“Bilíngues”, “bilíngues de verdade” e global citizens: distinção e disposições de classe no mercado educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michetti, Miqueli
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tempo Social (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/191210
Resumo: Com base em pesquisa qualitativa sobre o mercado de educação bilíngue e internacional na cidade de São Paulo, o artigo analisa a problemática da distinção de classe na globalização.  Após discutir transformações mais amplas no mercado de diplomas, apresenta-se o universo do ensino internacional/bilíngue no Brasil e, por meio de análise documental, delineia-se o espaço relacional das escolas  privadas de ensino  internacional/bilíngue na capital paulista. A tipologia de (a) escolas internacionais, (b) escolas brasileiras com currículo internacional, (c) escolas bilíngues e (d) escolas com programas bilíngues mostra que agentes em diferentes posições no espaço social disputam desigualmente a  incorporação de disposições  relacionadas à globalização.
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spelling “Bilíngues”, “bilíngues de verdade” e global citizens: distinção e disposições de classe no mercado educacional“Bilinguals”, “truly bilinguals” and “global citizens”: distinction and social dispositions in the educational marketDistinçãoGlobalizaçãoCapital culturalEducação bilíngueEscolas internacionaisDistinctionGlobalizationCultural capitalBilingual educationInternational schoolsCom base em pesquisa qualitativa sobre o mercado de educação bilíngue e internacional na cidade de São Paulo, o artigo analisa a problemática da distinção de classe na globalização.  Após discutir transformações mais amplas no mercado de diplomas, apresenta-se o universo do ensino internacional/bilíngue no Brasil e, por meio de análise documental, delineia-se o espaço relacional das escolas  privadas de ensino  internacional/bilíngue na capital paulista. A tipologia de (a) escolas internacionais, (b) escolas brasileiras com currículo internacional, (c) escolas bilíngues e (d) escolas com programas bilíngues mostra que agentes em diferentes posições no espaço social disputam desigualmente a  incorporação de disposições  relacionadas à globalização.From a qualitative research on the bilingual and international education market in the city of São Paulo, Brazil, the article analyzes the class  distinction in the global context. After discussing transformations in the  diploma market, it presents the universe of international/bilingual education in Brazil and, through document analysis, it outlines the relational space of private international/bilingual education  schools. The typology includes: (a) international schools, (b) Brazilian schools with an international  curriculum, (c) bilingual schools and (d) schools with bilingual programs. It states that agents in different positions in the social space unequally dispute the incorporation of dispositions  related to globalization.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/19121010.11606/0103-2070.ts.2022.191210Tempo Social; Vol. 34 No. 2 (2022); 47-68Tempo Social; v. 34 n. 2 (2022); 47-68Tempo Social; Vol. 34 Núm. 2 (2022); 47-681809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/191210/185589Copyright (c) 2022 Miqueli Michettihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMichetti, Miqueli2023-04-24T13:29:48Zoai:revistas.usp.br:article/191210Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-04-24T13:29:48Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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