ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL GENERATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krakauer, Patricia Viveiros de Castro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Porto, Maria Cecilia Galante, Oliveira, Claudio Soares de Moura e, Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100311
Resumo: O presente estudo procurou descrever como utilizar o Business Model Generation em aulas de empreendedorismo, objetivando apresentar a metodologia utilizada para aplicar o modelo em sala de aula e a percepção dos alunos sobre o uso de um modelo prático durante o aprendizado. A fundamentação teórica realizada versou sobre o modelo em si e seus antecedentes, sendo na sequência descrita a aplicação do Business Model Generation na disciplina de empreendedorismo na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com os grupos de alunos, no total de quatorze, verificando-se que os mesmos aprovaram a iniciativa, sendo ressaltados pontos fortes e fracos da utilização do modelo em sala de aula. Além disso, apresentou-se a percepção dos docentes sobre a utilização do modelo. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, considerado como um caso de ensino. Poderá contribuir com docentes de graduação na decisão de utilizar o modelo em sala de aula, além de promover o início de pesquisas de temas relacionados ao modelo, uma vez que ainda são poucos os esforços acadêmicos realizados nesse sentido.
id USP-40_81974149f0904f33677374384a8070cf
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/100311
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL GENERATIONENTREPRENEURSHIP TEACHING: BUSINESS MODEL USING GENERATIONBusiness Model GenerationEmpreendedorismoCaso de ensinoBusiness Model GenerationEntrepreneurshipTeaching case.O presente estudo procurou descrever como utilizar o Business Model Generation em aulas de empreendedorismo, objetivando apresentar a metodologia utilizada para aplicar o modelo em sala de aula e a percepção dos alunos sobre o uso de um modelo prático durante o aprendizado. A fundamentação teórica realizada versou sobre o modelo em si e seus antecedentes, sendo na sequência descrita a aplicação do Business Model Generation na disciplina de empreendedorismo na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com os grupos de alunos, no total de quatorze, verificando-se que os mesmos aprovaram a iniciativa, sendo ressaltados pontos fortes e fracos da utilização do modelo em sala de aula. Além disso, apresentou-se a percepção dos docentes sobre a utilização do modelo. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, considerado como um caso de ensino. Poderá contribuir com docentes de graduação na decisão de utilizar o modelo em sala de aula, além de promover o início de pesquisas de temas relacionados ao modelo, uma vez que ainda são poucos os esforços acadêmicos realizados nesse sentido.The present study sought to describe how to use the Business Model Generation in entrepreneurship classes, aiming to present the methodology used to apply the model in the classroom and students' perceptions about the use of a practical model for learning. A review of the literature was about the model itself and its background and then described in the application of the Business Model Generation in the discipline of entrepreneurship at the Faculdade de Economia e Administração, Universidade de São Paulo. Qualitative interviews were conducted with groups of students, in the total of fourteen, verifying that they approved the initiative and highlighted the strengths and weaknesses of the application of the model in the classroom. In addition, was presented the perception of teachers on the use of the model. This is a descriptive, qualitative study, considered as a teaching case. It may contribute to undergraduate teaching in the decision to use the model in a classroom, and promote the initiation of research on issues related to the model, since there are few academic efforts made in this direction.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2015-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100311INMR - Innovation & Management Review; v. 12 n. 1 (2015); 07-232515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100311/98965Krakauer, Patricia Viveiros de CastroPorto, Maria Cecilia GalanteOliveira, Claudio Soares de Moura eAlmeida, Martinho Isnard Ribeiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-23T17:27:45Zoai:revistas.usp.br:article/100311Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-23T17:27:45Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL GENERATION
ENTREPRENEURSHIP TEACHING: BUSINESS MODEL USING GENERATION
title ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL GENERATION
spellingShingle ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL GENERATION
Krakauer, Patricia Viveiros de Castro
Business Model Generation
Empreendedorismo
Caso de ensino
Business Model Generation
Entrepreneurship
Teaching case.
title_short ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL GENERATION
title_full ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL GENERATION
title_fullStr ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL GENERATION
title_full_unstemmed ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL GENERATION
title_sort ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL GENERATION
author Krakauer, Patricia Viveiros de Castro
author_facet Krakauer, Patricia Viveiros de Castro
Porto, Maria Cecilia Galante
Oliveira, Claudio Soares de Moura e
Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
author_role author
author2 Porto, Maria Cecilia Galante
Oliveira, Claudio Soares de Moura e
Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krakauer, Patricia Viveiros de Castro
Porto, Maria Cecilia Galante
Oliveira, Claudio Soares de Moura e
Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Business Model Generation
Empreendedorismo
Caso de ensino
Business Model Generation
Entrepreneurship
Teaching case.
topic Business Model Generation
Empreendedorismo
Caso de ensino
Business Model Generation
Entrepreneurship
Teaching case.
description O presente estudo procurou descrever como utilizar o Business Model Generation em aulas de empreendedorismo, objetivando apresentar a metodologia utilizada para aplicar o modelo em sala de aula e a percepção dos alunos sobre o uso de um modelo prático durante o aprendizado. A fundamentação teórica realizada versou sobre o modelo em si e seus antecedentes, sendo na sequência descrita a aplicação do Business Model Generation na disciplina de empreendedorismo na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com os grupos de alunos, no total de quatorze, verificando-se que os mesmos aprovaram a iniciativa, sendo ressaltados pontos fortes e fracos da utilização do modelo em sala de aula. Além disso, apresentou-se a percepção dos docentes sobre a utilização do modelo. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, considerado como um caso de ensino. Poderá contribuir com docentes de graduação na decisão de utilizar o modelo em sala de aula, além de promover o início de pesquisas de temas relacionados ao modelo, uma vez que ainda são poucos os esforços acadêmicos realizados nesse sentido.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100311
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100311/98965
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 12 n. 1 (2015); 07-23
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221936176857088