Probation of ocupational therapy in the family health program: reflections about a didatic-assistential parnership between the reata/USP and the PSF/QUALIS-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Eucenir Fredini
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Shimizu, Priscila Narimoto, Barrales, Lorena Martinez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13904
Resumo: Em sintonia com as mais recentes propostas de atenção à saúde e reabilitação das pessoas com deficiência, em 2001, o curso de Terapia Ocupacional, da FMUSP, passou a oferecer um programa de estágio, em parceria com o PSF-Programa da Saúde da Família / QUALIS - Fundação Zerbini, do município de São Paulo - Zona Sudeste, aos alunos dos 7º e 8º semestres. Essa experiência tem proporcionado aos alunos a oportunidade de articular os fundamentos teóricos à atuação prática com a população portadora de deficiência. Os resultados têm sido benéficos tanto para os estudantes, como para a clientela e para a própria academia. Os alunos beneficiam-se de uma formação profissional em saúde pública, na rede de atenção básica, em conjunto com outras equipes (saúde da família, saúde bucal, saúde mental e especialistas). A clientela é beneficiada com atenção focada em suas necessidades, na região de sua moradia, e a academia se enriquece ao permitir uma postura mais crítica frente à estruturação dos estágios, capaz de vislumbrar além dos princípios reducionistas médico-organicistas. De modo a atender os interesses e as necessidades da clientela com deficiência, o estágio da TO, em parceria com o PSF/QUALIS, fundamenta-se nos princípios da inclusão e em ações que buscam o desmonte da exclusão social. As diversas modalidades de atendimento oferecidas são focadas nas necessidades do indivíduo, do grupo e da comunidade, tendo por base o território adstrito. Todas as ações buscam a conquista da autonomia e independência da pessoa com deficiência, através do desenvolvimento de seu poder pessoal para tomar suas próprias decisões e assumir o controle de suas vidas.
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spelling Probation of ocupational therapy in the family health program: reflections about a didatic-assistential parnership between the reata/USP and the PSF/QUALIS-SP Estágio de terapia ocupacional no programa da saúde da família: reflexões sobre uma parceria didático-assistencial entre o reata/USP e o PSF/QUALIS-SP Terapia Ocupacional^i1^stendêncSaúde da famíliaFormulação de projetosPlanejamento de assistência ao paciente^i1^stendêncPessoas deficientes^i1^sreabilitaTerapia ocupacional^i1^srecursos humaServiços de saúde^i1^stendêncOccupational therapy^i2^streFamily healthProject formulationPatient care planning^i2^streDisabled persons^i2^srehabilitatOccupational therapy^i2^smanpoHealth services^i2^stre Em sintonia com as mais recentes propostas de atenção à saúde e reabilitação das pessoas com deficiência, em 2001, o curso de Terapia Ocupacional, da FMUSP, passou a oferecer um programa de estágio, em parceria com o PSF-Programa da Saúde da Família / QUALIS - Fundação Zerbini, do município de São Paulo - Zona Sudeste, aos alunos dos 7º e 8º semestres. Essa experiência tem proporcionado aos alunos a oportunidade de articular os fundamentos teóricos à atuação prática com a população portadora de deficiência. Os resultados têm sido benéficos tanto para os estudantes, como para a clientela e para a própria academia. Os alunos beneficiam-se de uma formação profissional em saúde pública, na rede de atenção básica, em conjunto com outras equipes (saúde da família, saúde bucal, saúde mental e especialistas). A clientela é beneficiada com atenção focada em suas necessidades, na região de sua moradia, e a academia se enriquece ao permitir uma postura mais crítica frente à estruturação dos estágios, capaz de vislumbrar além dos princípios reducionistas médico-organicistas. De modo a atender os interesses e as necessidades da clientela com deficiência, o estágio da TO, em parceria com o PSF/QUALIS, fundamenta-se nos princípios da inclusão e em ações que buscam o desmonte da exclusão social. As diversas modalidades de atendimento oferecidas são focadas nas necessidades do indivíduo, do grupo e da comunidade, tendo por base o território adstrito. Todas as ações buscam a conquista da autonomia e independência da pessoa com deficiência, através do desenvolvimento de seu poder pessoal para tomar suas próprias decisões e assumir o controle de suas vidas. According to the most recent proposals of health attention and rehabilitation of the disable people, in 2001 the Occupational Therapy course at the Medical School of University of São Paulo started to offer a trainee program, in partnership with PSF - Programa de Saúde da Família /QUALIS (Family Health Care Program /QUALIS) - Zerbini Foundation, of the São Paulo borough - Southeast area, to the students of 7th and 8th semesters. This experience has been proportioning to the students the opportunity to articulate the theoretical foundations with the practical acting with the handicapped population. The results have been beneficial to the students, to the clients and also to the academy. The students benefit from the professional training in public health, in the basic care network, with the other teams (family health care, oral health, mental health and specialists). The clients are benefited from the attention focused on their needs, in the area of their homes and the academy enriches by allowing a critical attitude towards the structure of the trainee program, capable of glimmering beyond the reductionist medical organicist principles. In order to respond to the interests and needs of the disable patients, the Occupational Therapy trainee program, in partnership with PSF - QUALIS, bases on the inclusion principles and on actions that seek the dismantle of the social exclusion. The various kinds of attention offered are focused on the needs of the person, the group and the community, based on the connected territory. All the actions seek the conquest of the autonomy and independence of the handicapped person, through the development of their personal capacity of making their own decisions and assuming their life control. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/1390410.11606/issn.2238-6149.v13i3p104-110Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 13 Núm. 3 (2002); 104-110Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 13 No. 3 (2002); 104-110Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 13 n. 3 (2002); 104-1102238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13904/15722Rocha, Eucenir FrediniShimizu, Priscila NarimotoBarrales, Lorena Martinezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-04T12:07:26Zoai:revistas.usp.br:article/13904Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2016-03-04T12:07:26Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
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