Buscando Diva en el Sur Global: feminismo, arte y política
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/183784 |
Resumo: | Este artigo analisa a obra Diva de Juliana Notari. Ao se tratar de uma vulva gigante que emerge no meio de uma área que fora um canavial, em Pernambuco, várias ondas de contestação emergiram. Pretendemos evidenciar que esta produção artística se assume como um retrato do artivismo estético e político, mas também enquadrá-la no âmbito dos processos de resistência que demarcam o Sul Global, em que as desigualdades de gênero são profundas. É a partir de uma metodologia de caráter qualitativo, assente numa análise de conteúdo da obra da artista Juliana Notari que fundamos a nossa análise, procurando refletir e questionar os cânones do gênio masculino, bem como a evolução e a consolidação de uma história social da arte feminista. |
id |
USP-45_4c416cb9d9b1aa49500e359f1f3ece58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/183784 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Buscando Diva en el Sur Global: feminismo, arte y políticaProcurando Diva no Sul Global: feminismo, arte e políticaLoking for Diva in the Global South. Feminism, Art and PoliticsFeminismoCuerpo como arma políticaArtivismoSur GlobalHistoria del ArteFeminismoCorpo como arma políticaArtivismoSul GlobalHistória da ArteFeminismBody as a Political WeaponArtivismGlobal SouthArt History Este artigo analisa a obra Diva de Juliana Notari. Ao se tratar de uma vulva gigante que emerge no meio de uma área que fora um canavial, em Pernambuco, várias ondas de contestação emergiram. Pretendemos evidenciar que esta produção artística se assume como um retrato do artivismo estético e político, mas também enquadrá-la no âmbito dos processos de resistência que demarcam o Sul Global, em que as desigualdades de gênero são profundas. É a partir de uma metodologia de caráter qualitativo, assente numa análise de conteúdo da obra da artista Juliana Notari que fundamos a nossa análise, procurando refletir e questionar os cânones do gênio masculino, bem como a evolução e a consolidação de uma história social da arte feminista. Este artículo analiza la obra Diva, de Juliana Notari. Por lo que se trata de una vulva gigante que emerge en el medio de una región que fuera una plantación de cana de azúcar, en Pernambuco, Brasil, contestaciones surgirán en flujos. Intentamos evidenciar que esta producción artística se asume como un retrato del artivismo estético y político, pero también encuádrala en el ámbito de los procesos de resistencia que demarcan el Sur Global. Fundamos nuestro análisis partiendo de una metodología de carácter cualitativo, basada en un examen del contenido de la obra de la artista, buscando así reflexionar y cuestionar los cánones del genio masculino y la evolución y consolidación de una historia social del arte feminista. This article analyses the work Diva by Juliana Notari. In dealing with a giant vulva that emerges in the middle of an area that was once a sugarcane plantation, in Pernambuco, several waves of contestation have emerged. We intend to show that this artistic production is taken as a portrait of aesthetic and political artivism, but also to frame it within the processes of resistance that demarcate the Global South. It is from a qualitative methodology, based on a content analysis of the work of the artist Juliana Notari that we base our analysis, seeking to reflect and question the canons of masculine genius, as well as the evolution and consolidation of a social history of feminist art. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/18378410.11606/issn.2178-0447.ars.2021.183784ARS (São Paulo); v. 19 n. 42 (2021): Histórias da arte sem lugar; 834-893ARS; Vol. 19 Núm. 42 (2021): Historias del arte sin lugar; 834-893ARS; Vol. 19 No. 42 (2021): Homeless Art Histories; 834-8932178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/183784/176553Copyright (c) 2021 Cláudia de Oliveira, Paula Guerrahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Cláudia deGuerra, Paula 2023-08-17T13:44:42Zoai:revistas.usp.br:article/183784Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-08-17T13:44:42ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Buscando Diva en el Sur Global: feminismo, arte y política Procurando Diva no Sul Global: feminismo, arte e política Loking for Diva in the Global South. Feminism, Art and Politics |
title |
Buscando Diva en el Sur Global: feminismo, arte y política |
spellingShingle |
Buscando Diva en el Sur Global: feminismo, arte y política Oliveira, Cláudia de Feminismo Cuerpo como arma política Artivismo Sur Global Historia del Arte Feminismo Corpo como arma política Artivismo Sul Global História da Arte Feminism Body as a Political Weapon Artivism Global South Art History |
title_short |
Buscando Diva en el Sur Global: feminismo, arte y política |
title_full |
Buscando Diva en el Sur Global: feminismo, arte y política |
title_fullStr |
Buscando Diva en el Sur Global: feminismo, arte y política |
title_full_unstemmed |
Buscando Diva en el Sur Global: feminismo, arte y política |
title_sort |
Buscando Diva en el Sur Global: feminismo, arte y política |
author |
Oliveira, Cláudia de |
author_facet |
Oliveira, Cláudia de Guerra, Paula |
author_role |
author |
author2 |
Guerra, Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cláudia de Guerra, Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feminismo Cuerpo como arma política Artivismo Sur Global Historia del Arte Feminismo Corpo como arma política Artivismo Sul Global História da Arte Feminism Body as a Political Weapon Artivism Global South Art History |
topic |
Feminismo Cuerpo como arma política Artivismo Sur Global Historia del Arte Feminismo Corpo como arma política Artivismo Sul Global História da Arte Feminism Body as a Political Weapon Artivism Global South Art History |
description |
Este artigo analisa a obra Diva de Juliana Notari. Ao se tratar de uma vulva gigante que emerge no meio de uma área que fora um canavial, em Pernambuco, várias ondas de contestação emergiram. Pretendemos evidenciar que esta produção artística se assume como um retrato do artivismo estético e político, mas também enquadrá-la no âmbito dos processos de resistência que demarcam o Sul Global, em que as desigualdades de gênero são profundas. É a partir de uma metodologia de caráter qualitativo, assente numa análise de conteúdo da obra da artista Juliana Notari que fundamos a nossa análise, procurando refletir e questionar os cânones do gênio masculino, bem como a evolução e a consolidação de uma história social da arte feminista. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/183784 10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.183784 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/183784 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.183784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/183784/176553 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cláudia de Oliveira, Paula Guerra http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cláudia de Oliveira, Paula Guerra http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 19 n. 42 (2021): Histórias da arte sem lugar; 834-893 ARS; Vol. 19 Núm. 42 (2021): Historias del arte sin lugar; 834-893 ARS; Vol. 19 No. 42 (2021): Homeless Art Histories; 834-893 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688293581651968 |