INTENÇÃO DE USO DE E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR:HÁ DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100317 |
Resumo: | Diferenças individuais, como idade, sexo, experiência, etc., levam a diferentes percepções e, consequentemente, a comportamentos distintos. Assim, diferentes percepções podem influenciar de diversas formas o comportamento do indivíduo na adoção e difusão de tecnologias de informação. Com base nesta premissa, este trabalho tem dois objetivos: analisar empiricamente, no contexto brasileiro, o uso do e-learning entre alunos de graduação e testar o impacto do gênero sobre as relações propostas. Os dados, obtidos por meio de questionários auto-administrados e preenchidos por alunos de uma instituição particular, foram analisados por meio de equações estruturais. Os resultados indicam que o gênero não é um fator que afeta as relações propostas, com a exceção do efeito da experiência prévia com tecnologia sobre a facilidade de uso, que apresenta maior impacto em mulheres. |
id |
USP-40_ec738f3592ed1690b6c30737a084c86a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/100317 |
network_acronym_str |
USP-40 |
network_name_str |
Revista de Administração e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
INTENÇÃO DE USO DE E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR:HÁ DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES?INTENDED TO USE E-LEARNING IN HIGHER EDUCATION: IS THERE DIFFERENCES OF PERCEPTION BETWEEN MEN AND WOMEN?E-learningTAMTechnology acceptanceGenre.E-learningTAMAceitação de tecnologiaGênero.Diferenças individuais, como idade, sexo, experiência, etc., levam a diferentes percepções e, consequentemente, a comportamentos distintos. Assim, diferentes percepções podem influenciar de diversas formas o comportamento do indivíduo na adoção e difusão de tecnologias de informação. Com base nesta premissa, este trabalho tem dois objetivos: analisar empiricamente, no contexto brasileiro, o uso do e-learning entre alunos de graduação e testar o impacto do gênero sobre as relações propostas. Os dados, obtidos por meio de questionários auto-administrados e preenchidos por alunos de uma instituição particular, foram analisados por meio de equações estruturais. Os resultados indicam que o gênero não é um fator que afeta as relações propostas, com a exceção do efeito da experiência prévia com tecnologia sobre a facilidade de uso, que apresenta maior impacto em mulheres.Personal differences such as age, gender and life experience lead to different perceptions, and thus, to distinct behaviors. Therefore, different perceptions may influence individual behavior regarding acceptance and diffusion of technology systems. This study has two goals: to analyze, in a Brazilian setting, e-learning usage among undergraduate students in a private university and to test the impact of gender on the proposed relationships. Data obtained via a cross-sectional survey was analyzed by structural equation modeling. Results indicate that gender has little impact on the tested relationships, except for the effect of previous experience with technology on perceived ease of use, which is significantly more pronounced in females.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2015-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100317INMR - Innovation & Management Review; v. 12 n. 1 (2015); 70-972515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100317/98971Freitas, Angilberto Sabino deFerreira, Jorge BrantesAmaral, MicheleGiovannini, Cristiane Junqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-23T17:27:45Zoai:revistas.usp.br:article/100317Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-23T17:27:45Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTENÇÃO DE USO DE E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR:HÁ DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES? INTENDED TO USE E-LEARNING IN HIGHER EDUCATION: IS THERE DIFFERENCES OF PERCEPTION BETWEEN MEN AND WOMEN? |
title |
INTENÇÃO DE USO DE E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR:HÁ DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES? |
spellingShingle |
INTENÇÃO DE USO DE E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR:HÁ DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES? Freitas, Angilberto Sabino de E-learning TAM Technology acceptance Genre. E-learning TAM Aceitação de tecnologia Gênero. |
title_short |
INTENÇÃO DE USO DE E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR:HÁ DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES? |
title_full |
INTENÇÃO DE USO DE E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR:HÁ DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES? |
title_fullStr |
INTENÇÃO DE USO DE E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR:HÁ DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES? |
title_full_unstemmed |
INTENÇÃO DE USO DE E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR:HÁ DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES? |
title_sort |
INTENÇÃO DE USO DE E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR:HÁ DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES? |
author |
Freitas, Angilberto Sabino de |
author_facet |
Freitas, Angilberto Sabino de Ferreira, Jorge Brantes Amaral, Michele Giovannini, Cristiane Junqueira |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Jorge Brantes Amaral, Michele Giovannini, Cristiane Junqueira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Angilberto Sabino de Ferreira, Jorge Brantes Amaral, Michele Giovannini, Cristiane Junqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-learning TAM Technology acceptance Genre. E-learning TAM Aceitação de tecnologia Gênero. |
topic |
E-learning TAM Technology acceptance Genre. E-learning TAM Aceitação de tecnologia Gênero. |
description |
Diferenças individuais, como idade, sexo, experiência, etc., levam a diferentes percepções e, consequentemente, a comportamentos distintos. Assim, diferentes percepções podem influenciar de diversas formas o comportamento do indivíduo na adoção e difusão de tecnologias de informação. Com base nesta premissa, este trabalho tem dois objetivos: analisar empiricamente, no contexto brasileiro, o uso do e-learning entre alunos de graduação e testar o impacto do gênero sobre as relações propostas. Os dados, obtidos por meio de questionários auto-administrados e preenchidos por alunos de uma instituição particular, foram analisados por meio de equações estruturais. Os resultados indicam que o gênero não é um fator que afeta as relações propostas, com a exceção do efeito da experiência prévia com tecnologia sobre a facilidade de uso, que apresenta maior impacto em mulheres. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100317 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100317/98971 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
INMR - Innovation & Management Review; v. 12 n. 1 (2015); 70-97 2515-8961 reponame:Revista de Administração e Inovação instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração e Inovação |
collection |
Revista de Administração e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org |
_version_ |
1800221936182099968 |