Concepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de licenciatura em Ciências Sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Régis Leonardo Gusmão
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mocelin, Daniel Gustavo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218672
Resumo: O artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo analisa o perfil dos alunos, com base nas suas concepções didático-pedagógicas e politico-ideológicas, seu entendimento sobre a finalidade da Sociologia no ensino médio e as suas preferências a respeito de conteúdo e práticas de ensino. Os estudantes indicam uma orientação política predominantemente socialista, mas também aderem a uma orientação didática que presa pelo pragmatismo no ensino da Sociologia, baseado nos princípios e finalidades propostos nas Orientações Curriculares Nacionais para a área.
id UFRGS-2_e952ed00ca603cd9d2b0036120ac023e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218672
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barcelos, Régis Leonardo GusmãoMocelin, Daniel Gustavo2021-03-12T04:20:02Z20202594-3707http://hdl.handle.net/10183/218672001122814O artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo analisa o perfil dos alunos, com base nas suas concepções didático-pedagógicas e politico-ideológicas, seu entendimento sobre a finalidade da Sociologia no ensino médio e as suas preferências a respeito de conteúdo e práticas de ensino. Os estudantes indicam uma orientação política predominantemente socialista, mas também aderem a uma orientação didática que presa pelo pragmatismo no ensino da Sociologia, baseado nos princípios e finalidades propostos nas Orientações Curriculares Nacionais para a área.The article presents a research conducted with students of Social Sciences in the Federal University of the Rio Grande do Sul. The study analyzes the profile of the students, their didactic-pedagogical and political-ideological conceptions, their understanding about the purpose of Sociology in High School and their preferences about teaching contents and practices. Students indicate a predominantly socialist political orientation, but they also adhere to a didactic orientation that is bound by pragmatism in the teaching Sociology, based on the principles proposed in the National Curricular Guidelines for the area.application/pdfporCadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 4, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 103-130Universidade Federal do Rio Grande do SulCiências sociaisLicenciaturaSociologiaEnsinoSchool SociologyPedagogical conceptionsIdeological conceptionsConcepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de licenciatura em Ciências SociaisIdeological and pedagogical conceptions of the students of Social Sciences info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122814.pdf.txt001122814.pdf.txtExtracted Texttext/plain62856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218672/2/001122814.pdf.txtb225adb9c2a9ebfad44349b00791f9e7MD52ORIGINAL001122814.pdfTexto completoapplication/pdf526425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218672/1/001122814.pdfbee8504858a03977d2caa806c5a5ac6eMD5110183/2186722023-08-18 03:40:31.525218oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218672Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-18T06:40:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de licenciatura em Ciências Sociais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Ideological and pedagogical conceptions of the students of Social Sciences
title Concepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de licenciatura em Ciências Sociais
spellingShingle Concepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de licenciatura em Ciências Sociais
Barcelos, Régis Leonardo Gusmão
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ciências sociais
Licenciatura
Sociologia
Ensino
School Sociology
Pedagogical conceptions
Ideological conceptions
title_short Concepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de licenciatura em Ciências Sociais
title_full Concepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de licenciatura em Ciências Sociais
title_fullStr Concepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de licenciatura em Ciências Sociais
title_full_unstemmed Concepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de licenciatura em Ciências Sociais
title_sort Concepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de licenciatura em Ciências Sociais
author Barcelos, Régis Leonardo Gusmão
author_facet Barcelos, Régis Leonardo Gusmão
Mocelin, Daniel Gustavo
author_role author
author2 Mocelin, Daniel Gustavo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Régis Leonardo Gusmão
Mocelin, Daniel Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ciências sociais
Licenciatura
Sociologia
Ensino
topic Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ciências sociais
Licenciatura
Sociologia
Ensino
School Sociology
Pedagogical conceptions
Ideological conceptions
dc.subject.eng.fl_str_mv School Sociology
Pedagogical conceptions
Ideological conceptions
description O artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo analisa o perfil dos alunos, com base nas suas concepções didático-pedagógicas e politico-ideológicas, seu entendimento sobre a finalidade da Sociologia no ensino médio e as suas preferências a respeito de conteúdo e práticas de ensino. Os estudantes indicam uma orientação política predominantemente socialista, mas também aderem a uma orientação didática que presa pelo pragmatismo no ensino da Sociologia, baseado nos princípios e finalidades propostos nas Orientações Curriculares Nacionais para a área.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-12T04:20:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218672
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2594-3707
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001122814
identifier_str_mv 2594-3707
001122814
url http://hdl.handle.net/10183/218672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 4, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 103-130
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218672/2/001122814.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218672/1/001122814.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b225adb9c2a9ebfad44349b00791f9e7
bee8504858a03977d2caa806c5a5ac6e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225010112626688