Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent Vision
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79293 |
Resumo: | Este artigo teve por objetivo pesquisar sobre a Gestão do Conhecimento e avaliar se suas aplicações práticas são aplicadas no cotidiano do departamento de produção da empresa Invent Vision e como esta aplicação proporcio-na valor para os clientes. Para tanto, utilizou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso descritivo e os dados foram coletados por meio da realização de uma entrevista estruturada com o coordenador de produção do respectivo empreendimento. Foram analisados, por meio da técnica da análise de conteúdo, se o departamento de produção da empresa está em sintonia com os pressupostos teóricos e epistemológicos da Gestão do Conheci-mento abordada por teóricos renomados sobre o tema em questão. Os resultados demonstraram que o departa-mento pesquisado, como toda a empresa, valoriza o conhecimento relevante dos seus funcionários e os estimula a compartilharem esse conhecimento em benefício dos seus clientes por meio da melhoria da qualidade e da inovação contínua aplicada no desenvolvimento de seus produtos. |
id |
USP-40_8718fb3af40368aa5c70cf0b659a5f9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/79293 |
network_acronym_str |
USP-40 |
network_name_str |
Revista de Administração e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent VisionKNOWLEDGE MANAGEMENT STRATEGY FOCUSED TO INNOVATION TECHNOLOGY PRODUCTS: THE CASE OF INVENT VISIONKnowledge ManagementInnovationCase Study Description.Gestão do Conhecimento. Inovação. Estudo de Caso Descritivo.Este artigo teve por objetivo pesquisar sobre a Gestão do Conhecimento e avaliar se suas aplicações práticas são aplicadas no cotidiano do departamento de produção da empresa Invent Vision e como esta aplicação proporcio-na valor para os clientes. Para tanto, utilizou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso descritivo e os dados foram coletados por meio da realização de uma entrevista estruturada com o coordenador de produção do respectivo empreendimento. Foram analisados, por meio da técnica da análise de conteúdo, se o departamento de produção da empresa está em sintonia com os pressupostos teóricos e epistemológicos da Gestão do Conheci-mento abordada por teóricos renomados sobre o tema em questão. Os resultados demonstraram que o departa-mento pesquisado, como toda a empresa, valoriza o conhecimento relevante dos seus funcionários e os estimula a compartilharem esse conhecimento em benefício dos seus clientes por meio da melhoria da qualidade e da inovação contínua aplicada no desenvolvimento de seus produtos.In this article we consider how the practices of knowledge management are implemented in the production department of a important technology-based company of Minas Gerais - Invent Vision - to generate innovative products with high added value for consumers. The search strategy used was a descriptive case study, with data collected through the realization of a semi-structured interview with the responsible for the production department of the respective company. Through the technique of content analysis it was found that the management practices developed in their department are in line with the epistemological and theoretical assumptions of knowledge management as the main idea of the theoretical research on the topic in question. The results showed that Invent Vision, through its departments of production, value the relevant knowledge of its staff and encourages sharing and implementing them for the benefit of its customers, especially the provision of quality products with differentiated and innovators.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79293INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 4 (2012); 153-1762515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79293/83364Oliveira, Paulo Henrique deGonçalves, Carlos AlbertoDe Paula, Edmar Aderson MendesSantos, Karine Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-16T13:56:26Zoai:revistas.usp.br:article/79293Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-16T13:56:26Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent Vision KNOWLEDGE MANAGEMENT STRATEGY FOCUSED TO INNOVATION TECHNOLOGY PRODUCTS: THE CASE OF INVENT VISION |
title |
Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent Vision |
spellingShingle |
Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent Vision Oliveira, Paulo Henrique de Knowledge Management Innovation Case Study Description. Gestão do Conhecimento. Inovação. Estudo de Caso Descritivo. |
title_short |
Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent Vision |
title_full |
Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent Vision |
title_fullStr |
Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent Vision |
title_full_unstemmed |
Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent Vision |
title_sort |
Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent Vision |
author |
Oliveira, Paulo Henrique de |
author_facet |
Oliveira, Paulo Henrique de Gonçalves, Carlos Alberto De Paula, Edmar Aderson Mendes Santos, Karine Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Carlos Alberto De Paula, Edmar Aderson Mendes Santos, Karine Aparecida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Paulo Henrique de Gonçalves, Carlos Alberto De Paula, Edmar Aderson Mendes Santos, Karine Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Knowledge Management Innovation Case Study Description. Gestão do Conhecimento. Inovação. Estudo de Caso Descritivo. |
topic |
Knowledge Management Innovation Case Study Description. Gestão do Conhecimento. Inovação. Estudo de Caso Descritivo. |
description |
Este artigo teve por objetivo pesquisar sobre a Gestão do Conhecimento e avaliar se suas aplicações práticas são aplicadas no cotidiano do departamento de produção da empresa Invent Vision e como esta aplicação proporcio-na valor para os clientes. Para tanto, utilizou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso descritivo e os dados foram coletados por meio da realização de uma entrevista estruturada com o coordenador de produção do respectivo empreendimento. Foram analisados, por meio da técnica da análise de conteúdo, se o departamento de produção da empresa está em sintonia com os pressupostos teóricos e epistemológicos da Gestão do Conheci-mento abordada por teóricos renomados sobre o tema em questão. Os resultados demonstraram que o departa-mento pesquisado, como toda a empresa, valoriza o conhecimento relevante dos seus funcionários e os estimula a compartilharem esse conhecimento em benefício dos seus clientes por meio da melhoria da qualidade e da inovação contínua aplicada no desenvolvimento de seus produtos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79293 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79293/83364 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 4 (2012); 153-176 2515-8961 reponame:Revista de Administração e Inovação instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração e Inovação |
collection |
Revista de Administração e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org |
_version_ |
1800221935627403264 |