A lealdade ao canal de comercialização e ao fornecedor nas compras em ambientes físico e online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nagakawa, Sandra Sayuri Yamashita
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gouvêa, Maria Aparecida, Oliveira, Braulio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79342
Resumo: O avanço do comércio eletrônico no Brasil aponta para uma tendência irreversível de desenvolvimento deste canal para a realização de compras. Em razão das suas peculiaridades, as estratégias de aumento da lealdade adotadas pelas empresas em ambiente físico podem requerer adaptações e até mesmo reconsiderações. Em razão disso, este estudo teve por objetivo identificar os aspectos mais valorizados para a lealdade ao fornecedor do ponto de vista dos leais e não leais aos canais (lojas físicas e virtuais) e aos fornecedores nos ambientes online e offline, e as variáveis que potencialmente mais influenciariam os comportamentos de adoção ou de continuidade de uso da Internet como canal de compras. Além da revisão do referencial teórico pertinente, foi realizada uma pesquisa de campo de natureza descritiva com tratamento quantitativo dos dados com compradores de livros, CDs e DVDs. Na etapa de análise dos dados foram usadas as seguintes técnicas: estatísticas descritivas, teste Qui-Quadrado e análise fatorial confirmatória. Dentre outros resultados, a pesquisa aponta que, independentemente do canal de compra, a maioria dos clientes não é leal ao fornecedor, mas que no canal físico predomina a lealdade a este ambiente, diferentemente do que ocorre no comércio eletrônico. Aponta, ainda, que enquanto os não leais ao canal físico valorizam a localização e a acessibilidade, os não leais ao canal online consideram a confiança na loja e sua reputação como fator preponderante para o desenvolvimento de lealdade. Os aspectos subjacentes à lealdade ao canal e ao fornecedor nas compras online e offline revelados neste estudo contribuem para a definição de estratégias para as empresas interessadas em estreitar o relacionamento com seus públicos-alvo e reforçar a sua retenção.
id USP-40_eac09a40633cd22a2e8ae2512ffe44cb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79342
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling A lealdade ao canal de comercialização e ao fornecedor nas compras em ambientes físico e onlineLealdadeInternetE-commerce.O avanço do comércio eletrônico no Brasil aponta para uma tendência irreversível de desenvolvimento deste canal para a realização de compras. Em razão das suas peculiaridades, as estratégias de aumento da lealdade adotadas pelas empresas em ambiente físico podem requerer adaptações e até mesmo reconsiderações. Em razão disso, este estudo teve por objetivo identificar os aspectos mais valorizados para a lealdade ao fornecedor do ponto de vista dos leais e não leais aos canais (lojas físicas e virtuais) e aos fornecedores nos ambientes online e offline, e as variáveis que potencialmente mais influenciariam os comportamentos de adoção ou de continuidade de uso da Internet como canal de compras. Além da revisão do referencial teórico pertinente, foi realizada uma pesquisa de campo de natureza descritiva com tratamento quantitativo dos dados com compradores de livros, CDs e DVDs. Na etapa de análise dos dados foram usadas as seguintes técnicas: estatísticas descritivas, teste Qui-Quadrado e análise fatorial confirmatória. Dentre outros resultados, a pesquisa aponta que, independentemente do canal de compra, a maioria dos clientes não é leal ao fornecedor, mas que no canal físico predomina a lealdade a este ambiente, diferentemente do que ocorre no comércio eletrônico. Aponta, ainda, que enquanto os não leais ao canal físico valorizam a localização e a acessibilidade, os não leais ao canal online consideram a confiança na loja e sua reputação como fator preponderante para o desenvolvimento de lealdade. Os aspectos subjacentes à lealdade ao canal e ao fornecedor nas compras online e offline revelados neste estudo contribuem para a definição de estratégias para as empresas interessadas em estreitar o relacionamento com seus públicos-alvo e reforçar a sua retenção.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2014-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79342INMR - Innovation & Management Review; v. 10 n. 4 (2013); 06-372515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79342/83413Nagakawa, Sandra Sayuri YamashitaGouvêa, Maria AparecidaOliveira, Braulioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-14T18:32:07Zoai:revistas.usp.br:article/79342Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-14T18:32:07Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A lealdade ao canal de comercialização e ao fornecedor nas compras em ambientes físico e online
title A lealdade ao canal de comercialização e ao fornecedor nas compras em ambientes físico e online
spellingShingle A lealdade ao canal de comercialização e ao fornecedor nas compras em ambientes físico e online
Nagakawa, Sandra Sayuri Yamashita
Lealdade
Internet
E-commerce.
title_short A lealdade ao canal de comercialização e ao fornecedor nas compras em ambientes físico e online
title_full A lealdade ao canal de comercialização e ao fornecedor nas compras em ambientes físico e online
title_fullStr A lealdade ao canal de comercialização e ao fornecedor nas compras em ambientes físico e online
title_full_unstemmed A lealdade ao canal de comercialização e ao fornecedor nas compras em ambientes físico e online
title_sort A lealdade ao canal de comercialização e ao fornecedor nas compras em ambientes físico e online
author Nagakawa, Sandra Sayuri Yamashita
author_facet Nagakawa, Sandra Sayuri Yamashita
Gouvêa, Maria Aparecida
Oliveira, Braulio
author_role author
author2 Gouvêa, Maria Aparecida
Oliveira, Braulio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nagakawa, Sandra Sayuri Yamashita
Gouvêa, Maria Aparecida
Oliveira, Braulio
dc.subject.por.fl_str_mv Lealdade
Internet
E-commerce.
topic Lealdade
Internet
E-commerce.
description O avanço do comércio eletrônico no Brasil aponta para uma tendência irreversível de desenvolvimento deste canal para a realização de compras. Em razão das suas peculiaridades, as estratégias de aumento da lealdade adotadas pelas empresas em ambiente físico podem requerer adaptações e até mesmo reconsiderações. Em razão disso, este estudo teve por objetivo identificar os aspectos mais valorizados para a lealdade ao fornecedor do ponto de vista dos leais e não leais aos canais (lojas físicas e virtuais) e aos fornecedores nos ambientes online e offline, e as variáveis que potencialmente mais influenciariam os comportamentos de adoção ou de continuidade de uso da Internet como canal de compras. Além da revisão do referencial teórico pertinente, foi realizada uma pesquisa de campo de natureza descritiva com tratamento quantitativo dos dados com compradores de livros, CDs e DVDs. Na etapa de análise dos dados foram usadas as seguintes técnicas: estatísticas descritivas, teste Qui-Quadrado e análise fatorial confirmatória. Dentre outros resultados, a pesquisa aponta que, independentemente do canal de compra, a maioria dos clientes não é leal ao fornecedor, mas que no canal físico predomina a lealdade a este ambiente, diferentemente do que ocorre no comércio eletrônico. Aponta, ainda, que enquanto os não leais ao canal físico valorizam a localização e a acessibilidade, os não leais ao canal online consideram a confiança na loja e sua reputação como fator preponderante para o desenvolvimento de lealdade. Os aspectos subjacentes à lealdade ao canal e ao fornecedor nas compras online e offline revelados neste estudo contribuem para a definição de estratégias para as empresas interessadas em estreitar o relacionamento com seus públicos-alvo e reforçar a sua retenção.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79342
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79342/83413
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 10 n. 4 (2013); 06-37
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221936054173697