Os estudos de Boris Eikhenbaum sobre a obra de Mikhail Lérmontov: do Formalismo à História da Cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Pedro Augusto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Francisco Júnior, Mario Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RUS (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/150163
Resumo: O presente artigo analisa alguns aspectos dos estudos empreendidos pelo crítico russo Boris Eikhenbaum sobre a obra de Mikhail Lérmontov – mais precisamente, a monografia de 1924, Liérmontov – Ópyt Istóriko-Literatúrnoi Otsiénki (“Lérmontov – Uma tentativa de avaliação histórico-literária”) e o artigo de 1941, Literatúrnaia pozítsiia Liérmontova (“A posição literária de Lérmontov”). Dado que a monografia de 1924 pertence à fase propriamente formalista de Eikhenbaum – quando ele buscava afirmar, com intenções claramente polêmicas, a autonomia constitutiva da obra de arte tanto em relação ao seu contexto quanto em relação à personalidade de seu autor –, e que o artigo de 1941, por sua vez, já consta no rol de suas obras tardias, nas quais a figura do autor ressurge como mediação entre a obra e o contexto histórico, procuraremos comparar os dois textos e, a despeito de sua flagrante distinção metodológica, observar como a conjunção entre as duas abordagens pode colaborar para um estudo integrado da obra de Lérmontov, em que constem tanto a análise textual quanto a contextualização histórica e em consonância com a moderna História da Cultura.
id USP-59_44be60c0a26a2f6c29e0c060de83b7ad
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/150163
network_acronym_str USP-59
network_name_str RUS (São Paulo)
repository_id_str
spelling Os estudos de Boris Eikhenbaum sobre a obra de Mikhail Lérmontov: do Formalismo à História da CulturaThe studies of Boris Eikhenbaum on the work of Mikhail Lermontov: from Formalism to the History of CultureBoris EikhenbaumRussian FormalismMikhail LermontovCultural StudiesLiterary CriticismBoris EikhenbaumFormalismo RussoMikhail LérmontovHistória da CulturaCrítica literáriaO presente artigo analisa alguns aspectos dos estudos empreendidos pelo crítico russo Boris Eikhenbaum sobre a obra de Mikhail Lérmontov – mais precisamente, a monografia de 1924, Liérmontov – Ópyt Istóriko-Literatúrnoi Otsiénki (“Lérmontov – Uma tentativa de avaliação histórico-literária”) e o artigo de 1941, Literatúrnaia pozítsiia Liérmontova (“A posição literária de Lérmontov”). Dado que a monografia de 1924 pertence à fase propriamente formalista de Eikhenbaum – quando ele buscava afirmar, com intenções claramente polêmicas, a autonomia constitutiva da obra de arte tanto em relação ao seu contexto quanto em relação à personalidade de seu autor –, e que o artigo de 1941, por sua vez, já consta no rol de suas obras tardias, nas quais a figura do autor ressurge como mediação entre a obra e o contexto histórico, procuraremos comparar os dois textos e, a despeito de sua flagrante distinção metodológica, observar como a conjunção entre as duas abordagens pode colaborar para um estudo integrado da obra de Lérmontov, em que constem tanto a análise textual quanto a contextualização histórica e em consonância com a moderna História da Cultura.The present paper analyses some aspects of the studies undertaken by the Russian critic Boris Eikhenbaum on the works of Mikhail Lermontov – namely the 1924 monograph ''Lermontov: an Essay in Literary Historical Evaluation'' and the 1941 article "Lermontov's literary position" (Literaturnaya pozitsiya Lermontova). Given that the 1924 monograph belongs to the properly formalist phase of Eikhenbaum, when he sought to affirm with clearly controversial intentions the constitutive autonomy of the work of art in relation both to its context and to the personality of its author, whereas the 1941 text pertains to his late works, in which the author reappears as a mediation between the work of art and its historical context, we intend to compare the two texts and, in spite of their flagrantly distinct methodological approach, to observe how the conjunction of these two approaches may contribute to an integrated study of Lermontov's works, including both textual analysis and historical contextualization and in line with modern Cultural Studies.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.2018-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/15016310.11606/issn.2317-4765.rus.2018.150163RUS (São Paulo); v. 9 n. 12 (2018); 29-48RUS (Sao Paulo); Vol. 9 No. 12 (2018); 29-48РУС (Сан-Пауло); Том 9 № 12 (2018); 29-482317-4765reponame:RUS (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/150163/149310Copyright (c) 2018 Pedro Augusto Pinto, Mario Ramos Francisco Júniorinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Pedro AugustoFrancisco Júnior, Mario Ramos2020-06-25T15:50:26Zoai:revistas.usp.br:article/150163Revistahttp://revistas.usp.br/rus/PUBhttp://www.revistas.usp.br/rus/oairus@usp.br||revistalitrus@gmail.com||2317-47652317-4765opendoar:2020-06-25T15:50:26RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os estudos de Boris Eikhenbaum sobre a obra de Mikhail Lérmontov: do Formalismo à História da Cultura
