Sabó indústria e comércio de autopeças

Bibliographic Details
Main Author: Stal, Eva
Publication Date: 2008
Other Authors: Almeida, Victor Manoel Cunha de, Avrichir, Ilan
Format: Article
Language: por
Source: Revista de Administração e Inovação
Download full: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79105
Summary: O caso de ensino Sabó apresenta a decisão que se colocou para Newton Chiaparini, presidente da Sabó, de adquirir ou não a fabricante de retentores alemã Kaco. Essa decisão ocorreu em um momento crítico do processo de internacionalização da empresa, dado que representou um salto com relação ao nível de investimentos diretos realizados até então pela empresa. O caso descreve a trajetória da Sabó desde a sua fundação, focalizando o momento que precedeu o surgimento da oportunidade de aquisição da Kaco, culminando com uma descrição da situação atual da empresa. Também retrata o ambiente competitivo setorial enfrentado pelos fabricantes brasileiros de autopeças no momento da decisão, possibilitando a contextualização do caso em relação ao processo de abertura comercial, acelerada pelo qual a economia brasileira estava passando, e das mudanças estruturais que ocorriam com a indústria automobilística e sua cadeia de suprimentos à época. Enquanto instrumento didático, o caso Sabó possibilita uma discussão longitudinal sobre o processo de internacionalização da firma a partir da perspectiva comportamental, mediante a utilização das teorias nórdicas de internacionalização, e, da perspectiva econômica, notadamente a partir do paradigma eclético da produção internacional, de John Dunning.
id USP-40_88bb1d6d050df11db60807f97f02afa6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79105
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Sabó indústria e comércio de autopeçasSabó industry and trade of autoparts: teaching caseInternacionalização de empresasDunningEscola NórdicaUppsalaSabó.O caso de ensino Sabó apresenta a decisão que se colocou para Newton Chiaparini, presidente da Sabó, de adquirir ou não a fabricante de retentores alemã Kaco. Essa decisão ocorreu em um momento crítico do processo de internacionalização da empresa, dado que representou um salto com relação ao nível de investimentos diretos realizados até então pela empresa. O caso descreve a trajetória da Sabó desde a sua fundação, focalizando o momento que precedeu o surgimento da oportunidade de aquisição da Kaco, culminando com uma descrição da situação atual da empresa. Também retrata o ambiente competitivo setorial enfrentado pelos fabricantes brasileiros de autopeças no momento da decisão, possibilitando a contextualização do caso em relação ao processo de abertura comercial, acelerada pelo qual a economia brasileira estava passando, e das mudanças estruturais que ocorriam com a indústria automobilística e sua cadeia de suprimentos à época. Enquanto instrumento didático, o caso Sabó possibilita uma discussão longitudinal sobre o processo de internacionalização da firma a partir da perspectiva comportamental, mediante a utilização das teorias nórdicas de internacionalização, e, da perspectiva econômica, notadamente a partir do paradigma eclético da produção internacional, de John Dunning.The Sabó case study discusses the difficult decision presented to its CEO Newton Chiaparini, regarding the acquisition of Kaco, a German manufacturer of gaskets and oil seals. This decision took place in a critical moment of the internationalization process of Sabó, as it represented a significant leap in the level of direct investments made by the firm so far. The case describes Sabó’s trajectory since its foundation, focusing the very moment that preceded the appearance of the opportunity to purchase Kaco, until its present situation. It also shows the sectorial competitive environment faced by Brazilian manufacturers of auto parts at the decision moment, due to the process of accelerated commercial opening of the Brazilian economy at that time, and also the structural changes of the car industry and its supply chain, which deeply influenced the decision taken. As a teaching instrument, the Sabó case offers an opportunity to discuss the various theories of the internationalization process, according to the behavioral perspective (Uppsala School) and the economic perspective (the Eclectic Paradigm of international production, by John Dunning).Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2008-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79105INMR - Innovation & Management Review; v. 5 n. 1 (2008); 126-1402515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79105/83177Stal, EvaAlmeida, Victor Manoel Cunha deAvrichir, Ilaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T12:58:01Zoai:revistas.usp.br:article/79105Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T12:58:01Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sabó indústria e comércio de autopeças
Sabó industry and trade of autoparts: teaching case
title Sabó indústria e comércio de autopeças
spellingShingle Sabó indústria e comércio de autopeças
Stal, Eva
Internacionalização de empresas
Dunning
Escola Nórdica
Uppsala
Sabó.
title_short Sabó indústria e comércio de autopeças
title_full Sabó indústria e comércio de autopeças
title_fullStr Sabó indústria e comércio de autopeças
title_full_unstemmed Sabó indústria e comércio de autopeças
title_sort Sabó indústria e comércio de autopeças
author Stal, Eva
author_facet Stal, Eva
Almeida, Victor Manoel Cunha de
Avrichir, Ilan
author_role author
author2 Almeida, Victor Manoel Cunha de
Avrichir, Ilan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stal, Eva
Almeida, Victor Manoel Cunha de
Avrichir, Ilan
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização de empresas
Dunning
Escola Nórdica
Uppsala
Sabó.
topic Internacionalização de empresas
Dunning
Escola Nórdica
Uppsala
Sabó.
description O caso de ensino Sabó apresenta a decisão que se colocou para Newton Chiaparini, presidente da Sabó, de adquirir ou não a fabricante de retentores alemã Kaco. Essa decisão ocorreu em um momento crítico do processo de internacionalização da empresa, dado que representou um salto com relação ao nível de investimentos diretos realizados até então pela empresa. O caso descreve a trajetória da Sabó desde a sua fundação, focalizando o momento que precedeu o surgimento da oportunidade de aquisição da Kaco, culminando com uma descrição da situação atual da empresa. Também retrata o ambiente competitivo setorial enfrentado pelos fabricantes brasileiros de autopeças no momento da decisão, possibilitando a contextualização do caso em relação ao processo de abertura comercial, acelerada pelo qual a economia brasileira estava passando, e das mudanças estruturais que ocorriam com a indústria automobilística e sua cadeia de suprimentos à época. Enquanto instrumento didático, o caso Sabó possibilita uma discussão longitudinal sobre o processo de internacionalização da firma a partir da perspectiva comportamental, mediante a utilização das teorias nórdicas de internacionalização, e, da perspectiva econômica, notadamente a partir do paradigma eclético da produção internacional, de John Dunning.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79105
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79105/83177
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 5 n. 1 (2008); 126-140
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221934310391808