A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Marcus Vinicius da [UNESP]
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551998000200004
http://hdl.handle.net/11449/28703
Resumo: Este artigo analisa algumas teorias psicológicas e suas contribuições para a educação. Discute estas teorias sob a concepção de paradigma, originária de Thomas Kuhn, e propõe que o único critério para aceitá-las ou recusá-las no campo educacional é o estabelecimento de finalidades educacionais.
id UNSP_452fe40487fb86060a5c55926687be8c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/28703
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionaisteorias psicológicasparadigmas científicospsicologia educacionalfinalidades educacionaispsychologycal theoriesscientific paradigmseducational psychologyeducational aimsEste artigo analisa algumas teorias psicológicas e suas contribuições para a educação. Discute estas teorias sob a concepção de paradigma, originária de Thomas Kuhn, e propõe que o único critério para aceitá-las ou recusá-las no campo educacional é o estabelecimento de finalidades educacionais.This article analyses some psychologycal theories and their contributions to education. It discusses them under Thomas Kuhn s conception of paradigm and purpose that educational aims are the only criterion to accept or refuse them.UNESPUNESPUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Marcus Vinicius da [UNESP]2014-05-20T15:13:13Z2014-05-20T15:13:13Z1998-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article51-80http://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551998000200004Revista da Faculdade de Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 24, n. 2, p. 51-80, 1998.0102-2555http://hdl.handle.net/11449/2870310.1590/S0102-25551998000200004S0102-25551998000200004SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-22T13:12:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28703Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:23:34.120154Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais
title A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais
spellingShingle A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais
Cunha, Marcus Vinicius da [UNESP]
teorias psicológicas
paradigmas científicos
psicologia educacional
finalidades educacionais
psychologycal theories
scientific paradigms
educational psychology
educational aims
title_short A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais
title_full A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais
title_fullStr A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais
title_full_unstemmed A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais
title_sort A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais
author Cunha, Marcus Vinicius da [UNESP]
author_facet Cunha, Marcus Vinicius da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Marcus Vinicius da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv teorias psicológicas
paradigmas científicos
psicologia educacional
finalidades educacionais
psychologycal theories
scientific paradigms
educational psychology
educational aims
topic teorias psicológicas
paradigmas científicos
psicologia educacional
finalidades educacionais
psychologycal theories
scientific paradigms
educational psychology
educational aims
description Este artigo analisa algumas teorias psicológicas e suas contribuições para a educação. Discute estas teorias sob a concepção de paradigma, originária de Thomas Kuhn, e propõe que o único critério para aceitá-las ou recusá-las no campo educacional é o estabelecimento de finalidades educacionais.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-07-01
2014-05-20T15:13:13Z
2014-05-20T15:13:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551998000200004
Revista da Faculdade de Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 24, n. 2, p. 51-80, 1998.
0102-2555
http://hdl.handle.net/11449/28703
10.1590/S0102-25551998000200004
S0102-25551998000200004
url http://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551998000200004
http://hdl.handle.net/11449/28703
identifier_str_mv Revista da Faculdade de Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 24, n. 2, p. 51-80, 1998.
0102-2555
10.1590/S0102-25551998000200004
S0102-25551998000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 51-80
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129515350654976