As ruas e as bobagens: anotações sobre o delirium ambulatorium de Hélio Oiticica
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/64418 |
Resumo: | O artigo discute a centralidade da prática de deambular no Programa que Hélio Oiticica desenvolve a partir do início da década de 1960, embora somente ganhe maior evidência no final da década seguinte. Propõe o delirium ambulatorium como expressão mais radical do Parangolé, afirmando-o como proposta de emancipação do corpo não mais assistida por objetos e situações criados ou propostos pelo artista, mas, antes, deflagrada pelo embate direto e imediato com o mundo. |
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As ruas e as bobagens: anotações sobre o delirium ambulatorium de Hélio OiticicaAs ruas e as bobagens: anotações sobre o delirium ambulatorium de Hélio Oiticicadelirium ambulatoriumHélio Oiticicabodyparangolédelirium ambulatoriumHélio OiticicacorpoparangoléO artigo discute a centralidade da prática de deambular no Programa que Hélio Oiticica desenvolve a partir do início da década de 1960, embora somente ganhe maior evidência no final da década seguinte. Propõe o delirium ambulatorium como expressão mais radical do Parangolé, afirmando-o como proposta de emancipação do corpo não mais assistida por objetos e situações criados ou propostos pelo artista, mas, antes, deflagrada pelo embate direto e imediato com o mundo.This article discusses the central role played by deambulation in the Program that Hélio Oiticica develops from the beginnings of the 1960s, even though it only captures more attention by the end of the following decade. It proposes the delirium ambulatorium as the most radical expression of Parangolé, asserting it as a proposal for emancipation of the body which is no longer assisted by objects and situations created or proposed by the artist, but rather deflagrated by the immediate and direct confrontationwith the world.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/6441810.11606/issn.2178-0447.ars.2012.64418ARS (São Paulo); v. 10 n. 20 (2012); 22-41ARS; Vol. 10 Núm. 20 (2012); 22-41ARS; Vol. 10 No. 20 (2012); 22-412178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/64418/67081Copyright (c) 2012 Moacir dos Anjosinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Anjos, Moacir2016-01-14T11:07:59Zoai:revistas.usp.br:article/64418Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2016-01-14T11:07:59ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O artigo discute a centralidade da prática de deambular no Programa que Hélio Oiticica desenvolve a partir do início da década de 1960, embora somente ganhe maior evidência no final da década seguinte. Propõe o delirium ambulatorium como expressão mais radical do Parangolé, afirmando-o como proposta de emancipação do corpo não mais assistida por objetos e situações criados ou propostos pelo artista, mas, antes, deflagrada pelo embate direto e imediato com o mundo. |
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