Uma cidade grafada em luz: o cinema na crônica jornalística carioca (1894-1922)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/180636 |
Resumo: | Este artigo analisa a presença do cinema na crônica carioca publicada até 1922, procurando compreender como ele moldou o olhar dos cronistas à cidade, naqueles anos em que vielas acanhadas transformavam-se em avenidas elegantes, a convidarem a sociedade à esfera pública. Analisamos um amplo conjunto de textos cronísticos, considerando o diálogo que estabeleceram com as imagens em movimento. Nosso objetivo é levantar o arcabouço estilístico e intelectual mobilizado pelos autores deste gênero literário peculiar, situado entre a história e a literatura, no intuito de compreenderem o objeto de que tratavam. Neste sentido, consideramos tanto a abordagem do cinema enquanto temática quanto o esforço dos cronistas de forjamento de uma linguagem que procurasse mimetizar a materialidade oriunda do dispositivo fílmico. |
id |
USP-45_2ecfb1886ffe9d18c12467dc1de36116 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/180636 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma cidade grafada em luz: o cinema na crônica jornalística carioca (1894-1922)Una ciudad escrita a la luz: el cine en la crónica periodística de Río (1894-1922)A City Written in Light: Cinema in Rio’s Journalistic Chronicle (1894-1922)Silent CinemaHistoryCinema and LiteratureCinema and HistoryRio de JaneiroCine mudoCrónicaCine y literaturaCine e historiaRio de JaneiroCinema silenciosoCrônicaCinema e literaturaCinema e históriaRio de JaneiroEste artigo analisa a presença do cinema na crônica carioca publicada até 1922, procurando compreender como ele moldou o olhar dos cronistas à cidade, naqueles anos em que vielas acanhadas transformavam-se em avenidas elegantes, a convidarem a sociedade à esfera pública. Analisamos um amplo conjunto de textos cronísticos, considerando o diálogo que estabeleceram com as imagens em movimento. Nosso objetivo é levantar o arcabouço estilístico e intelectual mobilizado pelos autores deste gênero literário peculiar, situado entre a história e a literatura, no intuito de compreenderem o objeto de que tratavam. Neste sentido, consideramos tanto a abordagem do cinema enquanto temática quanto o esforço dos cronistas de forjamento de uma linguagem que procurasse mimetizar a materialidade oriunda do dispositivo fílmico.Este artículo analiza la presencia del cine en la crónica carioca publicada hasta 1922, tratando de entender cómo moldeó la mirada de los cronistas a la ciudad, en aquellos años en que los callejones estrechos se transformaban en elegantes avenidas, invitando a la sociedad a la esfera pública. Analizamos un amplio conjunto de textos, considerando el diálogo que establecieron con las imágenes en movimiento. Nuestro objetivo es observar el marco estilístico e intelectual movilizado por los autores de este peculiar género literario, situado entre la historia y la literatura, para comprender el objeto que trataban. En este sentido, consideramos tanto el enfoque del cine como tema y el esfuerzo de los cronistas por forjar un lenguaje que buscara imitar la materialidad proveniente del aparato cinematográfico.This article analyzes the presence of cinema in Rio’s chronicles published until 1922, seeking to understand how it shaped the gaze of chroniclers to the city, in those years when narrow alleys became elegant avenues, inviting society to the public sphere. I analyze a wide range of chronicle texts, considering the dialogue they established with the moving images. I intend to investigate the stylistic and intellectual framework mobilized by the authors of this peculiar literary genre, situated between history and literature, to understand the subject they were dealing with. Thus, I consider both the approach to cinema as a theme and the effort of the chroniclers to forge a language that sought to mimic the materiality of the filmic device.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/18063610.11606/issn.2178-0447.ars.2022.180636ARS (São Paulo); v. 20 n. 44 (2022); 76-132ARS; Vol. 20 Núm. 44 (2022); 76-132ARS; Vol. 20 No. 44 (2022); 76-1322178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/180636/181455Copyright (c) 2022 Danielle Crepaldi Carvalhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Danielle Crepaldi2023-07-14T13:27:33Zoai:revistas.usp.br:article/180636Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-07-14T13:27:33ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma cidade grafada em luz: o cinema na crônica jornalística carioca (1894-1922) Una ciudad escrita a la luz: el cine en la crónica periodística de Río (1894-1922) A City Written in Light: Cinema in Rio’s Journalistic Chronicle (1894-1922) |
title |
Uma cidade grafada em luz: o cinema na crônica jornalística carioca (1894-1922) |
spellingShingle |
Uma cidade grafada em luz: o cinema na crônica jornalística carioca (1894-1922) Carvalho, Danielle Crepaldi Silent Cinema History Cinema and Literature Cinema and History Rio de Janeiro Cine mudo Crónica Cine y literatura Cine e historia Rio de Janeiro Cinema silencioso Crônica Cinema e literatura Cinema e história Rio de Janeiro |
title_short |
Uma cidade grafada em luz: o cinema na crônica jornalística carioca (1894-1922) |
title_full |
Uma cidade grafada em luz: o cinema na crônica jornalística carioca (1894-1922) |
title_fullStr |
Uma cidade grafada em luz: o cinema na crônica jornalística carioca (1894-1922) |
title_full_unstemmed |
Uma cidade grafada em luz: o cinema na crônica jornalística carioca (1894-1922) |
title_sort |
Uma cidade grafada em luz: o cinema na crônica jornalística carioca (1894-1922) |
author |
Carvalho, Danielle Crepaldi |
author_facet |
Carvalho, Danielle Crepaldi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Danielle Crepaldi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Silent Cinema History Cinema and Literature Cinema and History Rio de Janeiro Cine mudo Crónica Cine y literatura Cine e historia Rio de Janeiro Cinema silencioso Crônica Cinema e literatura Cinema e história Rio de Janeiro |
topic |
Silent Cinema History Cinema and Literature Cinema and History Rio de Janeiro Cine mudo Crónica Cine y literatura Cine e historia Rio de Janeiro Cinema silencioso Crônica Cinema e literatura Cinema e história Rio de Janeiro |
description |
Este artigo analisa a presença do cinema na crônica carioca publicada até 1922, procurando compreender como ele moldou o olhar dos cronistas à cidade, naqueles anos em que vielas acanhadas transformavam-se em avenidas elegantes, a convidarem a sociedade à esfera pública. Analisamos um amplo conjunto de textos cronísticos, considerando o diálogo que estabeleceram com as imagens em movimento. Nosso objetivo é levantar o arcabouço estilístico e intelectual mobilizado pelos autores deste gênero literário peculiar, situado entre a história e a literatura, no intuito de compreenderem o objeto de que tratavam. Neste sentido, consideramos tanto a abordagem do cinema enquanto temática quanto o esforço dos cronistas de forjamento de uma linguagem que procurasse mimetizar a materialidade oriunda do dispositivo fílmico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/180636 10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.180636 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/180636 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.180636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/180636/181455 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Danielle Crepaldi Carvalho http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Danielle Crepaldi Carvalho http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 20 n. 44 (2022); 76-132 ARS; Vol. 20 Núm. 44 (2022); 76-132 ARS; Vol. 20 No. 44 (2022); 76-132 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688293558583296 |