Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/144714 |
Resumo: | Escrito em 1992, o ensaio discute a obra de Manet, Le déjeuner sur l’herbe, exposta no Salon des Refusés de 1863, um divisor de águas no universo da arte moderna que assinala uma mudança radical na abordagem do nu feminino e da ideia do belo na tradição artística. Conforme nota o autor, embora a pintura empreste a narrativa do célebre Julgamento de Páris, gravura de c. 1510-20, na qual Marcantonio Raimondi transcrevera obra de Rafael, Manet provocativamente projeta os personagens da narrativa clássica em um ambiente contemporâneo, além disso conferindo à figura feminina principal um olhar desafiador e provocativo, que visa diretamente o observador. Recorrendo a conceitos psicanalíticos, Damisch observa como o nu resulta dessublimado dessa pintura. |
id |
USP-45_b8e9115f093ed8af3c03c7a5d2b8d6da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/144714 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbeA woman, then: Le déjeuner sur l’herbeHubert Damischmodern paintingManetLe Déjeuner sur l’herbeHubert Damischpintura modernaManetLe Déjeuner sur l’herbeEscrito em 1992, o ensaio discute a obra de Manet, Le déjeuner sur l’herbe, exposta no Salon des Refusés de 1863, um divisor de águas no universo da arte moderna que assinala uma mudança radical na abordagem do nu feminino e da ideia do belo na tradição artística. Conforme nota o autor, embora a pintura empreste a narrativa do célebre Julgamento de Páris, gravura de c. 1510-20, na qual Marcantonio Raimondi transcrevera obra de Rafael, Manet provocativamente projeta os personagens da narrativa clássica em um ambiente contemporâneo, além disso conferindo à figura feminina principal um olhar desafiador e provocativo, que visa diretamente o observador. Recorrendo a conceitos psicanalíticos, Damisch observa como o nu resulta dessublimado dessa pintura.Written in 1992, the essay examines Manet’s painting, Le déjeuner sur l’herbe, exhibited in the Salon des Refusés in 1863, a milestone in the universe of modern art, which marks a radical rupture in artistic tradition, showing the female body as well as the very notion of Beauty under a new light. According to the author, although the painting recreates a well-known classical narrative from Marcantonio Raimondi’s The Judgement of Paris, an engraving dated from c. 1510-20 that translates a design originally done by Rafael, Manet provocatively projects his characters in a contemporary setting, imbuing the main female figure with a defying and provoking gaze, directly targeted at the beholder. Resorting to psychoanalytic concepts, Damisch points out how nudity is desublimated in this painting.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/14471410.11606/issn.2178-0447.ars.2018.144714ARS (São Paulo); v. 16 n. 32 (2018); 59-72ARS; Vol. 16 Núm. 32 (2018); 59-72ARS; Vol. 16 No. 32 (2018); 59-722178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/144714/139335Copyright (c) 2018 Hubert Damischinfo:eu-repo/semantics/openAccessDamisch, Hubert2018-04-14T02:15:40Zoai:revistas.usp.br:article/144714Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2018-04-14T02:15:40ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbe A woman, then: Le déjeuner sur l’herbe |
title |
Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbe |
spellingShingle |
Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbe Damisch, Hubert Hubert Damisch modern painting Manet Le Déjeuner sur l’herbe Hubert Damisch pintura moderna Manet Le Déjeuner sur l’herbe |
title_short |
Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbe |
title_full |
Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbe |
title_fullStr |
Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbe |
title_full_unstemmed |
Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbe |
title_sort |
Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbe |
author |
Damisch, Hubert |
author_facet |
Damisch, Hubert |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damisch, Hubert |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hubert Damisch modern painting Manet Le Déjeuner sur l’herbe Hubert Damisch pintura moderna Manet Le Déjeuner sur l’herbe |
topic |
Hubert Damisch modern painting Manet Le Déjeuner sur l’herbe Hubert Damisch pintura moderna Manet Le Déjeuner sur l’herbe |
description |
Escrito em 1992, o ensaio discute a obra de Manet, Le déjeuner sur l’herbe, exposta no Salon des Refusés de 1863, um divisor de águas no universo da arte moderna que assinala uma mudança radical na abordagem do nu feminino e da ideia do belo na tradição artística. Conforme nota o autor, embora a pintura empreste a narrativa do célebre Julgamento de Páris, gravura de c. 1510-20, na qual Marcantonio Raimondi transcrevera obra de Rafael, Manet provocativamente projeta os personagens da narrativa clássica em um ambiente contemporâneo, além disso conferindo à figura feminina principal um olhar desafiador e provocativo, que visa diretamente o observador. Recorrendo a conceitos psicanalíticos, Damisch observa como o nu resulta dessublimado dessa pintura. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/144714 10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.144714 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/144714 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.144714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/144714/139335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Hubert Damisch info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Hubert Damisch |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 16 n. 32 (2018); 59-72 ARS; Vol. 16 Núm. 32 (2018); 59-72 ARS; Vol. 16 No. 32 (2018); 59-72 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688292731256832 |