Barreiras à inovação e a contribuição da perspectiva institucional: um estudo de múltiplos casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mussi, Fabricio Baron
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Spuldaro, Juliano Danilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79099
Resumo: A cadência imposta às organizações pelo contexto em que se inserem, bem como a estrutura concorrencial na qual disputam seus mercados, obrigam-nas a buscar formas de inovar e de se diferenciarem com o intuito de se manterem sólidas e ganharem competitividade. Por outro lado, existem inúmeros fatores que contribuem para que as organizações se tornem mais homogêneas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho consiste em observar, analisar e discutir a materialização de barreiras para adoção de inovações e as principais oportunidades inerentes ao setor de transporte rodoviário de passageiros, à luz da interpretação de dirigentes de três empresas pertencentes a grupos paranaenses, e com base no referencial teórico adotado. A metodologia empregada na pesquisa foi o estudo de caso de cunho descritivo e qualitativo. Observou-se que a maneira como cada organização, na figura de seus dirigentes, interpreta as mesmas barreiras propostas difere significativamente em algum pontos, assim como são distintamente entendidas as oportunidades próprias do setor, fato que, em parte, pode ser atribuído a diferenças no alcance dos esquemas interpretativos e do contexto de referência de cada caso.
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spelling Barreiras à inovação e a contribuição da perspectiva institucional: um estudo de múltiplos casosBARRIERS TO INNOVATION AND THE CONTRIBUTION FROM THE INSTITUTIONAL PERSPECTIVE: A MULTIPLE CASE STUDYAbordagem cognitiva e institucionalBarreiras à inovaçãoSetor de transportes.A cadência imposta às organizações pelo contexto em que se inserem, bem como a estrutura concorrencial na qual disputam seus mercados, obrigam-nas a buscar formas de inovar e de se diferenciarem com o intuito de se manterem sólidas e ganharem competitividade. Por outro lado, existem inúmeros fatores que contribuem para que as organizações se tornem mais homogêneas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho consiste em observar, analisar e discutir a materialização de barreiras para adoção de inovações e as principais oportunidades inerentes ao setor de transporte rodoviário de passageiros, à luz da interpretação de dirigentes de três empresas pertencentes a grupos paranaenses, e com base no referencial teórico adotado. A metodologia empregada na pesquisa foi o estudo de caso de cunho descritivo e qualitativo. Observou-se que a maneira como cada organização, na figura de seus dirigentes, interpreta as mesmas barreiras propostas difere significativamente em algum pontos, assim como são distintamente entendidas as oportunidades próprias do setor, fato que, em parte, pode ser atribuído a diferenças no alcance dos esquemas interpretativos e do contexto de referência de cada caso.The cadence imposed on the organizations by the context in which they are inserted, as well as the competitive structure in which they dispute their markets, oblige them to look for ways to innovate and to differentiate from their competitors, in order to maintain solid and competitive. On the other hand, there are several factors that contribute to the organizations to become more homogenous. In this context, this study aims to observe, analyse and discuss the materialization of barriers to the adoption of innovations and the main opportunities underlying the road transport of passengers sector, considering the interpretation of three strategic actors of companies from this sector in the state of Paraná. A theoretical referential is analysed and adopted. The methodology consista in a descriptive and exploratory case study. The conclusion is that the way in which each organization, taking its leaders considerations, interpret the same identified barriers differs significantly in certain aspect, as well as these barriers are differently understood as opportunities inside this economic sector, a fact that can be, to some extent, attributed to the differences in the interpretive schemes and the referential context of each case.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2008-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79099INMR - Innovation & Management Review; v. 5 n. 1 (2008); 36-522515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79099/83171Mussi, Fabricio BaronSpuldaro, Juliano Daniloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T11:16:25Zoai:revistas.usp.br:article/79099Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T11:16:25Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
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