A lingua geral como identidade construida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de antropologia (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/111629 |
Resumo: | A Língua Geral ou Nheengatu, de origem tupi, é analisada como um traço cultural brasileiro, historicamente apropriado por diferentes grupos sociais do país para fazer valer seus interesses. No período colonial focaliza-se a ação jesuítica, em que a Língua Geral é imposta aos índios com ''língua de branco"; no século XIX, esta passa a ser vista como ''língua brasileira" tanto na Cabanagem quanto no Romantismo intelectual; alualmente os povos indígenas do Rio Negro mantêm viva a Língua Geral como forma de preservação de sua identidade indígena. |
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A lingua geral como identidade construidaA lingua geral como identidade construidaidentidadelíngua tupipolítica lingüísticaLíngua Geralíndios Baré.ldentityTupi LanguagePolitical LinguisticsLíngua GeralBaré IndiansA Língua Geral ou Nheengatu, de origem tupi, é analisada como um traço cultural brasileiro, historicamente apropriado por diferentes grupos sociais do país para fazer valer seus interesses. No período colonial focaliza-se a ação jesuítica, em que a Língua Geral é imposta aos índios com ''língua de branco"; no século XIX, esta passa a ser vista como ''língua brasileira" tanto na Cabanagem quanto no Romantismo intelectual; alualmente os povos indígenas do Rio Negro mantêm viva a Língua Geral como forma de preservação de sua identidade indígena.Língua Geral, or Nheengatu, or Tupian origin, is analyzed as a Brazilian cultural trait, which was historically developed and generated hy different social and ethnic groups for purposes of communicating their interests. During the Brazilian colonial period, emphasis is placed on the Jesuit influence, whereby the Língua Geral was imposed upon the Indians as the "language o f the whites"; during the 19th century , Lingua Geral became known as a "Brazilian language" , hoth during the Cabanagem conflict in addition to being embraced hy the Brazilian intellectual Romanticist movement. Today lhe indigenous peoples or the Rio Negro region maintain Lígua Geral as a means of preserving their cultural identity.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas1996-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/11162910.11606/2179-0892.ra.1996.111629Revista de Antropologia; v. 39 n. 1 (1996); 191-219Revista de Antropologia; Vol. 39 No 1 (1996); 191-219Revista de Antropologia; Vol. 39 Núm. 1 (1996); 191-219Revista de Antropologia; Vol. 39 No. 1 (1996); 191-2191678-98570034-7701reponame:Revista de antropologia (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/111629/109666Barros, Maria Cândida D. M.Borges, Luiz C.Meira, Márcioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-03T04:07:04Zoai:revistas.usp.br:article/111629Revistahttp://www.revistas.usp.br/raPUBhttp://www.revistas.usp.br/ra/oairevista.antropologia.usp@gmail.com||revant@edu.usp.br1678-98570034-7701opendoar:2020-07-03T04:07:04Revista de antropologia (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A Língua Geral ou Nheengatu, de origem tupi, é analisada como um traço cultural brasileiro, historicamente apropriado por diferentes grupos sociais do país para fazer valer seus interesses. No período colonial focaliza-se a ação jesuítica, em que a Língua Geral é imposta aos índios com ''língua de branco"; no século XIX, esta passa a ser vista como ''língua brasileira" tanto na Cabanagem quanto no Romantismo intelectual; alualmente os povos indígenas do Rio Negro mantêm viva a Língua Geral como forma de preservação de sua identidade indígena. |
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