Redes interorganizacionais: um estudo das pequenas e médias empresas no setor calçadista do vale do rio tijucas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79176 |
Resumo: | Nas aglomerações territoriais, a existência de um conjunto de recursos derivados do relacionamento entre as partes possibilita que o desenho organizacional das empresas se altere, assumindo a forma de redes interorganizacionais. O objetivo da formação das redes é a consecução de vantagem competitiva sustentável. Em um contexto de aglomeração territorial, diversos estudos apontam para a existência de PMEs (pequenas e médias empresas) que aproveitam a disponibilidade de recursos por meio de um processo de complementaridade, com escopo de alcançar escala. Este trabalho analisa as relações entre organizações do setor calçadista localizada na aglomeração do Vale do Rio Tijucas - SC por meio de verificação do relacionamento com fornecedores e concorrentes, da identificação e relevância das instituições de suporte e dos serviços por elas prestados. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, através da aplicação de questionário aos dirigentes empresariais locais, com o uso de variáveis previamente testadas. O tratamento foi realizado com estatística descritiva e também foram procedidas análises fatorial e cluster. Os resultados A pesquisa identificou a constituição de redes de maneira indireta e com um grupo restrito de PMEs, fundadas a partir de 1990; observou-se que os fornecedores são considerados recursos da aglomeração; a troca de informação é média entre as empresas; e que estar aglomerado constitui fonte de vantagem competitiva para as empresas. |
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Redes interorganizacionais: um estudo das pequenas e médias empresas no setor calçadista do vale do rio tijucasINTERORGANIZATIONAL NETWORKS: A STUDY OF SMALL AND MEDIUM SHOE COMPANIES IN THE TIJUCAS RIVER VALLEY DOI: 10.5585/RAI.2010463Interorganizational NetworksResources Approach (Rbv)CompetitivenessShoe IndustryTerritorial Agglomerations.Redes InterorganizacionaisAbordagem De Recursos (Rbv)CompetitividadeIndústria CalçadistaAglomerações Territoriais.Nas aglomerações territoriais, a existência de um conjunto de recursos derivados do relacionamento entre as partes possibilita que o desenho organizacional das empresas se altere, assumindo a forma de redes interorganizacionais. O objetivo da formação das redes é a consecução de vantagem competitiva sustentável. Em um contexto de aglomeração territorial, diversos estudos apontam para a existência de PMEs (pequenas e médias empresas) que aproveitam a disponibilidade de recursos por meio de um processo de complementaridade, com escopo de alcançar escala. Este trabalho analisa as relações entre organizações do setor calçadista localizada na aglomeração do Vale do Rio Tijucas - SC por meio de verificação do relacionamento com fornecedores e concorrentes, da identificação e relevância das instituições de suporte e dos serviços por elas prestados. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, através da aplicação de questionário aos dirigentes empresariais locais, com o uso de variáveis previamente testadas. O tratamento foi realizado com estatística descritiva e também foram procedidas análises fatorial e cluster. Os resultados A pesquisa identificou a constituição de redes de maneira indireta e com um grupo restrito de PMEs, fundadas a partir de 1990; observou-se que os fornecedores são considerados recursos da aglomeração; a troca de informação é média entre as empresas; e que estar aglomerado constitui fonte de vantagem competitiva para as empresas.In the context of territorial agglomeration, the existence of a resource group that was formed from the relationship between departments of the enterprise allow for the shaping of organizational change, therefore becoming an interorganizational network. In the context of territorial agglomeration, several studies show that the existence of SMCs (small and medium companies) that utilize the available resources through a process of complementarity allow for the increased scale of sales and production. This study analyzes the relationships between organizations in the shoe industry located in the agglomeration of the Tijucas RiverValley - SC by checking the existence of a relationship between suppliers and competitors, by the identification and relevance of the support institutions and the services that they provide. A quantitative methodology was used by a questionnaire administered to local business leaders with the use of variables previously tested. The data was analyzed using descriptive statistics along with factor and cluster analysis. This research showed that there is an indirect network between a restricted group of enterprises that were formed after 1990. It was also observed that the suppliers are considered the resource of the agglomeration, there is a medium level of sharing information between enterprises, and to be in an agglomeration is a competitive advantage for the company.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79176INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 2 (2010); 193-2162515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79176/83248Andrade, Marcos Antonio RibeiroHoffmann, Valmir Emilinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T12:52:56Zoai:revistas.usp.br:article/79176Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-20T12:52:56Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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