Práticas de mercado e inovação: dimensões esquecidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Juliana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Vieira, Francisco Giovanni David, Nogami, Vitor Koki da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79324
Resumo: Ao se fazer uma análise da literatura de marketing e inovação é possível perceber que a inovação tem sobretudo como foco a gestão interna da organização. É preciso, entretanto, compreender que os mercados são dinâmicos e complexos e que diversos atores que possuem crenças e valores diferentes operam em conjunto (Neyland; Simakova, 2010) por meio de práticas que modelam tais mercados (Araujo; Finch; Kejellberg, 2010). Inovações permitem desestabilizar estruturas que estão equilibradas, gerando externalidades (Callon, 1998) e fazendo com que novos modos de troca sejam definidos, bem como novas regras e regulamentações tenham que ser criadas (Kjellberg; Helgesson, 2007; Araujo, 2007). Essas novas definições ocorrem por meio de práticas e representações (Kjellberg; Hegelsson, 2007; Araujo, 2007) influenciadas por agentes, com conhecimento especializado em marketing, que interferem nas ações de outros agentes (Hagberg; Kjellberg, 2010). Nesse sentido, o presente estudo tem o objetivo de apresentar como a inovação tem sido abordada em artigos por meio de uma análise de 1102 trabalhos publicados em periódicos e anais de eventos, nacionais e internacionais, demonstrando como têm sido negligenciadas dimensões presentes no processo de inovação. A abordagem realizada tem suporte em extensa revisão da literatura nacional e internacional sobre inovação e traz nove proposições teóricas.
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