Discursos em torno dos vídeos verticais: a arqueologia de uma proporção "errada" de tela
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/140526 |
Resumo: | Esse artigo busca estabelecer referências históricas para a análise de imagens em movimento verticais, frequentemente consideradas “erradas” devido a sua incompatibilidade com os standards audiovisuais ocidentais modernos. A partir de uma abordagem de arqueologia de mídias, o artigo identifica expressões de verticalidade nas imagens em movimento desde seus primeiros desenvolvimentos, considerando o nascimento do cinema e a emergência dos circuitos de videoarte nos anos 1980-90. Esses casos ressaltam a midialidade disputada dos sistemas audiovisuais. O artigo conclui demonstrando como a negociação de especificidades midiáticas se estende por meio de plataformas em rede e da curadoria de eventos, criando a possibilidade para a emergência de novas formas de arte tecnológica. |
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Discursos em torno dos vídeos verticais: a arqueologia de uma proporção "errada" de telaDiscourses around vertical videos: an archaeology of “wrong” aspect ratiosmedium specificitymedia archeologyonline videoaspect ratiodisplay technologiescuratingespecificidade midiáticaarqueologia das mídiasvídeo on-lineproporção de telatecnologias de exibiçãocuradoriaEsse artigo busca estabelecer referências históricas para a análise de imagens em movimento verticais, frequentemente consideradas “erradas” devido a sua incompatibilidade com os standards audiovisuais ocidentais modernos. A partir de uma abordagem de arqueologia de mídias, o artigo identifica expressões de verticalidade nas imagens em movimento desde seus primeiros desenvolvimentos, considerando o nascimento do cinema e a emergência dos circuitos de videoarte nos anos 1980-90. Esses casos ressaltam a midialidade disputada dos sistemas audiovisuais. O artigo conclui demonstrando como a negociação de especificidades midiáticas se estende por meio de plataformas em rede e da curadoria de eventos, criando a possibilidade para a emergência de novas formas de arte tecnológica. This paper seeks to provide historical references for the examination of contemporary forms of vertical moving images, often considered “wrong” due to their incompatibility with the audiovisual standards established in the West. Deploying an archaeological approach, the paper identifies expressions of verticality in moving images since their first modern developments, encompassing both the birth of cinema and the emergence of video art circuits in the 1980s-90s. These cases serve to underscore the disputed mediality of audiovisual systems. This paper concludes by showing how the negotiation of medium specificities continues through networked platforms and curated events, creating possibilities for the emergence of new technological art forms. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/14052610.11606/issn.2178-0447.ars.2019.140526ARS (São Paulo); v. 17 n. 35 (2019): Dossiê Membranas: intersecções entre arte, ciência e tecnologia; 147 - 165ARS; Vol. 17 Núm. 35 (2019): Dossiê Membranas: intersecções entre arte, ciência e tecnologia; 147 - 165ARS; Vol. 17 No. 35 (2019): Dossiê Membranas: intersecções entre arte, ciência e tecnologia; 147 - 1652178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/140526/153217Copyright (c) 2019 Gabriel Menottiinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenotti, Gabriel2019-06-04T17:50:21Zoai:revistas.usp.br:article/140526Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2019-06-04T17:50:21ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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