Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt,Jane
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100003
Resumo: Este artigo discute a problemática da informática na educação do ponto de vista epistemológico e didático, ou seja, de como o conhecimento é tratado em um recurso didático-pedagógico via computador. Para isso, é tomado como exemplo um software, o Cabri-géomètre, auxiliar no ensino da geometria elementar. Pretende-se que as considerações feitas sobre um software sirvam de ponto de apoio para a reflexão sobre questões mais gerais relativas à utilização de programas educativos, principalmente tendo em vista a ampliação desta discussão, enfocando as relações entre conhecimento, cultura, tecnologia e sociedade.
id USP-54_63abf40011901fd3da6d7c20cd7bb9d2
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-25551998000100003
network_acronym_str USP-54
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemploInformática na educaçãoEpistemologia e didáticaEnsino de geometriaEste artigo discute a problemática da informática na educação do ponto de vista epistemológico e didático, ou seja, de como o conhecimento é tratado em um recurso didático-pedagógico via computador. Para isso, é tomado como exemplo um software, o Cabri-géomètre, auxiliar no ensino da geometria elementar. Pretende-se que as considerações feitas sobre um software sirvam de ponto de apoio para a reflexão sobre questões mais gerais relativas à utilização de programas educativos, principalmente tendo em vista a ampliação desta discussão, enfocando as relações entre conhecimento, cultura, tecnologia e sociedade.Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100003Revista da Faculdade de Educação v.24 n.1 1998reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0102-25551998000100003info:eu-repo/semantics/openAccessBittencourt,Janepor1999-12-23T00:00:00Zoai:scielo:S0102-25551998000100003Revistahttp://www.scielo.br/rfePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revedu@edu.usp.br1806-92740102-2555opendoar:1999-12-23T00:00Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo
title Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo
spellingShingle Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo
Bittencourt,Jane
Informática na educação
Epistemologia e didática
Ensino de geometria
title_short Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo
title_full Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo
title_fullStr Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo
title_full_unstemmed Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo
title_sort Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo
author Bittencourt,Jane
author_facet Bittencourt,Jane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt,Jane
dc.subject.por.fl_str_mv Informática na educação
Epistemologia e didática
Ensino de geometria
topic Informática na educação
Epistemologia e didática
Ensino de geometria
description Este artigo discute a problemática da informática na educação do ponto de vista epistemológico e didático, ou seja, de como o conhecimento é tratado em um recurso didático-pedagógico via computador. Para isso, é tomado como exemplo um software, o Cabri-géomètre, auxiliar no ensino da geometria elementar. Pretende-se que as considerações feitas sobre um software sirvam de ponto de apoio para a reflexão sobre questões mais gerais relativas à utilização de programas educativos, principalmente tendo em vista a ampliação desta discussão, enfocando as relações entre conhecimento, cultura, tecnologia e sociedade.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-25551998000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação v.24 n.1 1998
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@edu.usp.br
_version_ 1754820967104774144