Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damisch, Hubert
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/144714
Resumo: Escrito em 1992, o ensaio discute a obra de Manet, Le déjeuner sur l’herbe, exposta no Salon des Refusés de 1863, um divisor de águas no universo da arte moderna que assinala uma mudança radical na abordagem do nu feminino e da ideia do belo na tradição artística. Conforme nota o autor, embora a pintura empreste a narrativa do célebre Julgamento de Páris, gravura de c. 1510-20, na qual Marcantonio Raimondi transcrevera obra de Rafael, Manet provocativamente projeta os personagens da narrativa clássica em um ambiente contemporâneo, além disso conferindo à figura feminina principal um olhar desafiador e provocativo, que visa diretamente o observador. Recorrendo a conceitos psicanalíticos, Damisch observa como o nu resulta dessublimado dessa pintura.
id USP-45_b8e9115f093ed8af3c03c7a5d2b8d6da
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/144714
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbeA woman, then: Le déjeuner sur l’herbeHubert Damischmodern paintingManetLe Déjeuner sur l’herbeHubert Damischpintura modernaManetLe Déjeuner sur l’herbeEscrito em 1992, o ensaio discute a obra de Manet, Le déjeuner sur l’herbe, exposta no Salon des Refusés de 1863, um divisor de águas no universo da arte moderna que assinala uma mudança radical na abordagem do nu feminino e da ideia do belo na tradição artística. Conforme nota o autor, embora a pintura empreste a narrativa do célebre Julgamento de Páris, gravura de c. 1510-20, na qual Marcantonio Raimondi transcrevera obra de Rafael, Manet provocativamente projeta os personagens da narrativa clássica em um ambiente contemporâneo, além disso conferindo à figura feminina principal um olhar desafiador e provocativo, que visa diretamente o observador. Recorrendo a conceitos psicanalíticos, Damisch observa como o nu resulta dessublimado dessa pintura.Written in 1992, the essay examines Manet’s painting, Le déjeuner sur l’herbe, exhibited in the Salon des Refusés in 1863, a milestone in the universe of modern art, which marks a radical rupture in artistic tradition, showing the female body as well as the very notion of Beauty under a new light. According to the author, although the painting recreates a well-known classical narrative from Marcantonio Raimondi’s The Judgement of Paris, an engraving dated from c. 1510-20 that translates a design originally done by Rafael, Manet provocatively projects his characters in a contemporary setting, imbuing the main female figure with a defying and provoking gaze, directly targeted at the beholder. Resorting to psychoanalytic concepts, Damisch points out how nudity is desublimated in this painting.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/14471410.11606/issn.2178-0447.ars.2018.144714ARS (São Paulo); v. 16 n. 32 (2018); 59-72ARS; Vol. 16 Núm. 32 (2018); 59-72ARS; Vol. 16 No. 32 (2018); 59-722178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/144714/139335Copyright (c) 2018 Hubert Damischinfo:eu-repo/semantics/openAccessDamisch, Hubert2018-04-14T02:15:40Zoai:revistas.usp.br:article/144714Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2018-04-14T02:15:40ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbe
A woman, then: Le déjeuner sur l’herbe
title Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbe
spellingShingle Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbe
Damisch, Hubert
Hubert Damisch
modern painting
Manet
Le Déjeuner sur l’herbe
Hubert Damisch
pintura moderna
Manet
Le Déjeuner sur l’herbe
title_short Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbe
title_full Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbe
title_fullStr Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbe
title_full_unstemmed Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbe
title_sort Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbe
author Damisch, Hubert
author_facet Damisch, Hubert
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damisch, Hubert
dc.subject.por.fl_str_mv Hubert Damisch
modern painting
Manet
Le Déjeuner sur l’herbe
Hubert Damisch
pintura moderna
Manet
Le Déjeuner sur l’herbe
topic Hubert Damisch
modern painting
Manet
Le Déjeuner sur l’herbe
Hubert Damisch
pintura moderna
Manet
Le Déjeuner sur l’herbe
description Escrito em 1992, o ensaio discute a obra de Manet, Le déjeuner sur l’herbe, exposta no Salon des Refusés de 1863, um divisor de águas no universo da arte moderna que assinala uma mudança radical na abordagem do nu feminino e da ideia do belo na tradição artística. Conforme nota o autor, embora a pintura empreste a narrativa do célebre Julgamento de Páris, gravura de c. 1510-20, na qual Marcantonio Raimondi transcrevera obra de Rafael, Manet provocativamente projeta os personagens da narrativa clássica em um ambiente contemporâneo, além disso conferindo à figura feminina principal um olhar desafiador e provocativo, que visa diretamente o observador. Recorrendo a conceitos psicanalíticos, Damisch observa como o nu resulta dessublimado dessa pintura.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/144714
10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.144714
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/144714
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.144714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/144714/139335
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Hubert Damisch
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Hubert Damisch
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 16 n. 32 (2018); 59-72
ARS; Vol. 16 Núm. 32 (2018); 59-72
ARS; Vol. 16 No. 32 (2018); 59-72
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688292731256832