Paradigmas da Filosofia e Teorias Educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22999 |
Resumo: | O artigo pretende discutir a metamorfose das teorias educacionais contemporâneas provocada pelo câmbio dos grandes paradigmas norteadores do conhecimento. Procura investigar as bases da reflexão pedagógica, alicerçada nas grandes sínteses do conhecimento filosófico, tomando como ponto de partida o debate travado por Jürgen Habermas com alguns filósofos contemporâneos, notadamente com Richard Rorty. A idéia é oferecer uma abordagem do modo como se constituíram historicamente os eixos aglutinadores do pensamento filosófico e suas influências em diversas concepções teóricas da educação. O artigo discute, em especial, a repercussão na formação de palavras-chave que vão delimitar novos horizontes de compreensão da cultura, possibilitando assim repensar o esquema das "tendências" e "correntes" da educação. |
id |
UFRGS-9_4597763d77de56e0ee43f5843c8096b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/22999 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Paradigmas da Filosofia e Teorias Educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de culturaParadigmas da Filosofia. Teorias Educacionais e Cultura.O artigo pretende discutir a metamorfose das teorias educacionais contemporâneas provocada pelo câmbio dos grandes paradigmas norteadores do conhecimento. Procura investigar as bases da reflexão pedagógica, alicerçada nas grandes sínteses do conhecimento filosófico, tomando como ponto de partida o debate travado por Jürgen Habermas com alguns filósofos contemporâneos, notadamente com Richard Rorty. A idéia é oferecer uma abordagem do modo como se constituíram historicamente os eixos aglutinadores do pensamento filosófico e suas influências em diversas concepções teóricas da educação. O artigo discute, em especial, a repercussão na formação de palavras-chave que vão delimitar novos horizontes de compreensão da cultura, possibilitando assim repensar o esquema das "tendências" e "correntes" da educação.FACED - UFRGS2011-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22999Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 31 No. 1 (2006)Educação & Realidade; v. 31 n. 1 (2006)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22999/13273Trevisan, Amarildo Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-14T19:48:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/22999Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-09-14T19:48:49Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Paradigmas da Filosofia e Teorias Educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura |
title |
Paradigmas da Filosofia e Teorias Educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura |
spellingShingle |
Paradigmas da Filosofia e Teorias Educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura Trevisan, Amarildo Luiz Paradigmas da Filosofia. Teorias Educacionais e Cultura. |
title_short |
Paradigmas da Filosofia e Teorias Educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura |
title_full |
Paradigmas da Filosofia e Teorias Educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura |
title_fullStr |
Paradigmas da Filosofia e Teorias Educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura |
title_full_unstemmed |
Paradigmas da Filosofia e Teorias Educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura |
title_sort |
Paradigmas da Filosofia e Teorias Educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura |
author |
Trevisan, Amarildo Luiz |
author_facet |
Trevisan, Amarildo Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trevisan, Amarildo Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paradigmas da Filosofia. Teorias Educacionais e Cultura. |
topic |
Paradigmas da Filosofia. Teorias Educacionais e Cultura. |
description |
O artigo pretende discutir a metamorfose das teorias educacionais contemporâneas provocada pelo câmbio dos grandes paradigmas norteadores do conhecimento. Procura investigar as bases da reflexão pedagógica, alicerçada nas grandes sínteses do conhecimento filosófico, tomando como ponto de partida o debate travado por Jürgen Habermas com alguns filósofos contemporâneos, notadamente com Richard Rorty. A idéia é oferecer uma abordagem do modo como se constituíram historicamente os eixos aglutinadores do pensamento filosófico e suas influências em diversas concepções teóricas da educação. O artigo discute, em especial, a repercussão na formação de palavras-chave que vão delimitar novos horizontes de compreensão da cultura, possibilitando assim repensar o esquema das "tendências" e "correntes" da educação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22999 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22999/13273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 31 No. 1 (2006) Educação & Realidade; v. 31 n. 1 (2006) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984792997888 |