Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Archives of Clinical Psychiatry |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/16345 |
Resumo: | OBJETIVO: esta revisão visa fornecer aos pediatras, neurologistas infantis e psiquiatras infantis noções atualizadas sobre a relação entre desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). FONTE DE DADOS: revisão abrangente não-sistemática da literatura médica sobre a relação entre desempenho escolar e TDAH. SÍNTESE DE DADOS: os dados da literatura demonstram que o TDAH, principalmente o tipo desatento está relacionado a mau desempenho escolar. CONCLUSÕES: crianças com TDAH estão sob risco de mau-desempenho escolar e devem receber cuidados especiais. |
id |
USP-5_19df57813b248e0f7a7e02c7ac43c7d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16345 |
network_acronym_str |
USP-5 |
network_name_str |
Archives of Clinical Psychiatry |
repository_id_str |
|
spelling |
Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade School achievement and attention deficit hyperactivity disorder Attention deficit hyperactivity disorderunderachievementchildadolescentTranstorno do déficit de atenção e hiperatividadebaixo rendimento escolarcriançaadolescente OBJETIVO: esta revisão visa fornecer aos pediatras, neurologistas infantis e psiquiatras infantis noções atualizadas sobre a relação entre desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). FONTE DE DADOS: revisão abrangente não-sistemática da literatura médica sobre a relação entre desempenho escolar e TDAH. SÍNTESE DE DADOS: os dados da literatura demonstram que o TDAH, principalmente o tipo desatento está relacionado a mau desempenho escolar. CONCLUSÕES: crianças com TDAH estão sob risco de mau-desempenho escolar e devem receber cuidados especiais. OBJECTIVE: This review aims at providing Pediatricians, Pediatric Neurologists and Psychiatrists an update on the relationship between scholar achievement and Attention Deficit Hyperactivity Disorder. SOURCES: Data was obtained by a comprehensive, non-systematic review of medical literature. SUMMARY OF THE FIBDIBGS: Data obtained from literature shows that Attention Deficit Hyperactivity Disorder, specially inattentive subtype, is related to underachievement. CONCLUSIONS: Children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder are at risk for underachievement and must receive special care. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/1634510.1590/S0101-60832005000600003Archives of Clinical Psychiatry; v. 32 n. 6 (2005); 324-329Archives of Clinical Psychiatry; Vol. 32 No. 6 (2005); 324-329Revista de Psiquiatria Clínica; Vol. 32 Núm. 6 (2005); 324-3291806-938X0101-6083reponame:Archives of Clinical Psychiatryinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/16345/18057Pastura, Giuseppe Mário C.Mattos, PauloAraújo, Alexandra P. Q. Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-27T19:04:33Zoai:revistas.usp.br:article/16345Revistahttp://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/index.htmlPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||archives@usp.br1806-938X0101-6083opendoar:2012-09-27T19:04:33Archives of Clinical Psychiatry - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade School achievement and attention deficit hyperactivity disorder |
title |
Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade |
spellingShingle |
Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade Pastura, Giuseppe Mário C. Attention deficit hyperactivity disorder underachievement child adolescent Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade baixo rendimento escolar criança adolescente |
title_short |
Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade |
title_full |
Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade |
title_fullStr |
Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade |
title_full_unstemmed |
Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade |
title_sort |
Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade |
author |
Pastura, Giuseppe Mário C. |
author_facet |
Pastura, Giuseppe Mário C. Mattos, Paulo Araújo, Alexandra P. Q. Campos |
author_role |
author |
author2 |
Mattos, Paulo Araújo, Alexandra P. Q. Campos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pastura, Giuseppe Mário C. Mattos, Paulo Araújo, Alexandra P. Q. Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Attention deficit hyperactivity disorder underachievement child adolescent Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade baixo rendimento escolar criança adolescente |
topic |
Attention deficit hyperactivity disorder underachievement child adolescent Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade baixo rendimento escolar criança adolescente |
description |
OBJETIVO: esta revisão visa fornecer aos pediatras, neurologistas infantis e psiquiatras infantis noções atualizadas sobre a relação entre desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). FONTE DE DADOS: revisão abrangente não-sistemática da literatura médica sobre a relação entre desempenho escolar e TDAH. SÍNTESE DE DADOS: os dados da literatura demonstram que o TDAH, principalmente o tipo desatento está relacionado a mau desempenho escolar. CONCLUSÕES: crianças com TDAH estão sob risco de mau-desempenho escolar e devem receber cuidados especiais. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/16345 10.1590/S0101-60832005000600003 |
url |
https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/16345 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0101-60832005000600003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/16345/18057 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Archives of Clinical Psychiatry; v. 32 n. 6 (2005); 324-329 Archives of Clinical Psychiatry; Vol. 32 No. 6 (2005); 324-329 Revista de Psiquiatria Clínica; Vol. 32 Núm. 6 (2005); 324-329 1806-938X 0101-6083 reponame:Archives of Clinical Psychiatry instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Archives of Clinical Psychiatry |
collection |
Archives of Clinical Psychiatry |
repository.name.fl_str_mv |
Archives of Clinical Psychiatry - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||archives@usp.br |
_version_ |
1800237621202386944 |