A audiovisualidade da névoa: vídeo-cliffs vs vídeo-clips
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105527 |
Resumo: | A transparência é o valor da época: transparência democrática na política. Transparência visual no digital. Transparência do corpo na sedução. Este ensaio- criação afirma que, a partir de e no audiovisual, a transparência visual é um excesso de brilho para encobrir, ocultar, perder a polissemia das imagens. E propõe tornar ambíguo o visível, atrapalhar a vista, atravessar as aparências e adulterar as identidades como tática para obter narração, estética, verdade e representação do audiovisual. Assim, a figura da névoa é apresentada como o modo intermediário para intervir a moral e o brilho da imagem digital que tem seu céu na televisão e no videoclipe. Este ensaio-criação busca repensar a representação e a narração audiovisual através da figura da névoa. No final, é proposto o vídeo-cliff (a narração de vertigem sobre a névoa) como alternativa impura que atinge a transparência do videoclipe. |
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A audiovisualidade da névoa: vídeo-cliffs vs vídeo-clipsAudiovisuality of the mist: video-cliffs vs video-clipsseriesmoviesTVvideoaestheticsclipaudiovisual mistfog.cinemasériestelevisãovídeoestéticavideoclipenévoa audiovisualA transparência é o valor da época: transparência democrática na política. Transparência visual no digital. Transparência do corpo na sedução. Este ensaio- criação afirma que, a partir de e no audiovisual, a transparência visual é um excesso de brilho para encobrir, ocultar, perder a polissemia das imagens. E propõe tornar ambíguo o visível, atrapalhar a vista, atravessar as aparências e adulterar as identidades como tática para obter narração, estética, verdade e representação do audiovisual. Assim, a figura da névoa é apresentada como o modo intermediário para intervir a moral e o brilho da imagem digital que tem seu céu na televisão e no videoclipe. Este ensaio-criação busca repensar a representação e a narração audiovisual através da figura da névoa. No final, é proposto o vídeo-cliff (a narração de vertigem sobre a névoa) como alternativa impura que atinge a transparência do videoclipe.Transparency is the value of our time: Political transparency as a democratic principle. Visual transparency on the digital. Body transparency as aesthetics of seduction. This essay-creation claims that, from and on audiovisual, the visual transparency is an explicit way to conceal, hide, losing the polysemy of images. And proposes the ambiguous of the visible, the dirty look, the bastard identities as a creative tactic to reach narrative, aesthetics, truth and audiovisual representation. Thus, the figure of the fog as in-between visibility gain power to intervene the digital and television transparency. This essay-creation seeks to rethink the visual aesthetics and audiovisual narrative through the figure of the mist. At the end, it propose the video-cliff format (or narrative vertigo over the fog) as impure alternative that breaks the transparency of the our vide-clip era.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/10552710.11606/issn.2178-0447.ars.2015.105527ARS (São Paulo); v. 13 n. 25 (2015); 115-133ARS; Vol. 13 Núm. 25 (2015); 115-133ARS; Vol. 13 No. 25 (2015); 115-1332178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105527/104185Copyright (c) 2015 Omar Rincón, Lina Tonoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRincón, OmarTono, Lina2016-01-14T11:07:54Zoai:revistas.usp.br:article/105527Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2016-01-14T11:07:54ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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