Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos: identificação de funcionalidades requeridas às soluções de business process management system (BPMS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Contador, José Celso
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: De Sordi, José Osvaldo, Marinho, Bernadete de Lourdes, Carvalho, Marcius Fabius Henriques de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79044
Resumo: Considerando a importância das práticas de gestão do conhecimento para a evolução dos processos de negócio, este estudo identifica as funcionalidades desejáveis às soluções de gestão por processos (BPMS) que possam aumentar sua capacidade em apoiar a troca de imagens e idéias, nos quatro ambientes onde, segundo Nonaka e Takeuchi (1995), ocorre a geração do conhecimento. A partir da análise dos atores, dos momentos e dos ambientes necessários para a geração do conhecimento, foram definidas oito funcionalidades de alta relevância às soluções BPMS, que devem ser consideradas nas atividades de especificação, projeto e seleção dessas soluções. Essas oito funcionalidades estão distribuídas nos quatro ambientes do modelo de Nonaka: internalização, socialização, externalização e combinação do conhecimento. O não-atendimento dos requisitos apontados pode implicar uma capacidade diminuída da solução em proporcionar a melhoria contínua do processo de negócio, comprometendo dessa forma o atingimento da excelência nos processos de negócio da organização.
id USP-40_5e942bd57e41acba6522632acfbe3960
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79044
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação (Innovation & Management Review)
repository_id_str
spelling Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos: identificação de funcionalidades requeridas às soluções de business process management system (BPMS)KNOWLEDGE MANAGEMENT APPLIED TO PROCESS MANAGEMENT: IDENTIFICATION OF THE FUNCTIONALITIES REQUIRED FOR SOLUTIONS IN THE BUSINESS PROCESS MANAGEMENT SYSTEM (BPMS)Considerando a importância das práticas de gestão do conhecimento para a evolução dos processos de negócio, este estudo identifica as funcionalidades desejáveis às soluções de gestão por processos (BPMS) que possam aumentar sua capacidade em apoiar a troca de imagens e idéias, nos quatro ambientes onde, segundo Nonaka e Takeuchi (1995), ocorre a geração do conhecimento. A partir da análise dos atores, dos momentos e dos ambientes necessários para a geração do conhecimento, foram definidas oito funcionalidades de alta relevância às soluções BPMS, que devem ser consideradas nas atividades de especificação, projeto e seleção dessas soluções. Essas oito funcionalidades estão distribuídas nos quatro ambientes do modelo de Nonaka: internalização, socialização, externalização e combinação do conhecimento. O não-atendimento dos requisitos apontados pode implicar uma capacidade diminuída da solução em proporcionar a melhoria contínua do processo de negócio, comprometendo dessa forma o atingimento da excelência nos processos de negócio da organização.Considering the importance of knowledge management practices for the development of business processes, this paper identifies the desired functionalities for process management solutions (BPMS) which can increase the potential to support the exchange of images and ideas in the four areas, where, according to Nonaka, the generation of knowledge takes place. Beginning with the analysis of the participants, the particular moments and the conditions necessary for the generation of knowledge, eight highly important functionalities were defined for BPMS solutions. These should be considered in the specification, project and choice of solutions. These eight functionalities are distributed between the four areas of the Nonaka model: internalization, socialization, externalization and combination of knowledge. If these requirements are not followed, this may imply a reduced potential for solutions in the continuous improvement of the business process, thereby endangering the achievement of excellence in organizational business processes.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2007-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79044INMR - Innovation & Management Review; v. 2 n. 2 (2005); 5-182515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79044/83116Contador, José CelsoDe Sordi, José OsvaldoMarinho, Bernadete de LourdesCarvalho, Marcius Fabius Henriques deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T19:13:02Zoai:revistas.usp.br:article/79044Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T19:13:02Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos: identificação de funcionalidades requeridas às soluções de business process management system (BPMS)
KNOWLEDGE MANAGEMENT APPLIED TO PROCESS MANAGEMENT: IDENTIFICATION OF THE FUNCTIONALITIES REQUIRED FOR SOLUTIONS IN THE BUSINESS PROCESS MANAGEMENT SYSTEM (BPMS)
title Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos: identificação de funcionalidades requeridas às soluções de business process management system (BPMS)
spellingShingle Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos: identificação de funcionalidades requeridas às soluções de business process management system (BPMS)
Contador, José Celso
title_short Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos: identificação de funcionalidades requeridas às soluções de business process management system (BPMS)
title_full Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos: identificação de funcionalidades requeridas às soluções de business process management system (BPMS)
title_fullStr Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos: identificação de funcionalidades requeridas às soluções de business process management system (BPMS)
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos: identificação de funcionalidades requeridas às soluções de business process management system (BPMS)
title_sort Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos: identificação de funcionalidades requeridas às soluções de business process management system (BPMS)
author Contador, José Celso
author_facet Contador, José Celso
De Sordi, José Osvaldo
Marinho, Bernadete de Lourdes
Carvalho, Marcius Fabius Henriques de
author_role author
author2 De Sordi, José Osvaldo
Marinho, Bernadete de Lourdes
Carvalho, Marcius Fabius Henriques de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Contador, José Celso
De Sordi, José Osvaldo
Marinho, Bernadete de Lourdes
Carvalho, Marcius Fabius Henriques de
description Considerando a importância das práticas de gestão do conhecimento para a evolução dos processos de negócio, este estudo identifica as funcionalidades desejáveis às soluções de gestão por processos (BPMS) que possam aumentar sua capacidade em apoiar a troca de imagens e idéias, nos quatro ambientes onde, segundo Nonaka e Takeuchi (1995), ocorre a geração do conhecimento. A partir da análise dos atores, dos momentos e dos ambientes necessários para a geração do conhecimento, foram definidas oito funcionalidades de alta relevância às soluções BPMS, que devem ser consideradas nas atividades de especificação, projeto e seleção dessas soluções. Essas oito funcionalidades estão distribuídas nos quatro ambientes do modelo de Nonaka: internalização, socialização, externalização e combinação do conhecimento. O não-atendimento dos requisitos apontados pode implicar uma capacidade diminuída da solução em proporcionar a melhoria contínua do processo de negócio, comprometendo dessa forma o atingimento da excelência nos processos de negócio da organização.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79044
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79044/83116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 2 n. 2 (2005); 5-18
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1816702431614992384