The studies of Boris Eikhenbaum on the work of Mikhail Lermontov: from Formalism to the History of Culture
title Os estudos de Boris Eikhenbaum sobre a obra de Mikhail Lérmontov: do Formalismo à História da Cultura
spellingShingle Os estudos de Boris Eikhenbaum sobre a obra de Mikhail Lérmontov: do Formalismo à História da Cultura
Pinto, Pedro Augusto
Boris Eikhenbaum
Russian Formalism
Mikhail Lermontov
Cultural Studies
Literary Criticism
Boris Eikhenbaum
Formalismo Russo
Mikhail Lérmontov
História da Cultura
Crítica literária
title_short Os estudos de Boris Eikhenbaum sobre a obra de Mikhail Lérmontov: do Formalismo à História da Cultura
title_full Os estudos de Boris Eikhenbaum sobre a obra de Mikhail Lérmontov: do Formalismo à História da Cultura
title_fullStr Os estudos de Boris Eikhenbaum sobre a obra de Mikhail Lérmontov: do Formalismo à História da Cultura
title_full_unstemmed Os estudos de Boris Eikhenbaum sobre a obra de Mikhail Lérmontov: do Formalismo à História da Cultura
title_sort Os estudos de Boris Eikhenbaum sobre a obra de Mikhail Lérmontov: do Formalismo à História da Cultura
author Pinto, Pedro Augusto
author_facet Pinto, Pedro Augusto
Francisco Júnior, Mario Ramos
author_role author
author2 Francisco Júnior, Mario Ramos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Pedro Augusto
Francisco Júnior, Mario Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Boris Eikhenbaum
Russian Formalism
Mikhail Lermontov
Cultural Studies
Literary Criticism
Boris Eikhenbaum
Formalismo Russo
Mikhail Lérmontov
História da Cultura
Crítica literária
topic Boris Eikhenbaum
Russian Formalism
Mikhail Lermontov
Cultural Studies
Literary Criticism
Boris Eikhenbaum
Formalismo Russo
Mikhail Lérmontov
História da Cultura
Crítica literária
description O presente artigo analisa alguns aspectos dos estudos empreendidos pelo crítico russo Boris Eikhenbaum sobre a obra de Mikhail Lérmontov – mais precisamente, a monografia de 1924, Liérmontov – Ópyt Istóriko-Literatúrnoi Otsiénki (“Lérmontov – Uma tentativa de avaliação histórico-literária”) e o artigo de 1941, Literatúrnaia pozítsiia Liérmontova (“A posição literária de Lérmontov”). Dado que a monografia de 1924 pertence à fase propriamente formalista de Eikhenbaum – quando ele buscava afirmar, com intenções claramente polêmicas, a autonomia constitutiva da obra de arte tanto em relação ao seu contexto quanto em relação à personalidade de seu autor –, e que o artigo de 1941, por sua vez, já consta no rol de suas obras tardias, nas quais a figura do autor ressurge como mediação entre a obra e o contexto histórico, procuraremos comparar os dois textos e, a despeito de sua flagrante distinção metodológica, observar como a conjunção entre as duas abordagens pode colaborar para um estudo integrado da obra de Lérmontov, em que constem tanto a análise textual quanto a contextualização histórica e em consonância com a moderna História da Cultura.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/150163
10.11606/issn.2317-4765.rus.2018.150163
url https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/150163
identifier_str_mv 10.11606/issn.2317-4765.rus.2018.150163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/150163/149310
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pedro Augusto Pinto, Mario Ramos Francisco Júnior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pedro Augusto Pinto, Mario Ramos Francisco Júnior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
dc.source.none.fl_str_mv RUS (São Paulo); v. 9 n. 12 (2018); 29-48
RUS (Sao Paulo); Vol. 9 No. 12 (2018); 29-48
РУС (Сан-Пауло); Том 9 № 12 (2018); 29-48
2317-4765
reponame:RUS (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str RUS (São Paulo)
collection RUS (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rus@usp.br||revistalitrus@gmail.com||
_version_ 1809280377197428736