Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos: identificação de funcionalidades requeridas às soluções de business process management system (BPMS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79044 |
Resumo: | Considerando a importância das práticas de gestão do conhecimento para a evolução dos processos de negócio, este estudo identifica as funcionalidades desejáveis às soluções de gestão por processos (BPMS) que possam aumentar sua capacidade em apoiar a troca de imagens e idéias, nos quatro ambientes onde, segundo Nonaka e Takeuchi (1995), ocorre a geração do conhecimento. A partir da análise dos atores, dos momentos e dos ambientes necessários para a geração do conhecimento, foram definidas oito funcionalidades de alta relevância às soluções BPMS, que devem ser consideradas nas atividades de especificação, projeto e seleção dessas soluções. Essas oito funcionalidades estão distribuídas nos quatro ambientes do modelo de Nonaka: internalização, socialização, externalização e combinação do conhecimento. O não-atendimento dos requisitos apontados pode implicar uma capacidade diminuída da solução em proporcionar a melhoria contínua do processo de negócio, comprometendo dessa forma o atingimento da excelência nos processos de negócio da organização. |
id |
USP-40_5e942bd57e41acba6522632acfbe3960 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/79044 |
network_acronym_str |
USP-40 |
network_name_str |
Revista de Administração e Inovação (Innovation & Management Review) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos: identificação de funcionalidades requeridas às soluções de business process management system (BPMS)KNOWLEDGE MANAGEMENT APPLIED TO PROCESS MANAGEMENT: IDENTIFICATION OF THE FUNCTIONALITIES REQUIRED FOR SOLUTIONS IN THE BUSINESS PROCESS MANAGEMENT SYSTEM (BPMS)Considerando a importância das práticas de gestão do conhecimento para a evolução dos processos de negócio, este estudo identifica as funcionalidades desejáveis às soluções de gestão por processos (BPMS) que possam aumentar sua capacidade em apoiar a troca de imagens e idéias, nos quatro ambientes onde, segundo Nonaka e Takeuchi (1995), ocorre a geração do conhecimento. A partir da análise dos atores, dos momentos e dos ambientes necessários para a geração do conhecimento, foram definidas oito funcionalidades de alta relevância às soluções BPMS, que devem ser consideradas nas atividades de especificação, projeto e seleção dessas soluções. Essas oito funcionalidades estão distribuídas nos quatro ambientes do modelo de Nonaka: internalização, socialização, externalização e combinação do conhecimento. O não-atendimento dos requisitos apontados pode implicar uma capacidade diminuída da solução em proporcionar a melhoria contínua do processo de negócio, comprometendo dessa forma o atingimento da excelência nos processos de negócio da organização.Considering the importance of knowledge management practices for the development of business processes, this paper identifies the desired functionalities for process management solutions (BPMS) which can increase the potential to support the exchange of images and ideas in the four areas, where, according to Nonaka, the generation of knowledge takes place. Beginning with the analysis of the participants, the particular moments and the conditions necessary for the generation of knowledge, eight highly important functionalities were defined for BPMS solutions. These should be considered in the specification, project and choice of solutions. These eight functionalities are distributed between the four areas of the Nonaka model: internalization, socialization, externalization and combination of knowledge. If these requirements are not followed, this may imply a reduced potential for solutions in the continuous improvement of the business process, thereby endangering the achievement of excellence in organizational business processes.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2007-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79044INMR - Innovation & Management Review; v. 2 n. 2 (2005); 5-182515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79044/83116Contador, José CelsoDe Sordi, José OsvaldoMarinho, Bernadete de LourdesCarvalho, Marcius Fabius Henriques deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T19:13:02Zoai:revistas.usp.br:article/79044Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T19:13:02Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos: identificação de funcionalidades requeridas às soluções de business process management system (BPMS) KNOWLEDGE MANAGEMENT APPLIED TO PROCESS MANAGEMENT: IDENTIFICATION OF THE FUNCTIONALITIES REQUIRED FOR SOLUTIONS IN THE BUSINESS PROCESS MANAGEMENT SYSTEM (BPMS) |
title |
Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos: identificação de funcionalidades requeridas às soluções de business process management system (BPMS) |
spellingShingle |
Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos: identificação de funcionalidades requeridas às soluções de business process management system (BPMS) Contador, José Celso |
title_short |
Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos: identificação de funcionalidades requeridas às soluções de business process management system (BPMS) |
title_full |
Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos: identificação de funcionalidades requeridas às soluções de business process management system (BPMS) |
title_fullStr |
Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos: identificação de funcionalidades requeridas às soluções de business process management system (BPMS) |
title_full_unstemmed |
Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos: identificação de funcionalidades requeridas às soluções de business process management system (BPMS) |
title_sort |
Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos: identificação de funcionalidades requeridas às soluções de business process management system (BPMS) |
author |
Contador, José Celso |
author_facet |
Contador, José Celso De Sordi, José Osvaldo Marinho, Bernadete de Lourdes Carvalho, Marcius Fabius Henriques de |
author_role |
author |
author2 |
De Sordi, José Osvaldo Marinho, Bernadete de Lourdes Carvalho, Marcius Fabius Henriques de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Contador, José Celso De Sordi, José Osvaldo Marinho, Bernadete de Lourdes Carvalho, Marcius Fabius Henriques de |
description |
Considerando a importância das práticas de gestão do conhecimento para a evolução dos processos de negócio, este estudo identifica as funcionalidades desejáveis às soluções de gestão por processos (BPMS) que possam aumentar sua capacidade em apoiar a troca de imagens e idéias, nos quatro ambientes onde, segundo Nonaka e Takeuchi (1995), ocorre a geração do conhecimento. A partir da análise dos atores, dos momentos e dos ambientes necessários para a geração do conhecimento, foram definidas oito funcionalidades de alta relevância às soluções BPMS, que devem ser consideradas nas atividades de especificação, projeto e seleção dessas soluções. Essas oito funcionalidades estão distribuídas nos quatro ambientes do modelo de Nonaka: internalização, socialização, externalização e combinação do conhecimento. O não-atendimento dos requisitos apontados pode implicar uma capacidade diminuída da solução em proporcionar a melhoria contínua do processo de negócio, comprometendo dessa forma o atingimento da excelência nos processos de negócio da organização. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79044 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79044/83116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
INMR - Innovation & Management Review; v. 2 n. 2 (2005); 5-18 2515-8961 reponame:Revista de Administração e Inovação instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração e Inovação |
collection |
Revista de Administração e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org |
_version_ |
1816702431614992384 |