Uma cidade grafada em luz: o cinema na crônica jornalística carioca (1894-1922)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Danielle Crepaldi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/180636
Resumo: Este artigo analisa a presença do cinema na crônica carioca publicada até 1922, procurando compreender como ele moldou o olhar dos cronistas à cidade, naqueles anos em que vielas acanhadas transformavam-se em avenidas elegantes, a convidarem a sociedade à esfera pública. Analisamos um amplo conjunto de textos cronísticos, considerando o diálogo que estabeleceram com as imagens em movimento. Nosso objetivo é levantar o arcabouço estilístico e intelectual mobilizado pelos autores deste gênero literário peculiar, situado entre a história e a literatura, no intuito de compreenderem o objeto de que tratavam. Neste sentido, consideramos tanto a abordagem do cinema enquanto temática quanto o esforço dos cronistas de forjamento de uma linguagem que procurasse mimetizar a materialidade oriunda do dispositivo fílmico.
id USP-45_2ecfb1886ffe9d18c12467dc1de36116
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/180636
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Uma cidade grafada em luz: o cinema na crônica jornalística carioca (1894-1922)Una ciudad escrita a la luz: el cine en la crónica periodística de Río (1894-1922)A City Written in Light: Cinema in Rio’s Journalistic Chronicle (1894-1922)Silent CinemaHistoryCinema and LiteratureCinema and HistoryRio de JaneiroCine mudoCrónicaCine y literaturaCine e historiaRio de JaneiroCinema silenciosoCrônicaCinema e literaturaCinema e históriaRio de JaneiroEste artigo analisa a presença do cinema na crônica carioca publicada até 1922, procurando compreender como ele moldou o olhar dos cronistas à cidade, naqueles anos em que vielas acanhadas transformavam-se em avenidas elegantes, a convidarem a sociedade à esfera pública. Analisamos um amplo conjunto de textos cronísticos, considerando o diálogo que estabeleceram com as imagens em movimento. Nosso objetivo é levantar o arcabouço estilístico e intelectual mobilizado pelos autores deste gênero literário peculiar, situado entre a história e a literatura, no intuito de compreenderem o objeto de que tratavam. Neste sentido, consideramos tanto a abordagem do cinema enquanto temática quanto o esforço dos cronistas de forjamento de uma linguagem que procurasse mimetizar a materialidade oriunda do dispositivo fílmico.Este artículo analiza la presencia del cine en la crónica carioca publicada hasta 1922, tratando de entender cómo moldeó la mirada de los cronistas a la ciudad, en aquellos años en que los callejones estrechos se transformaban en elegantes avenidas, invitando a la sociedad a la esfera pública. Analizamos un amplio conjunto de textos, considerando el diálogo que establecieron con las imágenes en movimiento. Nuestro objetivo es observar el marco estilístico e intelectual movilizado por los autores de este peculiar género literario, situado entre la historia y la literatura, para comprender el objeto que trataban. En este sentido, consideramos tanto el enfoque del cine como tema y el esfuerzo de los cronistas por forjar un lenguaje que buscara imitar la materialidad proveniente del aparato cinematográfico.This article analyzes the presence of cinema in Rio’s chronicles published until 1922, seeking to understand how it shaped the gaze of chroniclers to the city, in those years when narrow alleys became elegant avenues, inviting society to the public sphere. I analyze a wide range of chronicle texts, considering the dialogue they established with the moving images. I intend to investigate the stylistic and intellectual framework mobilized by the authors of this peculiar literary genre, situated between history and literature, to understand the subject they were dealing with. Thus, I consider both the approach to cinema as a theme and the effort of the chroniclers to forge a language that sought to mimic the materiality of the filmic device.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/18063610.11606/issn.2178-0447.ars.2022.180636ARS (São Paulo); v. 20 n. 44 (2022); 76-132ARS; Vol. 20 Núm. 44 (2022); 76-132ARS; Vol. 20 No. 44 (2022); 76-1322178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/180636/181455Copyright (c) 2022 Danielle Crepaldi Carvalhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Danielle Crepaldi2023-07-14T13:27:33Zoai:revistas.usp.br:article/180636Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-07-14T13:27:33ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma cidade grafada em luz: o cinema na crônica jornalística carioca (1894-1922)
Una ciudad escrita a la luz: el cine en la crónica periodística de Río (1894-1922)
A City Written in Light: Cinema in Rio’s Journalistic Chronicle (1894-1922)
title Uma cidade grafada em luz: o cinema na crônica jornalística carioca (1894-1922)
spellingShingle Uma cidade grafada em luz: o cinema na crônica jornalística carioca (1894-1922)
Carvalho, Danielle Crepaldi
Silent Cinema
History
Cinema and Literature
Cinema and History
Rio de Janeiro
Cine mudo
Crónica
Cine y literatura
Cine e historia
Rio de Janeiro
Cinema silencioso
Crônica
Cinema e literatura
Cinema e história
Rio de Janeiro
title_short Uma cidade grafada em luz: o cinema na crônica jornalística carioca (1894-1922)
title_full Uma cidade grafada em luz: o cinema na crônica jornalística carioca (1894-1922)
title_fullStr Uma cidade grafada em luz: o cinema na crônica jornalística carioca (1894-1922)
title_full_unstemmed Uma cidade grafada em luz: o cinema na crônica jornalística carioca (1894-1922)
title_sort Uma cidade grafada em luz: o cinema na crônica jornalística carioca (1894-1922)
author Carvalho, Danielle Crepaldi
author_facet Carvalho, Danielle Crepaldi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Danielle Crepaldi
dc.subject.por.fl_str_mv Silent Cinema
History
Cinema and Literature
Cinema and History
Rio de Janeiro
Cine mudo
Crónica
Cine y literatura
Cine e historia
Rio de Janeiro
Cinema silencioso
Crônica
Cinema e literatura
Cinema e história
Rio de Janeiro
topic Silent Cinema
History
Cinema and Literature
Cinema and History
Rio de Janeiro
Cine mudo
Crónica
Cine y literatura
Cine e historia
Rio de Janeiro
Cinema silencioso
Crônica
Cinema e literatura
Cinema e história
Rio de Janeiro
description Este artigo analisa a presença do cinema na crônica carioca publicada até 1922, procurando compreender como ele moldou o olhar dos cronistas à cidade, naqueles anos em que vielas acanhadas transformavam-se em avenidas elegantes, a convidarem a sociedade à esfera pública. Analisamos um amplo conjunto de textos cronísticos, considerando o diálogo que estabeleceram com as imagens em movimento. Nosso objetivo é levantar o arcabouço estilístico e intelectual mobilizado pelos autores deste gênero literário peculiar, situado entre a história e a literatura, no intuito de compreenderem o objeto de que tratavam. Neste sentido, consideramos tanto a abordagem do cinema enquanto temática quanto o esforço dos cronistas de forjamento de uma linguagem que procurasse mimetizar a materialidade oriunda do dispositivo fílmico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/180636
10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.180636
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/180636
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.180636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/180636/181455
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Danielle Crepaldi Carvalho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Danielle Crepaldi Carvalho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 20 n. 44 (2022); 76-132
ARS; Vol. 20 Núm. 44 (2022); 76-132
ARS; Vol. 20 No. 44 (2022); 76-132
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293558583296