Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent Vision

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Paulo Henrique de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gonçalves, Carlos Alberto, De Paula, Edmar Aderson Mendes, Santos, Karine Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79293
Resumo: Este artigo teve por objetivo pesquisar sobre a Gestão do Conhecimento e avaliar se suas aplicações práticas são aplicadas no cotidiano do departamento de produção da empresa Invent Vision e como esta aplicação proporcio-na valor para os clientes. Para tanto, utilizou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso descritivo e os dados foram coletados por meio da realização de uma entrevista estruturada com o coordenador de produção do respectivo empreendimento. Foram analisados, por meio da técnica da análise de conteúdo, se o departamento de produção da empresa está em sintonia com os pressupostos teóricos e epistemológicos da Gestão do Conheci-mento abordada por teóricos renomados sobre o tema em questão. Os resultados demonstraram que o departa-mento pesquisado, como toda a empresa, valoriza o conhecimento relevante dos seus funcionários e os estimula a compartilharem esse conhecimento em benefício dos seus clientes por meio da melhoria da qualidade e da inovação contínua aplicada no desenvolvimento de seus produtos.
id USP-40_8718fb3af40368aa5c70cf0b659a5f9b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79293
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent VisionKNOWLEDGE MANAGEMENT STRATEGY FOCUSED TO INNOVATION TECHNOLOGY PRODUCTS: THE CASE OF INVENT VISIONKnowledge ManagementInnovationCase Study Description.Gestão do Conhecimento. Inovação. Estudo de Caso Descritivo.Este artigo teve por objetivo pesquisar sobre a Gestão do Conhecimento e avaliar se suas aplicações práticas são aplicadas no cotidiano do departamento de produção da empresa Invent Vision e como esta aplicação proporcio-na valor para os clientes. Para tanto, utilizou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso descritivo e os dados foram coletados por meio da realização de uma entrevista estruturada com o coordenador de produção do respectivo empreendimento. Foram analisados, por meio da técnica da análise de conteúdo, se o departamento de produção da empresa está em sintonia com os pressupostos teóricos e epistemológicos da Gestão do Conheci-mento abordada por teóricos renomados sobre o tema em questão. Os resultados demonstraram que o departa-mento pesquisado, como toda a empresa, valoriza o conhecimento relevante dos seus funcionários e os estimula a compartilharem esse conhecimento em benefício dos seus clientes por meio da melhoria da qualidade e da inovação contínua aplicada no desenvolvimento de seus produtos.In this article we consider how the practices of knowledge management are implemented in the production department of a important technology-based company of Minas Gerais - Invent Vision - to generate innovative products with high added value for consumers. The search strategy used was a descriptive case study, with data collected through the realization of a semi-structured interview with the responsible for the production department of the respective company. Through the technique of content analysis it was found that the management practices developed in their department are in line with the epistemological and theoretical assumptions of knowledge management as the main idea of the theoretical research on the topic in question. The results showed that Invent Vision, through its departments of production, value the relevant knowledge of its staff and encourages sharing and implementing them for the benefit of its customers, especially the provision of quality products with differentiated and innovators.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79293INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 4 (2012); 153-1762515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79293/83364Oliveira, Paulo Henrique deGonçalves, Carlos AlbertoDe Paula, Edmar Aderson MendesSantos, Karine Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-16T13:56:26Zoai:revistas.usp.br:article/79293Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-16T13:56:26Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent Vision
KNOWLEDGE MANAGEMENT STRATEGY FOCUSED TO INNOVATION TECHNOLOGY PRODUCTS: THE CASE OF INVENT VISION
title Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent Vision
spellingShingle Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent Vision
Oliveira, Paulo Henrique de
Knowledge Management
Innovation
Case Study Description.
Gestão do Conhecimento. Inovação. Estudo de Caso Descritivo.
title_short Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent Vision
title_full Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent Vision
title_fullStr Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent Vision
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent Vision
title_sort Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent Vision
author Oliveira, Paulo Henrique de
author_facet Oliveira, Paulo Henrique de
Gonçalves, Carlos Alberto
De Paula, Edmar Aderson Mendes
Santos, Karine Aparecida
author_role author
author2 Gonçalves, Carlos Alberto
De Paula, Edmar Aderson Mendes
Santos, Karine Aparecida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Paulo Henrique de
Gonçalves, Carlos Alberto
De Paula, Edmar Aderson Mendes
Santos, Karine Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Knowledge Management
Innovation
Case Study Description.
Gestão do Conhecimento. Inovação. Estudo de Caso Descritivo.
topic Knowledge Management
Innovation
Case Study Description.
Gestão do Conhecimento. Inovação. Estudo de Caso Descritivo.
description Este artigo teve por objetivo pesquisar sobre a Gestão do Conhecimento e avaliar se suas aplicações práticas são aplicadas no cotidiano do departamento de produção da empresa Invent Vision e como esta aplicação proporcio-na valor para os clientes. Para tanto, utilizou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso descritivo e os dados foram coletados por meio da realização de uma entrevista estruturada com o coordenador de produção do respectivo empreendimento. Foram analisados, por meio da técnica da análise de conteúdo, se o departamento de produção da empresa está em sintonia com os pressupostos teóricos e epistemológicos da Gestão do Conheci-mento abordada por teóricos renomados sobre o tema em questão. Os resultados demonstraram que o departa-mento pesquisado, como toda a empresa, valoriza o conhecimento relevante dos seus funcionários e os estimula a compartilharem esse conhecimento em benefício dos seus clientes por meio da melhoria da qualidade e da inovação contínua aplicada no desenvolvimento de seus produtos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79293
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79293/83364
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 4 (2012); 153-176
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221935627403264