INTENÇÃO DE USO DE E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR:HÁ DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Angilberto Sabino de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ferreira, Jorge Brantes, Amaral, Michele, Giovannini, Cristiane Junqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100317
Resumo: Diferenças individuais, como idade, sexo, experiência, etc., levam a diferentes percepções e, consequentemente, a comportamentos distintos. Assim, diferentes percepções podem influenciar de diversas formas o comportamento do indivíduo na adoção e difusão de tecnologias de informação. Com base nesta premissa, este trabalho tem dois objetivos: analisar empiricamente, no contexto brasileiro, o uso do e-learning entre alunos de graduação e testar o impacto do gênero sobre as relações propostas. Os dados, obtidos por meio de questionários auto-administrados e preenchidos por alunos de uma instituição particular, foram analisados por meio de equações estruturais. Os resultados indicam que o gênero não é um fator que afeta as relações propostas, com a exceção do efeito da experiência prévia com tecnologia sobre a facilidade de uso, que apresenta maior impacto em mulheres.
id USP-40_ec738f3592ed1690b6c30737a084c86a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/100317
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling INTENÇÃO DE USO DE E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR:HÁ DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES?INTENDED TO USE E-LEARNING IN HIGHER EDUCATION: IS THERE DIFFERENCES OF PERCEPTION BETWEEN MEN AND WOMEN?E-learningTAMTechnology acceptanceGenre.E-learningTAMAceitação de tecnologiaGênero.Diferenças individuais, como idade, sexo, experiência, etc., levam a diferentes percepções e, consequentemente, a comportamentos distintos. Assim, diferentes percepções podem influenciar de diversas formas o comportamento do indivíduo na adoção e difusão de tecnologias de informação. Com base nesta premissa, este trabalho tem dois objetivos: analisar empiricamente, no contexto brasileiro, o uso do e-learning entre alunos de graduação e testar o impacto do gênero sobre as relações propostas. Os dados, obtidos por meio de questionários auto-administrados e preenchidos por alunos de uma instituição particular, foram analisados por meio de equações estruturais. Os resultados indicam que o gênero não é um fator que afeta as relações propostas, com a exceção do efeito da experiência prévia com tecnologia sobre a facilidade de uso, que apresenta maior impacto em mulheres.Personal differences such as age, gender and life experience lead to different perceptions, and thus, to distinct behaviors. Therefore, different perceptions may influence individual behavior regarding acceptance and diffusion of technology systems. This study has two goals: to analyze, in a Brazilian setting, e-learning usage among undergraduate students in a private university and to test the impact of gender on the proposed relationships. Data obtained via a cross-sectional survey was analyzed by structural equation modeling. Results indicate that gender has little impact on the tested relationships, except for the effect of previous experience with technology on perceived ease of use, which is significantly more pronounced in females.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2015-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100317INMR - Innovation & Management Review; v. 12 n. 1 (2015); 70-972515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100317/98971Freitas, Angilberto Sabino deFerreira, Jorge BrantesAmaral, MicheleGiovannini, Cristiane Junqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-23T17:27:45Zoai:revistas.usp.br:article/100317Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-23T17:27:45Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv INTENÇÃO DE USO DE E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR:HÁ DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES?
INTENDED TO USE E-LEARNING IN HIGHER EDUCATION: IS THERE DIFFERENCES OF PERCEPTION BETWEEN MEN AND WOMEN?
title INTENÇÃO DE USO DE E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR:HÁ DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES?
spellingShingle INTENÇÃO DE USO DE E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR:HÁ DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES?
Freitas, Angilberto Sabino de
E-learning
TAM
Technology acceptance
Genre.
E-learning
TAM
Aceitação de tecnologia
Gênero.
title_short INTENÇÃO DE USO DE E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR:HÁ DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES?
title_full INTENÇÃO DE USO DE E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR:HÁ DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES?
title_fullStr INTENÇÃO DE USO DE E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR:HÁ DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES?
title_full_unstemmed INTENÇÃO DE USO DE E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR:HÁ DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES?
title_sort INTENÇÃO DE USO DE E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR:HÁ DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES?
author Freitas, Angilberto Sabino de
author_facet Freitas, Angilberto Sabino de
Ferreira, Jorge Brantes
Amaral, Michele
Giovannini, Cristiane Junqueira
author_role author
author2 Ferreira, Jorge Brantes
Amaral, Michele
Giovannini, Cristiane Junqueira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Angilberto Sabino de
Ferreira, Jorge Brantes
Amaral, Michele
Giovannini, Cristiane Junqueira
dc.subject.por.fl_str_mv E-learning
TAM
Technology acceptance
Genre.
E-learning
TAM
Aceitação de tecnologia
Gênero.
topic E-learning
TAM
Technology acceptance
Genre.
E-learning
TAM
Aceitação de tecnologia
Gênero.
description Diferenças individuais, como idade, sexo, experiência, etc., levam a diferentes percepções e, consequentemente, a comportamentos distintos. Assim, diferentes percepções podem influenciar de diversas formas o comportamento do indivíduo na adoção e difusão de tecnologias de informação. Com base nesta premissa, este trabalho tem dois objetivos: analisar empiricamente, no contexto brasileiro, o uso do e-learning entre alunos de graduação e testar o impacto do gênero sobre as relações propostas. Os dados, obtidos por meio de questionários auto-administrados e preenchidos por alunos de uma instituição particular, foram analisados por meio de equações estruturais. Os resultados indicam que o gênero não é um fator que afeta as relações propostas, com a exceção do efeito da experiência prévia com tecnologia sobre a facilidade de uso, que apresenta maior impacto em mulheres.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100317
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100317/98971
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 12 n. 1 (2015); 70-97
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221936182099968