Activity analysis and education of occupational therapists: a study with intern preceptors at the Federal University of Pernambuco, Brazil
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13941 |
Resumo: | No Brasil os primeiros cursos de graduação de Terapia Ocupacional foram criados no final dos anos 50 e início dos anos 60. Em 1963, constituiu-se, por aprovação do Conselho Nacional de Educação, o Currículo Mínimo dos cursos de Terapia Ocupacional e, em 1982, esse currículo foi modificado, fortalecendo a especificidade da profissão. No início dos anos 2000, ocorre nova mudança, com a aprovação das Diretrizes Curriculares, que indica, entre outros conteúdos, a necessidade do estudo acerca das atividades humanas e a análise dessas atividades. O objetivo desta pesquisa é identificar o percurso desde a formação profissional à aplicação da análise de atividade na prática do terapeuta ocupacional preceptor de estágio da UFPE. É um estudo descritivo de campo, realizado com 28 preceptores de estágio curricular do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco. Dos pesquisados, 96% são do sexo feminino, com tempo de atuação de 10 a 19 anos (64%), com predomínio nas áreas de Saúde Mental e Neurologia. A maioria (88%) dos entrevistados refere ter estudado análise de atividade durante a graduação Todos os entrevistados afirmam ser necessário o estudo da análise de atividade para o terapeuta ocupacional e 84% realizam a análise em seu cotidiano profissional. Fica evidente que a análise de atividades, além de um conhecimento encontrado na literatura, na legislação profissional e na formação do terapeuta ocupacional, está também presente na prática cotidiana do profissional preceptor de estágio da UFPE. |
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Activity analysis and education of occupational therapists: a study with intern preceptors at the Federal University of Pernambuco, Brazil Análise de atividades e formação do terapeuta ocupacional: um estudo com os preceptores de estágio da UFPE Terapia ocupacional^i1^seducaTerapia ocupacional^i1^srecursos humaCurrículo^i1^stendêncOccupational therapy^i2^seducatOccupational therapy^i2^smanpoCurriculum^i2^stre No Brasil os primeiros cursos de graduação de Terapia Ocupacional foram criados no final dos anos 50 e início dos anos 60. Em 1963, constituiu-se, por aprovação do Conselho Nacional de Educação, o Currículo Mínimo dos cursos de Terapia Ocupacional e, em 1982, esse currículo foi modificado, fortalecendo a especificidade da profissão. No início dos anos 2000, ocorre nova mudança, com a aprovação das Diretrizes Curriculares, que indica, entre outros conteúdos, a necessidade do estudo acerca das atividades humanas e a análise dessas atividades. O objetivo desta pesquisa é identificar o percurso desde a formação profissional à aplicação da análise de atividade na prática do terapeuta ocupacional preceptor de estágio da UFPE. É um estudo descritivo de campo, realizado com 28 preceptores de estágio curricular do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco. Dos pesquisados, 96% são do sexo feminino, com tempo de atuação de 10 a 19 anos (64%), com predomínio nas áreas de Saúde Mental e Neurologia. A maioria (88%) dos entrevistados refere ter estudado análise de atividade durante a graduação Todos os entrevistados afirmam ser necessário o estudo da análise de atividade para o terapeuta ocupacional e 84% realizam a análise em seu cotidiano profissional. Fica evidente que a análise de atividades, além de um conhecimento encontrado na literatura, na legislação profissional e na formação do terapeuta ocupacional, está também presente na prática cotidiana do profissional preceptor de estágio da UFPE. The first undergraduate occupational therapy courses in Brazil were created in the late 1950s and early 1960s. In 1963, the minimum curriculum of occupational therapy courses came into being with approval from the National Education Council, and in 1982, this curriculum was modified, thus strengthening the specificity of the profession. In the early years of the 2000s, there occurred further change with the approval of the curricular directives, which indicated the necessity of studies on human activities and the analysis of such activities. The aim of the present work is to identify the course from professional education to the application of activity analysis in the practice of occupational therapist intern preceptor at the Federal University of Pernambuco, Brazil. This is a descriptive field study carried out with 28 curricular intern preceptors from the occupational therapy course of the Federal University of Pernambuco. A total of 96% of the individuals surveyed were women with between 10 and 19 years experience (64%), predominantly in the areas of Mental Health and Neurology. The majority (88%) of the interviewees stated having studied activity analysis during their undergraduate studies; all affirmed that the study of activity analysis was necessary for occupational therapists; and 84% carried out analysis in their day-to-day professional life. It is evident that activity analysis, besides constituting knowledge in the literature, professional legislation and the education of occupational therapists, is also present in the daily practices of professional intern preceptors at the Federal University of Pernambuco. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/1394110.11606/issn.2238-6149.v15i2p63-70Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 15 Núm. 2 (2004); 63-70Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 15 No. 2 (2004); 63-70Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 15 n. 2 (2004); 63-702238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13941/15759Guimarães, Daniela Sá LeitãoFalcão, Ilka Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-04T12:07:55Zoai:revistas.usp.br:article/13941Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2016-03-04T12:07:55Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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