Concepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de licenciatura em Ciências Sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218672 |
Resumo: | O artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo analisa o perfil dos alunos, com base nas suas concepções didático-pedagógicas e politico-ideológicas, seu entendimento sobre a finalidade da Sociologia no ensino médio e as suas preferências a respeito de conteúdo e práticas de ensino. Os estudantes indicam uma orientação política predominantemente socialista, mas também aderem a uma orientação didática que presa pelo pragmatismo no ensino da Sociologia, baseado nos princípios e finalidades propostos nas Orientações Curriculares Nacionais para a área. |
id |
UFRGS-2_e952ed00ca603cd9d2b0036120ac023e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218672 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barcelos, Régis Leonardo GusmãoMocelin, Daniel Gustavo2021-03-12T04:20:02Z20202594-3707http://hdl.handle.net/10183/218672001122814O artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo analisa o perfil dos alunos, com base nas suas concepções didático-pedagógicas e politico-ideológicas, seu entendimento sobre a finalidade da Sociologia no ensino médio e as suas preferências a respeito de conteúdo e práticas de ensino. Os estudantes indicam uma orientação política predominantemente socialista, mas também aderem a uma orientação didática que presa pelo pragmatismo no ensino da Sociologia, baseado nos princípios e finalidades propostos nas Orientações Curriculares Nacionais para a área.The article presents a research conducted with students of Social Sciences in the Federal University of the Rio Grande do Sul. The study analyzes the profile of the students, their didactic-pedagogical and political-ideological conceptions, their understanding about the purpose of Sociology in High School and their preferences about teaching contents and practices. Students indicate a predominantly socialist political orientation, but they also adhere to a didactic orientation that is bound by pragmatism in the teaching Sociology, based on the principles proposed in the National Curricular Guidelines for the area.application/pdfporCadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 4, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 103-130Universidade Federal do Rio Grande do SulCiências sociaisLicenciaturaSociologiaEnsinoSchool SociologyPedagogical conceptionsIdeological conceptionsConcepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de licenciatura em Ciências SociaisIdeological and pedagogical conceptions of the students of Social Sciences info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122814.pdf.txt001122814.pdf.txtExtracted Texttext/plain62856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218672/2/001122814.pdf.txtb225adb9c2a9ebfad44349b00791f9e7MD52ORIGINAL001122814.pdfTexto completoapplication/pdf526425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218672/1/001122814.pdfbee8504858a03977d2caa806c5a5ac6eMD5110183/2186722023-08-18 03:40:31.525218oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218672Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-18T06:40:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de licenciatura em Ciências Sociais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Ideological and pedagogical conceptions of the students of Social Sciences |
title |
Concepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de licenciatura em Ciências Sociais |
spellingShingle |
Concepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de licenciatura em Ciências Sociais Barcelos, Régis Leonardo Gusmão Universidade Federal do Rio Grande do Sul Ciências sociais Licenciatura Sociologia Ensino School Sociology Pedagogical conceptions Ideological conceptions |
title_short |
Concepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de licenciatura em Ciências Sociais |
title_full |
Concepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de licenciatura em Ciências Sociais |
title_fullStr |
Concepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de licenciatura em Ciências Sociais |
title_full_unstemmed |
Concepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de licenciatura em Ciências Sociais |
title_sort |
Concepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de licenciatura em Ciências Sociais |
author |
Barcelos, Régis Leonardo Gusmão |
author_facet |
Barcelos, Régis Leonardo Gusmão Mocelin, Daniel Gustavo |
author_role |
author |
author2 |
Mocelin, Daniel Gustavo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcelos, Régis Leonardo Gusmão Mocelin, Daniel Gustavo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Ciências sociais Licenciatura Sociologia Ensino |
topic |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Ciências sociais Licenciatura Sociologia Ensino School Sociology Pedagogical conceptions Ideological conceptions |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School Sociology Pedagogical conceptions Ideological conceptions |
description |
O artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo analisa o perfil dos alunos, com base nas suas concepções didático-pedagógicas e politico-ideológicas, seu entendimento sobre a finalidade da Sociologia no ensino médio e as suas preferências a respeito de conteúdo e práticas de ensino. Os estudantes indicam uma orientação política predominantemente socialista, mas também aderem a uma orientação didática que presa pelo pragmatismo no ensino da Sociologia, baseado nos princípios e finalidades propostos nas Orientações Curriculares Nacionais para a área. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-12T04:20:02Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/218672 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2594-3707 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001122814 |
identifier_str_mv |
2594-3707 001122814 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/218672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 4, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 103-130 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218672/2/001122814.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218672/1/001122814.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b225adb9c2a9ebfad44349b00791f9e7 bee8504858a03977d2caa806c5a5ac6e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225010112626688 |