Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12391 |
Resumo: | Nesse texto pretendo apresentar um breve resumo das questões centrais referentes ao ensino de sociologia na escola média brasileira: a intermitência desse ensino, a fragmentação das pesquisas, as dificuldades na consolidação de conteúdos mínimos e de material didático. A partir de uma bibliografia recente e da própria experiência como professor de Metodologia do Ensino de Ciências Sociais, relaciono, por um lado, essas dificuldades ao distanciamento e à hierarquização existentes entre os cientistas sociais como intelectuais acadêmicos e cientistas sociais como professores do ensino médio e, por outro, ao divórcio e ao desequilíbrio existentes entre a formação do bacharel e a do licenciado no modelo efetivado com a criação das faculdades de Filosofia, Ciências e Letras desde a década de 1930. |
id |
USP-41_877ac907358a5bb06c4147f92ef87fb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/12391 |
network_acronym_str |
USP-41 |
network_name_str |
Tempo Social (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato The teaching of sociologyDiploma of educationTeacher developmentSocial sciencesSecondary schoolEnsino de sociologiaLicenciaturaFormação de professoresCiências sociaisEnsino médioNesse texto pretendo apresentar um breve resumo das questões centrais referentes ao ensino de sociologia na escola média brasileira: a intermitência desse ensino, a fragmentação das pesquisas, as dificuldades na consolidação de conteúdos mínimos e de material didático. A partir de uma bibliografia recente e da própria experiência como professor de Metodologia do Ensino de Ciências Sociais, relaciono, por um lado, essas dificuldades ao distanciamento e à hierarquização existentes entre os cientistas sociais como intelectuais acadêmicos e cientistas sociais como professores do ensino médio e, por outro, ao divórcio e ao desequilíbrio existentes entre a formação do bacharel e a do licenciado no modelo efetivado com a criação das faculdades de Filosofia, Ciências e Letras desde a década de 1930. A short summary of the central questions regarding the teaching of Sociology in Brazilian secondary schools: the intermittent character of the teaching, the fragmentation of the researches, the difficulties in the consolidation of minimum contents and didactic materials. Based on a recent bibliography and on my own experience as Professor of Teaching Methodology of Social Sciences, I relate these difficulties, on the one hand, to the distance and hierarchization that exist between the social scientists as academic intellectuals and the social scientists as secondary teachers and, on the other, to the divorce and unbalance existing between the educational development of bachelors in social science and those taking Diploma in Education within the model in effect since the faculties of philosophy, sciences and letters were created in the 1930' s. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2003-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/1239110.1590/S0103-20702003000100001Tempo Social; Vol. 15 No. 1 (2003); 5-20 Tempo Social; v. 15 n. 1 (2003); 5-20 Tempo Social; Vol. 15 Núm. 1 (2003); 5-20 1809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12391/14168Copyright (c) 2015 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Amaury Cesar2023-06-20T13:01:53Zoai:revistas.usp.br:article/12391Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-06-20T13:01:53Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato |
title |
Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato |
spellingShingle |
Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato Moraes, Amaury Cesar The teaching of sociology Diploma of education Teacher development Social sciences Secondary school Ensino de sociologia Licenciatura Formação de professores Ciências sociais Ensino médio |
title_short |
Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato |
title_full |
Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato |
title_fullStr |
Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato |
title_full_unstemmed |
Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato |
title_sort |
Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato |
author |
Moraes, Amaury Cesar |
author_facet |
Moraes, Amaury Cesar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Amaury Cesar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
The teaching of sociology Diploma of education Teacher development Social sciences Secondary school Ensino de sociologia Licenciatura Formação de professores Ciências sociais Ensino médio |
topic |
The teaching of sociology Diploma of education Teacher development Social sciences Secondary school Ensino de sociologia Licenciatura Formação de professores Ciências sociais Ensino médio |
description |
Nesse texto pretendo apresentar um breve resumo das questões centrais referentes ao ensino de sociologia na escola média brasileira: a intermitência desse ensino, a fragmentação das pesquisas, as dificuldades na consolidação de conteúdos mínimos e de material didático. A partir de uma bibliografia recente e da própria experiência como professor de Metodologia do Ensino de Ciências Sociais, relaciono, por um lado, essas dificuldades ao distanciamento e à hierarquização existentes entre os cientistas sociais como intelectuais acadêmicos e cientistas sociais como professores do ensino médio e, por outro, ao divórcio e ao desequilíbrio existentes entre a formação do bacharel e a do licenciado no modelo efetivado com a criação das faculdades de Filosofia, Ciências e Letras desde a década de 1930. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12391 10.1590/S0103-20702003000100001 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12391 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-20702003000100001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12391/14168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Tempo Social http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Tempo Social http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tempo Social; Vol. 15 No. 1 (2003); 5-20 Tempo Social; v. 15 n. 1 (2003); 5-20 Tempo Social; Vol. 15 Núm. 1 (2003); 5-20 1809-4554 0103-2070 reponame:Tempo Social (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Tempo Social (Online) |
collection |
Tempo Social (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
temposoc@edu.usp.br |
_version_ |
1800221913079873536 |