Uso da web por empresas de ti participantes de alianças e as vantagens competitivas: um estudo à luz das técnicas fatoriais e descritivas de análise de dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Luciano Augusto
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Zilber, Moizes Ari, Barbosa, Conceição Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79120
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar o predomínio do uso da web por empresas de Tecnologia da Informação, sediadas no Brasil, em sua relação com parceiros de negócios e a possibilidade de obterem vantagens competitivas com esse uso. A revisão teórica aponta que tanto a empresa pode usar a web para transações, para elevar eficiência, como para comunicação, com possibilidades diversificadas de uso. Aponta, ainda, que vantagens tanto podem ser obtidas caso a web seja o principal driver do negócio como não. O levantamento do perfil de uso da web é feito para responder à seguinte pergunta problema: O uso da web na relação entre empresas participantes de alianças estratégicas no segmento de TI é fonte de vantagem competitiva? Foram usadas a estatística descritiva, fatorial e ANOVA. Os resultados mostram que o uso predominante da web concentra-se em comunicações, o que denotou o caráter de ferramenta de apoio que essa tecnologia assume para essas empresas mais do que driver para obtenção de melhores resultados. Além disso a web não desempenha um papel relevante para a obtenção de vantagens, o que questiona algumas vertentes teóricas que afirmam que a adoção dessa tecnologia é condição para as empresas sobreviverem no mercado.
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spelling Uso da web por empresas de ti participantes de alianças e as vantagens competitivas: um estudo à luz das técnicas fatoriais e descritivas de análise de dadosTHE USE OF WEB BY IT FIRMS INCLUDED IN STRATEGIC ALLIANCES: A STUDY USING DESCRIPTIVE AND FACTORIAL DATA ANALYSIS TECHNIQUESAlianças estratégicasanálise fatorialtecnologia da informaçãovantagens competitivas.Este trabalho tem como objetivo identificar o predomínio do uso da web por empresas de Tecnologia da Informação, sediadas no Brasil, em sua relação com parceiros de negócios e a possibilidade de obterem vantagens competitivas com esse uso. A revisão teórica aponta que tanto a empresa pode usar a web para transações, para elevar eficiência, como para comunicação, com possibilidades diversificadas de uso. Aponta, ainda, que vantagens tanto podem ser obtidas caso a web seja o principal driver do negócio como não. O levantamento do perfil de uso da web é feito para responder à seguinte pergunta problema: O uso da web na relação entre empresas participantes de alianças estratégicas no segmento de TI é fonte de vantagem competitiva? Foram usadas a estatística descritiva, fatorial e ANOVA. Os resultados mostram que o uso predominante da web concentra-se em comunicações, o que denotou o caráter de ferramenta de apoio que essa tecnologia assume para essas empresas mais do que driver para obtenção de melhores resultados. Além disso a web não desempenha um papel relevante para a obtenção de vantagens, o que questiona algumas vertentes teóricas que afirmam que a adoção dessa tecnologia é condição para as empresas sobreviverem no mercado.The paper has the goal to identify the web predominant utilization in Information Technology firms, operating in Brazil, in its relation to business partners so as to obtain competitive advantages. The theoretical review demonstrates that firm can utilize the web to both transactions, to obtain efficiency, and communication, with large possibilities of use. Advantages can be conquered either by using the web as a driver or not. The use of the web is investigated to answer the following question: the use of the web in the relation between firms with strategic alliances in the Information Technology sector is really a source of competitive advantage? It was used descriptive, factorial and ANOVA statistics. The results show the prominence use of the web as a communication toll and less relevance as a driver to obtain better results. Besides, the web does not act as a dominant role to obtain competitive advantages; this evidence contradicts some theoretical approaches on the web as a necessary condition to survive in the market.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2009-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79120INMR - Innovation & Management Review; v. 5 n. 3 (2008); 55-722515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79120/83192Toledo, Luciano AugustoZilber, Moizes AriBarbosa, Conceição Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T17:29:30Zoai:revistas.usp.br:article/79120Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-20T17:29:30Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
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