Perfil dos consumidores de leite e fatores determinantes do consumo de leite A2A2 no estado do Tocantins
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/bjvras/article/view/193432 |
Resumo: | Atualmente, a indústria láctea diversifica produtos com propriedades organolépticas, dietéticas, funcionais e nutricionais em função de demandas do consumidor e do bem-estar. Assim, objetivou-se estudar o perfil dos consumidores, incluindo dados de consumo de leite, conhecimento e familiaridade com o leite A2A2 no estado do Tocantins. Foi realizado uma pesquisa qualitativa, através de questionário, com 389 pessoas distribuídas em 34 municípios no Tocantins. Em relação ao consumo de lácteos, 21,31% apresentam algum tipo de desconforto ao consumirem, e, 46,27% possuem um consumo semanal de um a dois litros, 28,28% entre dois a quatro litros e 25,45% com consumo superior a quatro litros, sendo o leite o principal produto lácteo consumido por 59,13% dos entrevistados. Dos entrevistados, 76,10% tem pouca ou nenhuma atenção às informações do rótulo contra 23,90% que possuem muita atenção, e 40,63% e 59,64% detinham ou não algum conhecimento sobre leite A2A2, respectivamente. Foi observado que 42,93% e 30,59% estariam dispostos a pagar mais de 10% ou mais de 50%, respectivamente, e 24,94% revelaram não pagar nenhum acréscimo sobre o valor para o leite A2A2. No entanto, a capacidade de consumo está diretamente ligada ao nível de conhecimento e familiaridade sobre leite A2A2, ou seja, pagar um valor adicional baixo demonstrou relação com consumidores que possuem conhecimento sobre, mas conhecem pouco esse produto, enquanto que pagar valores adicionais maiores esteve relacionado com entrevistados que ouviram falar e conhecem sobre o produto. |
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Perfil dos consumidores de leite e fatores determinantes do consumo de leite A2A2 no estado do TocantinsProfile of milk consumers and determinants of A2A2 milk consumption in the Tocantins StateAlimento funcionalComportamento consumidorEstratégia de marketingLeite A2Functional foodConsumer behaviorMarketing strategyA2 milkAtualmente, a indústria láctea diversifica produtos com propriedades organolépticas, dietéticas, funcionais e nutricionais em função de demandas do consumidor e do bem-estar. Assim, objetivou-se estudar o perfil dos consumidores, incluindo dados de consumo de leite, conhecimento e familiaridade com o leite A2A2 no estado do Tocantins. Foi realizado uma pesquisa qualitativa, através de questionário, com 389 pessoas distribuídas em 34 municípios no Tocantins. Em relação ao consumo de lácteos, 21,31% apresentam algum tipo de desconforto ao consumirem, e, 46,27% possuem um consumo semanal de um a dois litros, 28,28% entre dois a quatro litros e 25,45% com consumo superior a quatro litros, sendo o leite o principal produto lácteo consumido por 59,13% dos entrevistados. Dos entrevistados, 76,10% tem pouca ou nenhuma atenção às informações do rótulo contra 23,90% que possuem muita atenção, e 40,63% e 59,64% detinham ou não algum conhecimento sobre leite A2A2, respectivamente. Foi observado que 42,93% e 30,59% estariam dispostos a pagar mais de 10% ou mais de 50%, respectivamente, e 24,94% revelaram não pagar nenhum acréscimo sobre o valor para o leite A2A2. No entanto, a capacidade de consumo está diretamente ligada ao nível de conhecimento e familiaridade sobre leite A2A2, ou seja, pagar um valor adicional baixo demonstrou relação com consumidores que possuem conhecimento sobre, mas conhecem pouco esse produto, enquanto que pagar valores adicionais maiores esteve relacionado com entrevistados que ouviram falar e conhecem sobre o produto.The dairy industry diversifies products with organoleptic, dietary, functional, and nutritional properties according to consumer demands and welfare. This study aimed to examine the profile of consumers, data on milk consumption, knowledge, and familiarity with A2A2 milk in the Tocantins State, Brazil. A qualitative survey was carried out through a questionnaire