ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL GENERATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100311 |
Resumo: | O presente estudo procurou descrever como utilizar o Business Model Generation em aulas de empreendedorismo, objetivando apresentar a metodologia utilizada para aplicar o modelo em sala de aula e a percepção dos alunos sobre o uso de um modelo prático durante o aprendizado. A fundamentação teórica realizada versou sobre o modelo em si e seus antecedentes, sendo na sequência descrita a aplicação do Business Model Generation na disciplina de empreendedorismo na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com os grupos de alunos, no total de quatorze, verificando-se que os mesmos aprovaram a iniciativa, sendo ressaltados pontos fortes e fracos da utilização do modelo em sala de aula. Além disso, apresentou-se a percepção dos docentes sobre a utilização do modelo. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, considerado como um caso de ensino. Poderá contribuir com docentes de graduação na decisão de utilizar o modelo em sala de aula, além de promover o início de pesquisas de temas relacionados ao modelo, uma vez que ainda são poucos os esforços acadêmicos realizados nesse sentido. |
id |
USP-40_81974149f0904f33677374384a8070cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/100311 |
network_acronym_str |
USP-40 |
network_name_str |
Revista de Administração e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL GENERATIONENTREPRENEURSHIP TEACHING: BUSINESS MODEL USING GENERATIONBusiness Model GenerationEmpreendedorismoCaso de ensinoBusiness Model GenerationEntrepreneurshipTeaching case.O presente estudo procurou descrever como utilizar o Business Model Generation em aulas de empreendedorismo, objetivando apresentar a metodologia utilizada para aplicar o modelo em sala de aula e a percepção dos alunos sobre o uso de um modelo prático durante o aprendizado. A fundamentação teórica realizada versou sobre o modelo em si e seus antecedentes, sendo na sequência descrita a aplicação do Business Model Generation na disciplina de empreendedorismo na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com os grupos de alunos, no total de quatorze, verificando-se que os mesmos aprovaram a iniciativa, sendo ressaltados pontos fortes e fracos da utilização do modelo em sala de aula. Além disso, apresentou-se a percepção dos docentes sobre a utilização do modelo. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, considerado como um caso de ensino. Poderá contribuir com docentes de graduação na decisão de utilizar o modelo em sala de aula, além de promover o início de pesquisas de temas relacionados ao modelo, uma vez que ainda são poucos os esforços acadêmicos realizados nesse sentido.The present study sought to describe how to use the Business Model Generation in entrepreneurship classes, aiming to present the methodology used to apply the model in the classroom and students' perceptions about the use of a practical model for learning. A review of the literature was about the model itself and its background and then described in the application of the Business Model Generation in the discipline of entrepreneurship at the Faculdade de Economia e Administração, Universidade de São Paulo. Qualitative interviews were conducted with groups of students, in the total of fourteen, verifying that they approved the initiative and highlighted the strengths and weaknesses of the application of the model in the classroom. In addition, was presented the perception of teachers on the use of the model. This is a descriptive, qualitative study, considered as a teaching case. It may contribute to undergraduate teaching in the decision to use the model in a classroom, and promote the initiation of research on issues related to the model, since there are few academic efforts made in this direction.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2015-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100311INMR - Innovation & Management Review; v. 12 n. 1 (2015); 07-232515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100311/98965Krakauer, Patricia Viveiros de CastroPorto, Maria Cecilia GalanteOliveira, Claudio Soares de Moura eAlmeida, Martinho Isnard Ribeiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-23T17:27:45Zoai:revistas.usp.br:article/100311Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-23T17:27:45Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL GENERATION ENTREPRENEURSHIP TEACHING: BUSINESS MODEL USING GENERATION |
title |
ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL GENERATION |
spellingShingle |
ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL GENERATION Krakauer, Patricia Viveiros de Castro Business Model Generation Empreendedorismo Caso de ensino Business Model Generation Entrepreneurship Teaching case. |
title_short |
ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL GENERATION |
title_full |
ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL GENERATION |
title_fullStr |
ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL GENERATION |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL GENERATION |
title_sort |
ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL GENERATION |
author |
Krakauer, Patricia Viveiros de Castro |
author_facet |
Krakauer, Patricia Viveiros de Castro Porto, Maria Cecilia Galante Oliveira, Claudio Soares de Moura e Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Porto, Maria Cecilia Galante Oliveira, Claudio Soares de Moura e Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krakauer, Patricia Viveiros de Castro Porto, Maria Cecilia Galante Oliveira, Claudio Soares de Moura e Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Business Model Generation Empreendedorismo Caso de ensino Business Model Generation Entrepreneurship Teaching case. |
topic |
Business Model Generation Empreendedorismo Caso de ensino Business Model Generation Entrepreneurship Teaching case. |
description |
O presente estudo procurou descrever como utilizar o Business Model Generation em aulas de empreendedorismo, objetivando apresentar a metodologia utilizada para aplicar o modelo em sala de aula e a percepção dos alunos sobre o uso de um modelo prático durante o aprendizado. A fundamentação teórica realizada versou sobre o modelo em si e seus antecedentes, sendo na sequência descrita a aplicação do Business Model Generation na disciplina de empreendedorismo na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com os grupos de alunos, no total de quatorze, verificando-se que os mesmos aprovaram a iniciativa, sendo ressaltados pontos fortes e fracos da utilização do modelo em sala de aula. Além disso, apresentou-se a percepção dos docentes sobre a utilização do modelo. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, considerado como um caso de ensino. Poderá contribuir com docentes de graduação na decisão de utilizar o modelo em sala de aula, além de promover o início de pesquisas de temas relacionados ao modelo, uma vez que ainda são poucos os esforços acadêmicos realizados nesse sentido. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100311 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100311/98965 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
INMR - Innovation & Management Review; v. 12 n. 1 (2015); 07-23 2515-8961 reponame:Revista de Administração e Inovação instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração e Inovação |
collection |
Revista de Administração e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org |
_version_ |
1800221936176857088 |