Paradigmas da Filosofia e Teorias Educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Amarildo Luiz
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22999
Resumo: O artigo pretende discutir a metamorfose das teorias educacionais contemporâneas provocada pelo câmbio dos grandes paradigmas norteadores do conhecimento. Procura investigar as bases da reflexão pedagógica, alicerçada nas grandes sínteses do conhecimento filosófico, tomando como ponto de partida o debate travado por Jürgen Habermas com alguns filósofos contemporâneos, notadamente com Richard Rorty. A idéia é oferecer uma abordagem do modo como se constituíram historicamente os eixos aglutinadores do pensamento filosófico e suas influências em diversas concepções teóricas da educação. O artigo discute, em especial, a repercussão na formação de palavras-chave que vão delimitar novos horizontes de compreensão da cultura, possibilitando assim repensar o esquema das "tendências" e "correntes" da educação.
id UFRGS-9_4597763d77de56e0ee43f5843c8096b3
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/22999
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Paradigmas da Filosofia e Teorias Educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de culturaParadigmas da Filosofia. Teorias Educacionais e Cultura.O artigo pretende discutir a metamorfose das teorias educacionais contemporâneas provocada pelo câmbio dos grandes paradigmas norteadores do conhecimento. Procura investigar as bases da reflexão pedagógica, alicerçada nas grandes sínteses do conhecimento filosófico, tomando como ponto de partida o debate travado por Jürgen Habermas com alguns filósofos contemporâneos, notadamente com Richard Rorty. A idéia é oferecer uma abordagem do modo como se constituíram historicamente os eixos aglutinadores do pensamento filosófico e suas influências em diversas concepções teóricas da educação. O artigo discute, em especial, a repercussão na formação de palavras-chave que vão delimitar novos horizontes de compreensão da cultura, possibilitando assim repensar o esquema das "tendências" e "correntes" da educação.FACED - UFRGS2011-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22999Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 31 No. 1 (2006)Educação & Realidade; v. 31 n. 1 (2006)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22999/13273Trevisan, Amarildo Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-14T19:48:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/22999Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-09-14T19:48:49Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Paradigmas da Filosofia e Teorias Educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura
title Paradigmas da Filosofia e Teorias Educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura
spellingShingle Paradigmas da Filosofia e Teorias Educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura
Trevisan, Amarildo Luiz
Paradigmas da Filosofia. Teorias Educacionais e Cultura.
title_short Paradigmas da Filosofia e Teorias Educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura
title_full Paradigmas da Filosofia e Teorias Educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura
title_fullStr Paradigmas da Filosofia e Teorias Educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura
title_full_unstemmed Paradigmas da Filosofia e Teorias Educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura
title_sort Paradigmas da Filosofia e Teorias Educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura
author Trevisan, Amarildo Luiz
author_facet Trevisan, Amarildo Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisan, Amarildo Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Paradigmas da Filosofia. Teorias Educacionais e Cultura.
topic Paradigmas da Filosofia. Teorias Educacionais e Cultura.
description O artigo pretende discutir a metamorfose das teorias educacionais contemporâneas provocada pelo câmbio dos grandes paradigmas norteadores do conhecimento. Procura investigar as bases da reflexão pedagógica, alicerçada nas grandes sínteses do conhecimento filosófico, tomando como ponto de partida o debate travado por Jürgen Habermas com alguns filósofos contemporâneos, notadamente com Richard Rorty. A idéia é oferecer uma abordagem do modo como se constituíram historicamente os eixos aglutinadores do pensamento filosófico e suas influências em diversas concepções teóricas da educação. O artigo discute, em especial, a repercussão na formação de palavras-chave que vão delimitar novos horizontes de compreensão da cultura, possibilitando assim repensar o esquema das "tendências" e "correntes" da educação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22999
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22999/13273
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 31 No. 1 (2006)
Educação & Realidade; v. 31 n. 1 (2006)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984792997888