The "revolt of the ferries": on performative silencing and protest immateriality in contemporary (in) visibility of urban outskirts
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/116348 |
Resumo: | Neste artigo pretendo pensar do ponto vista da antropologia da performance o cruzamento entre espaço público, performances políticas e mediatização. Através da leitura de uma revolta urbana espoletada em 1959 em Niterói, a Revolta das Barcas, propus aos participantes de um curso-oficina na Universidade Federal Fluminense, em Novembro de 2014, uma instalação-performativa para revisitar sua memória e, sobretudo, para a reatualizá-la de um ponto de vista político face aos conflitos recentes associados ao Movimento Passe Livre no Brasil. Começo por analisar um conjunto imagético de protestos recentes em Portugal, stados Unidos, Espanha e Brasil para explicitar traços semelhantes no modo de atuação dessas mobilizações políticas e na resposta dada pelo poder dominante. “Artivismo” emerge como conceito a explorar nos protestos políticos contemporâneos. Ao longo do artigo, tentarei sublinhar a sua performatividade ativista, seus efeitos de carnavalização e suas possíveis articulações entre repertórios e arquivos. |
id |
USP-60_8cd25f3c7eacb047a5a9ddf1ddbd433c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/116348 |
network_acronym_str |
USP-60 |
network_name_str |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
repository_id_str |
|
spelling |
The "revolt of the ferries": on performative silencing and protest immateriality in contemporary (in) visibility of urban outskirtsA "Revolta das Barcas": sobre silenciamento performativo e imaterialidade do protesto na (in)visibilidade contemporânea das periferias urbanasperformanceartivismorevoltas urbanasmovimentos sociaisculturas visuais digitaisniteróiperformance“artivism”urban riotssocial movementsdigital visual culturesNiteróiNeste artigo pretendo pensar do ponto vista da antropologia da performance o cruzamento entre espaço público, performances políticas e mediatização. Através da leitura de uma revolta urbana espoletada em 1959 em Niterói, a Revolta das Barcas, propus aos participantes de um curso-oficina na Universidade Federal Fluminense, em Novembro de 2014, uma instalação-performativa para revisitar sua memória e, sobretudo, para a reatualizá-la de um ponto de vista político face aos conflitos recentes associados ao Movimento Passe Livre no Brasil. Começo por analisar um conjunto imagético de protestos recentes em Portugal, stados Unidos, Espanha e Brasil para explicitar traços semelhantes no modo de atuação dessas mobilizações políticas e na resposta dada pelo poder dominante. “Artivismo” emerge como conceito a explorar nos protestos políticos contemporâneos. Ao longo do artigo, tentarei sublinhar a sua performatividade ativista, seus efeitos de carnavalização e suas possíveis articulações entre repertórios e arquivos.In this article I intend to think the intersection between public space, political performances and media transmission from the point of view of the anthropology of performance. Through the reading of an urban riot uprising which took place in 1959 in Niterói, The Revolt of the Ferries, I proposed to the participants in a workshop at the Fluminense Federal University in November 2014, a performative installation to revisit the riot memory and, above all, to reenact it from a political point of view considering the recent conflicts associated with the Free Pass Movement in Brazil. I start by analyzing a set of imagery of recent protests in Portugal, the United States, Spain and Brazil in order to find out similar traits in the performance of those political mobilization and in the answer given by the dominant power. “Artivism” emerges as a concept to be explored in contemporary political protests. Throughout the article I will try to highlight its activist performativity, its “carnavalization” effects and its possible articulations between repertoires and archives.Translation: Barbara Theoto LambertUniversidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2016-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/11634810.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116348GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 1 n. 1 (2016)GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 1 No. 1 (2016)2525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/116348/113939https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/116348/114061Copyright (c) 2016 Paulo Raposoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRaposo, Paulo2017-05-31T13:09:05Zoai:revistas.usp.br:article/116348Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2017-05-31T13:09:05GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The "revolt of the ferries": on performative silencing and protest immateriality in contemporary (in) visibility of urban outskirts A "Revolta das Barcas": sobre silenciamento performativo e imaterialidade do protesto na (in)visibilidade contemporânea das periferias urbanas |
title |
The "revolt of the ferries": on performative silencing and protest immateriality in contemporary (in) visibility of urban outskirts |
spellingShingle |
The "revolt of the ferries": on performative silencing and protest immateriality in contemporary (in) visibility of urban outskirts Raposo, Paulo performance artivismo revoltas urbanas movimentos sociais culturas visuais digitais niterói performance “artivism” urban riots social movements digital visual cultures Niterói |
title_short |
The "revolt of the ferries": on performative silencing and protest immateriality in contemporary (in) visibility of urban outskirts |
title_full |
The "revolt of the ferries": on performative silencing and protest immateriality in contemporary (in) visibility of urban outskirts |
title_fullStr |
The "revolt of the ferries": on performative silencing and protest immateriality in contemporary (in) visibility of urban outskirts |
title_full_unstemmed |
The "revolt of the ferries": on performative silencing and protest immateriality in contemporary (in) visibility of urban outskirts |
title_sort |
The "revolt of the ferries": on performative silencing and protest immateriality in contemporary (in) visibility of urban outskirts |
author |
Raposo, Paulo |
author_facet |
Raposo, Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raposo, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
performance artivismo revoltas urbanas movimentos sociais culturas visuais digitais niterói performance “artivism” urban riots social movements digital visual cultures Niterói |
topic |
performance artivismo revoltas urbanas movimentos sociais culturas visuais digitais niterói performance “artivism” urban riots social movements digital visual cultures Niterói |
description |
Neste artigo pretendo pensar do ponto vista da antropologia da performance o cruzamento entre espaço público, performances políticas e mediatização. Através da leitura de uma revolta urbana espoletada em 1959 em Niterói, a Revolta das Barcas, propus aos participantes de um curso-oficina na Universidade Federal Fluminense, em Novembro de 2014, uma instalação-performativa para revisitar sua memória e, sobretudo, para a reatualizá-la de um ponto de vista político face aos conflitos recentes associados ao Movimento Passe Livre no Brasil. Começo por analisar um conjunto imagético de protestos recentes em Portugal, stados Unidos, Espanha e Brasil para explicitar traços semelhantes no modo de atuação dessas mobilizações políticas e na resposta dada pelo poder dominante. “Artivismo” emerge como conceito a explorar nos protestos políticos contemporâneos. Ao longo do artigo, tentarei sublinhar a sua performatividade ativista, seus efeitos de carnavalização e suas possíveis articulações entre repertórios e arquivos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/116348 10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116348 |
url |
https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/116348 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/116348/113939 https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/116348/114061 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Paulo Raposo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Paulo Raposo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 1 n. 1 (2016) GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 1 No. 1 (2016) 2525-3123 reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
collection |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
repository.name.fl_str_mv |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagis@usp.br|| |
_version_ |
1797220406292119552 |