A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha,Marcus Vinicius da
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000200004
Resumo: Este artigo analisa algumas teorias psicológicas e suas contribuições para a educação. Discute estas teorias sob a concepção de paradigma, originária de Thomas Kuhn, e propõe que o único critério para aceitá-las ou recusá-las no campo educacional é o estabelecimento de finalidades educacionais.
id USP-54_0bdb5cdcecef6caffa7f9d54ee2478e2
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-25551998000200004
network_acronym_str USP-54
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionaisteorias psicológicasparadigmas científicospsicologia educacionalfinalidades educacionaisEste artigo analisa algumas teorias psicológicas e suas contribuições para a educação. Discute estas teorias sob a concepção de paradigma, originária de Thomas Kuhn, e propõe que o único critério para aceitá-las ou recusá-las no campo educacional é o estabelecimento de finalidades educacionais.Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo1998-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000200004Revista da Faculdade de Educação v.24 n.2 1998reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0102-25551998000200004info:eu-repo/semantics/openAccessCunha,Marcus Vinicius dapor2000-01-05T00:00:00Zoai:scielo:S0102-25551998000200004Revistahttp://www.scielo.br/rfePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revedu@edu.usp.br1806-92740102-2555opendoar:2000-01-05T00:00Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais
title A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais
spellingShingle A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais
Cunha,Marcus Vinicius da
teorias psicológicas
paradigmas científicos
psicologia educacional
finalidades educacionais
title_short A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais
title_full A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais
title_fullStr A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais
title_full_unstemmed A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais
title_sort A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais
author Cunha,Marcus Vinicius da
author_facet Cunha,Marcus Vinicius da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha,Marcus Vinicius da
dc.subject.por.fl_str_mv teorias psicológicas
paradigmas científicos
psicologia educacional
finalidades educacionais
topic teorias psicológicas
paradigmas científicos
psicologia educacional
finalidades educacionais
description Este artigo analisa algumas teorias psicológicas e suas contribuições para a educação. Discute estas teorias sob a concepção de paradigma, originária de Thomas Kuhn, e propõe que o único critério para aceitá-las ou recusá-las no campo educacional é o estabelecimento de finalidades educacionais.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-25551998000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação v.24 n.2 1998
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@edu.usp.br
_version_ 1754820967116308480