applied to 389 people, distributed in 34 municipalities. Regarding the consumption of dairy products, 21.31% of participants described having some type of discomfort when consuming them. Among participants, 46.27% consumed one to two liters, 28.28% two to four liters, and 25.45% more than four liters per week. Milk was the main dairy product consumed, according to 59.13% of participants. Of all respondents, 76.10% pay little or no attention to the information on the label, versus 23.90% who did not. Regarding A2A2 milk, 40.36% possessed some knowledge about it, while 59.64% did not. 42.93% and 30.59% of participants stated they would be willing to pay over 10% or 50% more, respectively, whereas 24.94% would not pay any additional amount on the price of A2A2 milk. Willingness to pay a low additional amount was related to consumers who heard of, but knew little about this product, whereas the likelihood of paying higher additional amounts was associated with respondents who heard and know about the product.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/bjvras/article/view/19343210.11606/issn.1678-4456.bjvras.2022.193432Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science; v. 59 (2022); e193432Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science; Vol. 59 (2022); e193432Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science; V. 59 (2022); e193432Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science; Vol. 59 (2022); e1934321678-44561413-9596reponame:Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Scienceinstname:Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/bjvras/article/view/193432/190450Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Sciencehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rodolfo Olinto Rotoli Garcia Souza, Ana Beatriz Bezerra Folhas, Raryanne Dias Silva, Marcelo Corrêa da Sobreira, Itallo Romero Marques Pereira, Mariane SantosFerraz, José Bento Sterman Carvalho, Minos Esperandio de Nepomuceno, Leandro Lopes Santos, Helcileia Dias Garcia, José Américo Soares Ferreira, Jorge LuísJorge Luís2023-01-19T11:36:25Zoai:revistas.usp.br:article/193432Revistahttps://www.revistas.usp.br/bjvrasPUBhttps://www.revistas.usp.br/bjvras/oaibjvras@usp.br1413-95961413-9596opendoar:https://www.revistas.usp.br/bjvras/index2023-01-19T11:36:25Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP)false |
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Atualmente, a indústria láctea diversifica produtos com propriedades organolépticas, dietéticas, funcionais e nutricionais em função de demandas do consumidor e do bem-estar. Assim, objetivou-se estudar o perfil dos consumidores, incluindo dados de consumo de leite, conhecimento e familiaridade com o leite A2A2 no estado do Tocantins. Foi realizado uma pesquisa qualitativa, através de questionário, com 389 pessoas distribuídas em 34 municípios no Tocantins. Em relação ao consumo de lácteos, 21,31% apresentam algum tipo de desconforto ao consumirem, e, 46,27% possuem um consumo semanal de um a dois litros, 28,28% entre dois a quatro litros e 25,45% com consumo superior a quatro litros, sendo o leite o principal produto lácteo consumido por 59,13% dos entrevistados. Dos entrevistados, 76,10% tem pouca ou nenhuma atenção às informações do rótulo contra 23,90% que possuem muita atenção, e 40,63% e 59,64% detinham ou não algum conhecimento sobre leite A2A2, respectivamente. Foi observado que 42,93% e 30,59% estariam dispostos a pagar mais de 10% ou mais de 50%, respectivamente, e 24,94% revelaram não pagar nenhum acréscimo sobre o valor para o leite A2A2. No entanto, a capacidade de consumo está diretamente ligada ao nível de conhecimento e familiaridade sobre leite A2A2, ou seja, pagar um valor adicional baixo demonstrou relação com consumidores que possuem conhecimento sobre, mas conhecem pouco esse produto, enquanto que pagar valores adicionais maiores esteve relacionado com entrevistados que ouviram falar e conhecem sobre o produto. |
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