 2010) por meio de práticas que modelam tais mercados (Araujo; Finch; Kejellberg, 2010). Inovações permitem desestabilizar estruturas que estão equilibradas, gerando externalidades (Callon, 1998) e fazendo com que novos modos de troca sejam definidos, bem como novas regras e regulamentações tenham que ser criadas (Kjellberg; Helgesson, 2007; Araujo, 2007). Essas novas definições ocorrem por meio de práticas e representações (Kjellberg; Hegelsson, 2007; Araujo, 2007) influenciadas por agentes, com conhecimento especializado em marketing, que interferem nas ações de outros agentes (Hagberg; Kjellberg, 2010). Nesse sentido, o presente estudo tem o objetivo de apresentar como a inovação tem sido abordada em artigos por meio de uma análise de 1102 trabalhos publicados em periódicos e anais de eventos, nacionais e internacionais, demonstrando como têm sido negligenciadas dimensões presentes no processo de inovação. A abordagem realizada tem suporte em extensa revisão da literatura nacional e internacional sobre inovação e traz nove proposições teóricas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79324
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79324/83394
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 10 n. 2 (2013); 238-261
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1816702432986529792