Stanislávski: um iluminista no coração de outubro
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Publication Date: | 2016 |
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Summary: | Konstantin Serguéievitch Stanis-lávski (1863 – 1938) é considerado o mais importante diretor de teatro da Rússia no século XX, assim como um dos mais importantes do mundo. Nascido em Moscou apenas dois anos após a libertação dos servos da gleba (1861), Stanislávski tornou-se, durante o século XX, o modelo e o inspirador das artes cênicas russas, tendo sido inclusive seu Sistema de interpre-tação considerado como o Sistema padrão de todas as escolas de formação teatral na URSS. Filho de uma das famílias industriais mais abas-tadas do Império Russo, Stanislávski dedica sua vida ao teatro e, paradoxalmente, termina como símbolo máximo do teatro de um país auto-in-titulado como “ditadura do proletariado”. Tendo em vista a frutífera vida teatral de Stanislávski, o volume e a importância real de suas pes-quisas para o desenvolvimento da arte cênica contemporânea, este artigo busca investigar a relação direta entre Konstantin Stanislávski e os primeiros anos da Revolução de Outubro (1917 – 1920), para tentar compreender parte do processo de reconhecimento de Stanislávs-ki pelo Poder Soviético, apesar de sua origem burguesa. |
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Stanislávski: um iluminista no coração de outubroStanislávskiTeatro RussoCultura RussaRevolução de Outubro.StanislavskiRussian TheatreRussian CultureOctober RevolutionKonstantin Serguéievitch Stanis-lávski (1863 – 1938) é considerado o mais importante diretor de teatro da Rússia no século XX, assim como um dos mais importantes do mundo. Nascido em Moscou apenas dois anos após a libertação dos servos da gleba (1861), Stanislávski tornou-se, durante o século XX, o modelo e o inspirador das artes cênicas russas, tendo sido inclusive seu Sistema de interpre-tação considerado como o Sistema padrão de todas as escolas de formação teatral na URSS. Filho de uma das famílias industriais mais abas-tadas do Império Russo, Stanislávski dedica sua vida ao teatro e, paradoxalmente, termina como símbolo máximo do teatro de um país auto-in-titulado como “ditadura do proletariado”. Tendo em vista a frutífera vida teatral de Stanislávski, o volume e a importância real de suas pes-quisas para o desenvolvimento da arte cênica contemporânea, este artigo busca investigar a relação direta entre Konstantin Stanislávski e os primeiros anos da Revolução de Outubro (1917 – 1920), para tentar compreender parte do processo de reconhecimento de Stanislávs-ki pelo Poder Soviético, apesar de sua origem burguesa.Konstantin Sergueievitch Stanislavski (1863 – 1938) is often considers the most important theatre director of the 20th century, both in Russia and the world. Born in Moscow only two years after the abolishment of the serfs (in 1861), Stanislavski became, as the 20th century went on, the inspiring model of all Russian performing arts, having his System been elected as the standard education procedure for actors’ training in the USSR. Son of one of the wealthiest families within the Russian Empire, Stanislavski dedicates his life to theatre-craft and, paradoxically, ends his life as the most respected theatre man in a country self-labeled as a “proletarian dictatorship”. Considering his long and fruitful life in art, as well as the actual importance of his research to contemporary de-velopment in theatre, this article seeks to inquire on his direct relationship with the first years of the October Revolution (1917 – 1920), in order to try and partially understand Stanislavski’s recognition process by the Soviet Power, despite his bourgeois origins.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.2016-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/12288610.11606/issn.2317-4765.rus.2016.122886RUS (São Paulo); v. 7 n. 8 (2016); 79-92RUS (Sao Paulo); Vol. 7 No. 8 (2016); 79-92РУС (Сан-Пауло); Том 7 № 8 (2016); 79-922317-4765reponame:RUS (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/122886/120203Copyright (c) 2016 Diego Moschkovichinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoschkovich, Diego2020-06-25T15:50:41Zoai:revistas.usp.br:article/122886Revistahttp://revistas.usp.br/rus/PUBhttp://www.revistas.usp.br/rus/oairus@usp.br||revistalitrus@gmail.com||2317-47652317-4765opendoar:2020-06-25T15:50:41RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Konstantin Serguéievitch Stanis-lávski (1863 – 1938) é considerado o mais importante diretor de teatro da Rússia no século XX, assim como um dos mais importantes do mundo. Nascido em Moscou apenas dois anos após a libertação dos servos da gleba (1861), Stanislávski tornou-se, durante o século XX, o modelo e o inspirador das artes cênicas russas, tendo sido inclusive seu Sistema de interpre-tação considerado como o Sistema padrão de todas as escolas de formação teatral na URSS. Filho de uma das famílias industriais mais abas-tadas do Império Russo, Stanislávski dedica sua vida ao teatro e, paradoxalmente, termina como símbolo máximo do teatro de um país auto-in-titulado como “ditadura do proletariado”. Tendo em vista a frutífera vida teatral de Stanislávski, o volume e a importância real de suas pes-quisas para o desenvolvimento da arte cênica contemporânea, este artigo busca investigar a relação direta entre Konstantin Stanislávski e os primeiros anos da Revolução de Outubro (1917 – 1920), para tentar compreender parte do processo de reconhecimento de Stanislávs-ki pelo Poder Soviético, apesar de sua origem burguesa. |
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