“Sobra o que sempre existiu”: arte moderna e ecologia no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Vera Beatriz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/187541
Resumo: A partir da reflexão sobre problemas ambientais recentes no Brasil, o artigo investiga a relação entre arte e pensamento ecológico no país nos séculos XIX e XX. A primeira parte do artigo fala da representação da natureza tropical e de como essas imagens, disseminadas globalmente a partir do século XIX, foram responsáveis pela transformação da natureza brasileira em uma paisagem. A segunda lida com a questão da relação entre natureza local e tradições populares ou vernáculas, que funcionariam como fontes para o pensamento ecológico desenvolvido por artistas modernos brasileiros.
id USP-45_00e4b233d4b4f8f8499793f90da4a2ac
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/187541
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling “Sobra o que sempre existiu”: arte moderna e ecologia no Brasil"Sobra lo que siempre existió": arte moderno y ecología en Brasil"What Remains Has Always Existed": Modern Art and Ecology in BrazilArte y ecología en BrasilArte moderno brasileñoArtes ambientalesArte e ecologia no BrasilArte moderna brasileiraArtes ambientaisArt and Ecology in BrazilBrazilian Modern ArtEnvironmental Arts A partir da reflexão sobre problemas ambientais recentes no Brasil, o artigo investiga a relação entre arte e pensamento ecológico no país nos séculos XIX e XX. A primeira parte do artigo fala da representação da natureza tropical e de como essas imagens, disseminadas globalmente a partir do século XIX, foram responsáveis pela transformação da natureza brasileira em uma paisagem. A segunda lida com a questão da relação entre natureza local e tradições populares ou vernáculas, que funcionariam como fontes para o pensamento ecológico desenvolvido por artistas modernos brasileiros. A partir de la reflexión acerca de problemas ambientales recientes en Brasil, el artículo investiga la relación entre arte y pensamiento ecológico en el país en los siglos XIX y XX. La primera parte del artículo habla de la representación de la naturaleza tropical y de como esas imágenes, diseminadas globalmente desde el siglo XIX, fueron responsables por la transformación de la naturaleza brasileña en un paisaje. La segunda lida con la cuestión de la relación entre naturaleza local y tradiciones populares o vernáculas, las cuales funcionarían como fuentes para el pensamiento ecológico desarrollado por artistas modernos brasileños Based on a reflection on recent environmental issues in Brazil, this article investigates the nexus between art and ecological thinking in the country in the 19th and 20th centuries. The first part of the article deals with the representation of tropical nature and how these images, disseminated globally since the 19th century, were responsible for the transformation of Brazilian nature into a landscape. The second deals with the question of the relationship between local nature and popular or vernacular traditions, which would function as sources for ecological thinking developed by modern Brazilian artists. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/18754110.11606/issn.2178-0447.ars.2021.187541ARS (São Paulo); v. 19 n. 42 (2021): Histórias da arte sem lugar; 481-527ARS; Vol. 19 Núm. 42 (2021): Historias del arte sin lugar; 481-527ARS; Vol. 19 No. 42 (2021): Homeless Art Histories; 481-5272178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/187541/176545Copyright (c) 2021 Vera Beatriz Siqueirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Vera Beatriz2023-08-17T13:44:42Zoai:revistas.usp.br:article/187541Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-08-17T13:44:42ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Sobra o que sempre existiu”: arte moderna e ecologia no Brasil
"Sobra lo que siempre existió": arte moderno y ecología en Brasil
"What Remains Has Always Existed": Modern Art and Ecology in Brazil
title “Sobra o que sempre existiu”: arte moderna e ecologia no Brasil
spellingShingle “Sobra o que sempre existiu”: arte moderna e ecologia no Brasil
Siqueira, Vera Beatriz
Arte y ecología en Brasil
Arte moderno brasileño
Artes ambientales
Arte e ecologia no Brasil
Arte moderna brasileira
Artes ambientais
Art and Ecology in Brazil
Brazilian Modern Art
Environmental Arts
title_short “Sobra o que sempre existiu”: arte moderna e ecologia no Brasil
title_full “Sobra o que sempre existiu”: arte moderna e ecologia no Brasil
title_fullStr “Sobra o que sempre existiu”: arte moderna e ecologia no Brasil
title_full_unstemmed “Sobra o que sempre existiu”: arte moderna e ecologia no Brasil
title_sort “Sobra o que sempre existiu”: arte moderna e ecologia no Brasil
author Siqueira, Vera Beatriz
author_facet Siqueira, Vera Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Vera Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Arte y ecología en Brasil
Arte moderno brasileño
Artes ambientales
Arte e ecologia no Brasil
Arte moderna brasileira
Artes ambientais
Art and Ecology in Brazil
Brazilian Modern Art
Environmental Arts
topic Arte y ecología en Brasil
Arte moderno brasileño
Artes ambientales
Arte e ecologia no Brasil
Arte moderna brasileira
Artes ambientais
Art and Ecology in Brazil
Brazilian Modern Art
Environmental Arts
description A partir da reflexão sobre problemas ambientais recentes no Brasil, o artigo investiga a relação entre arte e pensamento ecológico no país nos séculos XIX e XX. A primeira parte do artigo fala da representação da natureza tropical e de como essas imagens, disseminadas globalmente a partir do século XIX, foram responsáveis pela transformação da natureza brasileira em uma paisagem. A segunda lida com a questão da relação entre natureza local e tradições populares ou vernáculas, que funcionariam como fontes para o pensamento ecológico desenvolvido por artistas modernos brasileiros.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/187541
10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.187541
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/187541
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.187541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/187541/176545
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Vera Beatriz Siqueira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Vera Beatriz Siqueira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 19 n. 42 (2021): Histórias da arte sem lugar; 481-527
ARS; Vol. 19 Núm. 42 (2021): Historias del arte sin lugar; 481-527
ARS; Vol. 19 No. 42 (2021): Homeless Art Histories; 481-527
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293716918272