Qualidade de vida no trabalho docente: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Patricio Henrique de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Alves, Carlos Eduardo Leitão, do Monte Santos, Suenya Freire, Francisco, Antonio Carlos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79264
Resumo: Em um mundo cada vez mais competitivo e globalizado, as organizações têm nas pessoas o seu maior diferencial. Surge então a vontade dos funcionários de terem a qualidade de vida no trabalho, com o interesse em obter melhor desempenho organizacional. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os aspectos referentes à Qualidade de Vida no Trabalho do corpo docente do Centro de Ensino Superior Santa Cruz – CESAC –, mantenedora da Faculdade Santa Cruz – FACRUZ – e do Instituto Superior de Educação – ISED –, de Santa Cruz do Capibaribe (PE). O modelo teórico escolhido para o estudo foi o de avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho, de Richard Walton, composto de oito critérios, cada um com seus respectivos indicadores. Para cada um dos critérios do modelo, a pesquisa buscou observar se as questões se relacionavam com os desejos e expectativas dos colaboradores. Quanto à metodologia utilizada, optou-se por uma pesquisa exploratória e descritiva. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado, que foi aplicado aos professores da empresa. Em questão observou-se que o nível de satisfação dos funcionários é alto, o que demonstra existência dos indicadores da Qualidade de Vida no Trabalho da empresa.
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