Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100003 |
Resumo: | Este artigo discute a problemática da informática na educação do ponto de vista epistemológico e didático, ou seja, de como o conhecimento é tratado em um recurso didático-pedagógico via computador. Para isso, é tomado como exemplo um software, o Cabri-géomètre, auxiliar no ensino da geometria elementar. Pretende-se que as considerações feitas sobre um software sirvam de ponto de apoio para a reflexão sobre questões mais gerais relativas à utilização de programas educativos, principalmente tendo em vista a ampliação desta discussão, enfocando as relações entre conhecimento, cultura, tecnologia e sociedade. |
id |
USP-54_63abf40011901fd3da6d7c20cd7bb9d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-25551998000100003 |
network_acronym_str |
USP-54 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemploInformática na educaçãoEpistemologia e didáticaEnsino de geometriaEste artigo discute a problemática da informática na educação do ponto de vista epistemológico e didático, ou seja, de como o conhecimento é tratado em um recurso didático-pedagógico via computador. Para isso, é tomado como exemplo um software, o Cabri-géomètre, auxiliar no ensino da geometria elementar. Pretende-se que as considerações feitas sobre um software sirvam de ponto de apoio para a reflexão sobre questões mais gerais relativas à utilização de programas educativos, principalmente tendo em vista a ampliação desta discussão, enfocando as relações entre conhecimento, cultura, tecnologia e sociedade.Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100003Revista da Faculdade de Educação v.24 n.1 1998reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0102-25551998000100003info:eu-repo/semantics/openAccessBittencourt,Janepor1999-12-23T00:00:00Zoai:scielo:S0102-25551998000100003Revistahttp://www.scielo.br/rfePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revedu@edu.usp.br1806-92740102-2555opendoar:1999-12-23T00:00Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo |
title |
Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo |
spellingShingle |
Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo Bittencourt,Jane Informática na educação Epistemologia e didática Ensino de geometria |
title_short |
Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo |
title_full |
Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo |
title_fullStr |
Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo |
title_full_unstemmed |
Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo |
title_sort |
Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo |
author |
Bittencourt,Jane |
author_facet |
Bittencourt,Jane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bittencourt,Jane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática na educação Epistemologia e didática Ensino de geometria |
topic |
Informática na educação Epistemologia e didática Ensino de geometria |
description |
Este artigo discute a problemática da informática na educação do ponto de vista epistemológico e didático, ou seja, de como o conhecimento é tratado em um recurso didático-pedagógico via computador. Para isso, é tomado como exemplo um software, o Cabri-géomètre, auxiliar no ensino da geometria elementar. Pretende-se que as considerações feitas sobre um software sirvam de ponto de apoio para a reflexão sobre questões mais gerais relativas à utilização de programas educativos, principalmente tendo em vista a ampliação desta discussão, enfocando as relações entre conhecimento, cultura, tecnologia e sociedade. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-25551998000100003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação v.24 n.1 1998 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@edu.usp.br |
_version_ |
1754820967104774144 |