Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hillesheim, Giovana Bianca Darolt
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: da Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca, Makowieky, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/64456
Resumo: Através da metáfora entre a direção de um veículo automotor e o ensino de arte são discutidos três saberes necessários para o exercício da docência em artes visuais: historiografia, crítica/curadoria e produção artística. Em defesa da especificidade da arte dentro da disciplina Artes, são elencadas razões que justificam a posição de que o objeto artístico pode discutir com qualidade e de maneira independente das outras visualidades as questões inerentes à condição humana. O artigo apresenta um estudo bibliográfico com abordagem de cunho qualitativo que busca fundamentar as investigações sobre a formação de professores de artes visuais a partir de conceitos específicos da área artística. Conclui-se que o afastamento destes conceitos desencadearia uma educação substitutiva, paliativa, colocando a arte sem atribuições claras dentro do currículo escolar.
id USP-45_6ce2525de4d2047083d962fbba487efa
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/64456
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisoresArt education: a look at the rear view mirrorsart-educationart teacher’s knowledgespecific of artensino da artesaberes do professor de arteespecificidade da arteAtravés da metáfora entre a direção de um veículo automotor e o ensino de arte são discutidos três saberes necessários para o exercício da docência em artes visuais: historiografia, crítica/curadoria e produção artística. Em defesa da especificidade da arte dentro da disciplina Artes, são elencadas razões que justificam a posição de que o objeto artístico pode discutir com qualidade e de maneira independente das outras visualidades as questões inerentes à condição humana. O artigo apresenta um estudo bibliográfico com abordagem de cunho qualitativo que busca fundamentar as investigações sobre a formação de professores de artes visuais a partir de conceitos específicos da área artística. Conclui-se que o afastamento destes conceitos desencadearia uma educação substitutiva, paliativa, colocando a arte sem atribuições claras dentro do currículo escolar.Through the metaphor between the direction of a automotive vehicle and art education are discussed three knowledge required for the practice of teaching in the visual arts: historiography, critical/curatorial and artistic production. In defense of the specific art in the Arts discipline, are listed reasons justifying the position that the art object can argue with quality and independently of other visualities issues inherent to the human condition. The article presents a bibliographical studies with a qualitative approach that seeks to support research investigations into teacher training of visual arts and from concepts specific artistic area. We conclude that the removal of these concepts would trigger a substitutionary education, palliative, putting art without clear assignments within the school curriculum.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/6445610.11606/issn.2178-0447.ars.2013.64456ARS (São Paulo); v. 11 n. 21 (2013); 62-79ARS; Vol. 11 Núm. 21 (2013); 62-79ARS; Vol. 11 No. 21 (2013); 62-792178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/64456/67111Copyright (c) 2013 Giovana Bianca Darolt Hillesheim, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Sandra Makowiekyinfo:eu-repo/semantics/openAccessHillesheim, Giovana Bianca Daroltda Silva, Maria Cristina da Rosa FonsecaMakowieky, Sandra2016-01-14T11:07:58Zoai:revistas.usp.br:article/64456Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2016-01-14T11:07:58ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores
Art education: a look at the rear view mirrors
title Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores
spellingShingle Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores
Hillesheim, Giovana Bianca Darolt
art-education
art teacher’s knowledge
specific of art
ensino da arte
saberes do professor de arte
especificidade da arte
title_short Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores
title_full Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores
title_fullStr Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores
title_full_unstemmed Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores
title_sort Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores
author Hillesheim, Giovana Bianca Darolt
author_facet Hillesheim, Giovana Bianca Darolt
da Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca
Makowieky, Sandra
author_role author
author2 da Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca
Makowieky, Sandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hillesheim, Giovana Bianca Darolt
da Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca
Makowieky, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv art-education
art teacher’s knowledge
specific of art
ensino da arte
saberes do professor de arte
especificidade da arte
topic art-education
art teacher’s knowledge
specific of art
ensino da arte
saberes do professor de arte
especificidade da arte
description Através da metáfora entre a direção de um veículo automotor e o ensino de arte são discutidos três saberes necessários para o exercício da docência em artes visuais: historiografia, crítica/curadoria e produção artística. Em defesa da especificidade da arte dentro da disciplina Artes, são elencadas razões que justificam a posição de que o objeto artístico pode discutir com qualidade e de maneira independente das outras visualidades as questões inerentes à condição humana. O artigo apresenta um estudo bibliográfico com abordagem de cunho qualitativo que busca fundamentar as investigações sobre a formação de professores de artes visuais a partir de conceitos específicos da área artística. Conclui-se que o afastamento destes conceitos desencadearia uma educação substitutiva, paliativa, colocando a arte sem atribuições claras dentro do currículo escolar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/64456
10.11606/issn.2178-0447.ars.2013.64456
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/64456
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2013.64456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/64456/67111
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 11 n. 21 (2013); 62-79
ARS; Vol. 11 Núm. 21 (2013); 62-79
ARS; Vol. 11 No. 21 (2013); 62-79
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688292175511552