Daily life and educational parenting practices: the perception of families of children undergoing psychological stress.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/119443 |
Resumo: | Objetivo: identificar as percepções de responsáveis por crianças em sofrimento psíquico sobre as atividades que desenvolvem com elas, as práticas educativas que utilizam em seu cotidiano e sobre como compreendem a influência destas no comportamento das crianças. Participaram 10 responsáveis por crianças de 6 a 10 anos, vinculadas a um Programa de Terapia Ocupacional em Saúde Mental Infantojuvenil. Foi utilizado roteiro de entrevista semiestruturado, cujos resultados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Observou-se que grande parte dos participantes possui um cotidiano de atividades compartilhadas com suas crianças, rotina de atividades programadas e com horários, responsabilidades e regras na família; adotam comportamentos afetivos com frequência e diversificam suas práticas educativas de acordo com o contexto em que ela é demandada. Verificou-se não haver um perfil de estratégias e de cuidado parental comum a todos os participantes, pois o padrão da relação de cada família norteia as ações dos pais com as crianças, a depender da dinâmica de cada contexto. Tais resultados indicam pontos importantes a serem considerados em ações para as crianças em sofrimento psíquico e suas famílias. |
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Daily life and educational parenting practices: the perception of families of children undergoing psychological stress.Cotidiano e práticas educativas parentais: a percepção das famílias de crianças em sofrimento psíquicoSaúde mentalDesenvolvimento infantilPoder familiarCriançaRelações familiaresAtividades cotidianas.Mental healthChild developmentParentingChildFamily relationsActivities of daily living.Objetivo: identificar as percepções de responsáveis por crianças em sofrimento psíquico sobre as atividades que desenvolvem com elas, as práticas educativas que utilizam em seu cotidiano e sobre como compreendem a influência destas no comportamento das crianças. Participaram 10 responsáveis por crianças de 6 a 10 anos, vinculadas a um Programa de Terapia Ocupacional em Saúde Mental Infantojuvenil. Foi utilizado roteiro de entrevista semiestruturado, cujos resultados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Observou-se que grande parte dos participantes possui um cotidiano de atividades compartilhadas com suas crianças, rotina de atividades programadas e com horários, responsabilidades e regras na família; adotam comportamentos afetivos com frequência e diversificam suas práticas educativas de acordo com o contexto em que ela é demandada. Verificou-se não haver um perfil de estratégias e de cuidado parental comum a todos os participantes, pois o padrão da relação de cada família norteia as ações dos pais com as crianças, a depender da dinâmica de cada contexto. Tais resultados indicam pontos importantes a serem considerados em ações para as crianças em sofrimento psíquico e suas famílias.Objective: to identify the perceptions of parents of children undergoing psychological stress on the activities they develop together, the educational practices they use in their daily life, and how they see these practices influence the children’s behavior. Ten parents of children aged from 6 to 10 years linked to the Occupational Therapy Program for Children’s and Adolescent’s Mental Health participated in this study. We used a semi-structured interview script, whose results we analyzed using the content analysis technique. We observed that most participants share daily life activities with their children, have a routine with planned activities and schedules, with responsibilities and rules in the family context; parents often adopt affective behaviors and use different educational practices according to the situation. We verified there are no parenting educational strategies that represent all participants, because the relationship pattern depends on the context of each family. These results indicate important points to be considered in actions for children undergoing psychological stress and their respective families.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/11944310.11606/issn.2238-6149.v28i2p190-197Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 28 Núm. 2 (2017); 190-197Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 28 No. 2 (2017); 190-197Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 28 n. 2 (2017); 190-1972238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/119443/134193https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/119443/134194Copyright (c) 2017 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessCid, Maria Fernanda BarbozaSantos, Gabriella da CruzSquassoni, Carolina Elisabeth2017-11-16T17:29:44Zoai:revistas.usp.br:article/119443Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2017-11-16T17:29:44Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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