No temp(l)o da arte: um estudo sobre práticas culturais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/806 |
Resumo: | Neste artigo procura-se analisar a composição social e os processos de recepção de os públicos habituais da Casa das Artes, instituição pública da cidade do Porto que consagra produtos da "cultura cultivada", divulgando, no mesmo espaço, exposições temporárias, teatro experimental e cinema de autor. Trata-se, assim, de estudar as estratégias de ascensão social produzidas por esses públicos, ao nível das suas práticas culturais. Deste modo, na primeira parte do texto, e com base na perspectiva de Pierre Bourdieu, (re)conceptualizam-se os princípios teóricos que nos permitem compreender por que razão as práticas culturais pertencentes à esfera dos consumos "nobres" não se tornaram ainda extensivas a todas as classes sociais. Na segunda parte do texto, através de um breve registo etnográfico e de alguns dados estatísticos, caracterizam-se os públicos do pólo de oferta cultural em causa, chamando--se a atenção para as variáveis que poderão explicar o que os leva a consumir de um modo "distinto" e "distintivo" os produtos e os espaços conotados com a cultura erudita. |
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Na segunda parte do texto, através de um breve registo etnográfico e de alguns dados estatísticos, caracterizam-se os públicos do pólo de oferta cultural em causa, chamando--se a atenção para as variáveis que poderão explicar o que os leva a consumir de um modo "distinto" e "distintivo" os produtos e os espaços conotados com a cultura erudita.This article analyses the social composition and reception process of the regular public of the Casa das Artes, a public institution in the city of Porto dedicated to the products of "cultivated culture", which also publicises temporary exhibitions, experimental theatre and "cinema d’auteur" on the same premises. This is a study of strategies for social ascension produced by this public in their cultural practices. The first part of the text is therefore based on the perspective of Pierre Bourdieu, (re)conceptualising the theoretical principles which enable us to understand why the cultural practices of "noble" consumption have not extended to all social classes. The second part of the text describes the types of public which consume the cultural products in question, using brief ethnographic records and some statistical data, and drawing attention to the variables which may explain what leads them to consume the products and the places associated with erudite culture in a "distinct" and "distinctive" way.Cet article cherche à analyser la composition sociale et les processus de réception des publics habituels de la Maison des Arts, une institution publique de la ville de Porto qui consacre des produits de la "culture cultivée", divulgant, dans le même espace, expositions temporaires, théâtre expérimental et cinéma d’auteur. Il s’agit ainsi d’étudier les stratégies d’ascension sociale produites par ces publics, au niveau de leurs pratiques culturelles. Ainsi, dans la première partie du texte, et en s’étayant sur la perspective de Pierre Bourdieu, sont (re)conceptualisés les principes théoriques qui nous permettent de comprendre la raison pour laquelle les pratiques culturelles appartenant à la sphère des consommations "nobles" ne se sont pas encore étendues à l’ensemble des classes sociales. Dans la deuxième partie du texte, à travers un bref registre ethnographique et quelques données statistiques, les publics du pôle d’offre culturelle en cause sont caractérisés, mettant en évidence les variables qui pourront expliquer ce qui les pousse à consommer de façon "distinguée" et "distincte" les produits et les espaces connotés de culture érudite.En este artículo se pretende analizar la composición social y los procesos de recepción de los públicos habituales de la "Casa das Artes", institución pública de la ciudad de Oporto que consagra productos de la "cultura cultivada", divulgando, en el mismo espacio exposiciones temporales, teatro experimental y cine del autor. Se trata de estudiar las estrategias de ascensión social producidas por esos públicos, al nivel de sus prácticas culturales. De este modo, en la primera parte del texto, y basándose en la perspectiva de Pierre Bourdieu, se (re)conceptualizan los principios teóricos que nos permiten comprender porque razón las prácticas culturales pertenecientes a la esfera de los consumos "nobles" no se tornaron aún extensivas a todas las clases sociales. En la segunda parte del texto, mediante un breve registro etnográfico y de algunos datos estadísticos se definen los públicos del polo de oferta cultural en causa, llamándose la atención para las variables que podrán explicar lo que los lleva a consumir de una forma "distinta" y "distintiva" los productos y los servicios relacionados con la cultura erudita.CIES-ISCTE / CELTA2008-11-20T16:49:20Z1998-12-01T00:00:00Z1998-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/806por0873-6529Melo, Maria Benedita Portugal einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:42Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:05.894261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Neste artigo procura-se analisar a composição social e os processos de recepção de os públicos habituais da Casa das Artes, instituição pública da cidade do Porto que consagra produtos da "cultura cultivada", divulgando, no mesmo espaço, exposições temporárias, teatro experimental e cinema de autor. Trata-se, assim, de estudar as estratégias de ascensão social produzidas por esses públicos, ao nível das suas práticas culturais. Deste modo, na primeira parte do texto, e com base na perspectiva de Pierre Bourdieu, (re)conceptualizam-se os princípios teóricos que nos permitem compreender por que razão as práticas culturais pertencentes à esfera dos consumos "nobres" não se tornaram ainda extensivas a todas as classes sociais. Na segunda parte do texto, através de um breve registo etnográfico e de alguns dados estatísticos, caracterizam-se os públicos do pólo de oferta cultural em causa, chamando--se a atenção para as variáveis que poderão explicar o que os leva a consumir de um modo "distinto" e "distintivo" os produtos e os espaços conotados com a cultura erudita. |
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