Dreaming together: creativity and aesthetic experiences on the accompaniment of a child
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14072 |
Resumo: | Este artigo apresenta o estudo de caso sobre o acompanhamento terapêutico de uma criança em vulnerabilidade social, atendida no Programa Permanente de Composições Artísticas e Terapia Ocupacional (PACTO), do Curso de Terapia Ocupacional da USP, entre os anos de 2004 a 2007. O estudo visou contribuir para a construção de conhecimento no campo de interface entre arte e saúde, dando destaque à importância da criatividade e das experiências estéticas nos processos de Terapia Ocupacional. Buscou-se, assim, verificar em que medida a abertura para o viver criativo potencializa a vida e possibilita a apresentação do mundo de um modo convidativo e não ameaçador. O acompanhamento mostrou-se extremamente rico para o processo da criança. A partir do trânsito pela cidade, do contato com outras pessoas, com elementos da cultura e da criação de um espaço de jogo na relação com a terapeuta, foi possível enfrentar as intermitências da vida de forma criativa e saudável. |
id |
USP-43_d46ddd223773bddbded94b6264ce2eec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/14072 |
network_acronym_str |
USP-43 |
network_name_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository_id_str |
|
spelling |
Dreaming together: creativity and aesthetic experiences on the accompaniment of a child Exercícios de sonhar junto: criatividade e experiências estéticas no acompanhamento de uma criança Terapia OcupacionalCriatividadeAtividades HumanasDesenvolvimento InfantilEstudos de casoOccupational therapyCreativenessHuman activitiesChild developmentCase Studies Este artigo apresenta o estudo de caso sobre o acompanhamento terapêutico de uma criança em vulnerabilidade social, atendida no Programa Permanente de Composições Artísticas e Terapia Ocupacional (PACTO), do Curso de Terapia Ocupacional da USP, entre os anos de 2004 a 2007. O estudo visou contribuir para a construção de conhecimento no campo de interface entre arte e saúde, dando destaque à importância da criatividade e das experiências estéticas nos processos de Terapia Ocupacional. Buscou-se, assim, verificar em que medida a abertura para o viver criativo potencializa a vida e possibilita a apresentação do mundo de um modo convidativo e não ameaçador. O acompanhamento mostrou-se extremamente rico para o processo da criança. A partir do trânsito pela cidade, do contato com outras pessoas, com elementos da cultura e da criação de um espaço de jogo na relação com a terapeuta, foi possível enfrentar as intermitências da vida de forma criativa e saudável. This article presents the case-study of a therapeutic accompaniment of a child in social vulnerability. This child was assisted in the Artistic Compositions and Occupational Therapy Permanent Program, of the Occupational Therapy Program, at USP, from 2004 to 2007. This research aim was to contribute for the production of knowledge in the field of the interface between art and health, focusing on the relevance of the creativity and aesthetic experiences in Occupational Therapy processes. Therefore, our objective was to verify how the opening to a creative living strengthens life and make it possible to present the world in a inviting and not threatening way. The accompaniment revealed to be extremely rich for the child process. Through transiting on the city, contacting with other people and cultural elements and creating a play space in the therapeutic relation, it became possible to face the precariousness of life in a creative and healthful way. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/1407210.11606/issn.2238-6149.v20i3p164-170Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 20 Núm. 3 (2009); 164-170Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 20 No. 3 (2009); 164-170Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 20 n. 3 (2009); 164-1702238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14072/15890Buelau, Renata MonteiroInforsato, Erika AlvarezLima, Elizabeth M. F. Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-17T12:24:48Zoai:revistas.usp.br:article/14072Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2014-10-17T12:24:48Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dreaming together: creativity and aesthetic experiences on the accompaniment of a child Exercícios de sonhar junto: criatividade e experiências estéticas no acompanhamento de uma criança |
title |
Dreaming together: creativity and aesthetic experiences on the accompaniment of a child |
spellingShingle |
Dreaming together: creativity and aesthetic experiences on the accompaniment of a child Buelau, Renata Monteiro Terapia Ocupacional Criatividade Atividades Humanas Desenvolvimento Infantil Estudos de caso Occupational therapy Creativeness Human activities Child development Case Studies |
title_short |
Dreaming together: creativity and aesthetic experiences on the accompaniment of a child |
title_full |
Dreaming together: creativity and aesthetic experiences on the accompaniment of a child |
title_fullStr |
Dreaming together: creativity and aesthetic experiences on the accompaniment of a child |
title_full_unstemmed |
Dreaming together: creativity and aesthetic experiences on the accompaniment of a child |
title_sort |
Dreaming together: creativity and aesthetic experiences on the accompaniment of a child |
author |
Buelau, Renata Monteiro |
author_facet |
Buelau, Renata Monteiro Inforsato, Erika Alvarez Lima, Elizabeth M. F. Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Inforsato, Erika Alvarez Lima, Elizabeth M. F. Araújo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buelau, Renata Monteiro Inforsato, Erika Alvarez Lima, Elizabeth M. F. Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Terapia Ocupacional Criatividade Atividades Humanas Desenvolvimento Infantil Estudos de caso Occupational therapy Creativeness Human activities Child development Case Studies |
topic |
Terapia Ocupacional Criatividade Atividades Humanas Desenvolvimento Infantil Estudos de caso Occupational therapy Creativeness Human activities Child development Case Studies |
description |
Este artigo apresenta o estudo de caso sobre o acompanhamento terapêutico de uma criança em vulnerabilidade social, atendida no Programa Permanente de Composições Artísticas e Terapia Ocupacional (PACTO), do Curso de Terapia Ocupacional da USP, entre os anos de 2004 a 2007. O estudo visou contribuir para a construção de conhecimento no campo de interface entre arte e saúde, dando destaque à importância da criatividade e das experiências estéticas nos processos de Terapia Ocupacional. Buscou-se, assim, verificar em que medida a abertura para o viver criativo potencializa a vida e possibilita a apresentação do mundo de um modo convidativo e não ameaçador. O acompanhamento mostrou-se extremamente rico para o processo da criança. A partir do trânsito pela cidade, do contato com outras pessoas, com elementos da cultura e da criação de um espaço de jogo na relação com a terapeuta, foi possível enfrentar as intermitências da vida de forma criativa e saudável. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14072 10.11606/issn.2238-6149.v20i3p164-170 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14072 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-6149.v20i3p164-170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14072/15890 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 20 Núm. 3 (2009); 164-170 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 20 No. 3 (2009); 164-170 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 20 n. 3 (2009); 164-170 2238-6149 1415-9104 reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
collection |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revto@usp.br |
_version_ |
1798042669537034240 |