Filhos de imigrantes nos Estados Unidos
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12559 |
Resumo: | Este artigo resume um programa de pesquisa sobre a segunda geração de imigrantes iniciado no princípio dos anos de 1990 e completado em 2006. As quatro ondas de aplicação do Estudo Longitudinal sobre Filhos de Imigrantes (ELFI) são descritas e os principais modelos teóricos que emergiram dele são apresentados e resumidos de forma gráfica. Após considerar as abordagens críticas a essa teoria, apresentamos os mais recentes resultados desse programa de pesquisa longitudinal em forma de modelos quantitativos que prevêem a assimilação descendente no início da vida adulta e entrevistas qualitativas que identificam modos de escapar dessa condição por filhos de imigrantes em situação de desvantagem social. Os resultados quantitativos sustentam fortemente os efeitos previstos de variáveis exógenas identificadas pela teoria da assimilação segmentada e identificam os fatores intervenientes durante a adolescência que medeiam sua influência nos resultados obtidos na vida adulta. Evidências qualitativas, reunidas durante o último estágio do estudo, apontam para três fatores que podem levar a êxitos educacionais excepcionais entre jovens em situação de desvantagem social. |
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Filhos de imigrantes nos Estados Unidos Children of immigrants in the United States Segunda geraçãoImigrantesAssimilaçãoAculturaçãoEstados UnidosSecond generationImmigrantsAssimilationAcculturationUnited StatesEste artigo resume um programa de pesquisa sobre a segunda geração de imigrantes iniciado no princípio dos anos de 1990 e completado em 2006. As quatro ondas de aplicação do Estudo Longitudinal sobre Filhos de Imigrantes (ELFI) são descritas e os principais modelos teóricos que emergiram dele são apresentados e resumidos de forma gráfica. Após considerar as abordagens críticas a essa teoria, apresentamos os mais recentes resultados desse programa de pesquisa longitudinal em forma de modelos quantitativos que prevêem a assimilação descendente no início da vida adulta e entrevistas qualitativas que identificam modos de escapar dessa condição por filhos de imigrantes em situação de desvantagem social. Os resultados quantitativos sustentam fortemente os efeitos previstos de variáveis exógenas identificadas pela teoria da assimilação segmentada e identificam os fatores intervenientes durante a adolescência que medeiam sua influência nos resultados obtidos na vida adulta. Evidências qualitativas, reunidas durante o último estágio do estudo, apontam para três fatores que podem levar a êxitos educacionais excepcionais entre jovens em situação de desvantagem social. This article summarizes a research program on new second-generation immigrants in the USA, begun at the start of the 1990s and completed in 2006. The four waves involved in the Children of Immigrants Longitudinal Study (CILS) are described and the main theoretical models emerging from this study are presented and summarized in graphic form. After considering the critical approaches to these theories, we present the most recent findings from this longitudinal research: (i) in the area of quantitative models, anticipating a downward assimilation at the beginning of adulthood; and (ii) in the area of qualitative interviews, identifying ways in which children of immigrants in a situation of social disadvantage manage to escape this condition. The quantitative results provide strong support for the effects of exogenous variables anticipated by the theory of segmented assimilation, and highlight the factors intervening during adolescence that mediate the influence of these variables during adult life. Qualitative evidence accumulated during the study's final phase point to three factors that may lead to exceptional educational performance among socially disadvantaged young people. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/1255910.1590/S0103-20702008000100002Tempo Social; Vol. 20 No. 1 (2008); 13-50Tempo Social; v. 20 n. 1 (2008); 13-50Tempo Social; Vol. 20 Núm. 1 (2008); 13-501809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12559/14336Copyright (c) 2015 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPortes, AlejandroHaller, WilliamFernández-Kelly, Patricia2023-05-31T12:44:22Zoai:revistas.usp.br:article/12559Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-05-31T12:44:22Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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