Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/64456 |
Resumo: | Através da metáfora entre a direção de um veículo automotor e o ensino de arte são discutidos três saberes necessários para o exercício da docência em artes visuais: historiografia, crítica/curadoria e produção artística. Em defesa da especificidade da arte dentro da disciplina Artes, são elencadas razões que justificam a posição de que o objeto artístico pode discutir com qualidade e de maneira independente das outras visualidades as questões inerentes à condição humana. O artigo apresenta um estudo bibliográfico com abordagem de cunho qualitativo que busca fundamentar as investigações sobre a formação de professores de artes visuais a partir de conceitos específicos da área artística. Conclui-se que o afastamento destes conceitos desencadearia uma educação substitutiva, paliativa, colocando a arte sem atribuições claras dentro do currículo escolar. |
id |
USP-45_6ce2525de4d2047083d962fbba487efa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/64456 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisoresArt education: a look at the rear view mirrorsart-educationart teacher’s knowledgespecific of artensino da artesaberes do professor de arteespecificidade da arteAtravés da metáfora entre a direção de um veículo automotor e o ensino de arte são discutidos três saberes necessários para o exercício da docência em artes visuais: historiografia, crítica/curadoria e produção artística. Em defesa da especificidade da arte dentro da disciplina Artes, são elencadas razões que justificam a posição de que o objeto artístico pode discutir com qualidade e de maneira independente das outras visualidades as questões inerentes à condição humana. O artigo apresenta um estudo bibliográfico com abordagem de cunho qualitativo que busca fundamentar as investigações sobre a formação de professores de artes visuais a partir de conceitos específicos da área artística. Conclui-se que o afastamento destes conceitos desencadearia uma educação substitutiva, paliativa, colocando a arte sem atribuições claras dentro do currículo escolar.Through the metaphor between the direction of a automotive vehicle and art education are discussed three knowledge required for the practice of teaching in the visual arts: historiography, critical/curatorial and artistic production. In defense of the specific art in the Arts discipline, are listed reasons justifying the position that the art object can argue with quality and independently of other visualities issues inherent to the human condition. The article presents a bibliographical studies with a qualitative approach that seeks to support research investigations into teacher training of visual arts and from concepts specific artistic area. We conclude that the removal of these concepts would trigger a substitutionary education, palliative, putting art without clear assignments within the school curriculum.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/6445610.11606/issn.2178-0447.ars.2013.64456ARS (São Paulo); v. 11 n. 21 (2013); 62-79ARS; Vol. 11 Núm. 21 (2013); 62-79ARS; Vol. 11 No. 21 (2013); 62-792178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/64456/67111Copyright (c) 2013 Giovana Bianca Darolt Hillesheim, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Sandra Makowiekyinfo:eu-repo/semantics/openAccessHillesheim, Giovana Bianca Daroltda Silva, Maria Cristina da Rosa FonsecaMakowieky, Sandra2016-01-14T11:07:58Zoai:revistas.usp.br:article/64456Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2016-01-14T11:07:58ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores Art education: a look at the rear view mirrors |
title |
Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores |
spellingShingle |
Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores Hillesheim, Giovana Bianca Darolt art-education art teacher’s knowledge specific of art ensino da arte saberes do professor de arte especificidade da arte |
title_short |
Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores |
title_full |
Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores |
title_fullStr |
Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores |
title_full_unstemmed |
Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores |
title_sort |
Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores |
author |
Hillesheim, Giovana Bianca Darolt |
author_facet |
Hillesheim, Giovana Bianca Darolt da Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca Makowieky, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca Makowieky, Sandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hillesheim, Giovana Bianca Darolt da Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca Makowieky, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
art-education art teacher’s knowledge specific of art ensino da arte saberes do professor de arte especificidade da arte |
topic |
art-education art teacher’s knowledge specific of art ensino da arte saberes do professor de arte especificidade da arte |
description |
Através da metáfora entre a direção de um veículo automotor e o ensino de arte são discutidos três saberes necessários para o exercício da docência em artes visuais: historiografia, crítica/curadoria e produção artística. Em defesa da especificidade da arte dentro da disciplina Artes, são elencadas razões que justificam a posição de que o objeto artístico pode discutir com qualidade e de maneira independente das outras visualidades as questões inerentes à condição humana. O artigo apresenta um estudo bibliográfico com abordagem de cunho qualitativo que busca fundamentar as investigações sobre a formação de professores de artes visuais a partir de conceitos específicos da área artística. Conclui-se que o afastamento destes conceitos desencadearia uma educação substitutiva, paliativa, colocando a arte sem atribuições claras dentro do currículo escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/64456 10.11606/issn.2178-0447.ars.2013.64456 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/64456 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2013.64456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/64456/67111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 11 n. 21 (2013); 62-79 ARS; Vol. 11 Núm. 21 (2013); 62-79 ARS; Vol. 11 No. 21 (2013); 62-79 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688292175511552 |