Uma vida fronteiriça, entre viver e performar: estudo de caso da performer Sucia Infecciosa Inmunda
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/203166 |
Resumo: | A performance artística é um ato, ou melhor, uma ação que quase sempre respeita um programa performativo pré-concebido que pensa a duração, local e execução. Contudo, diversos performers extrapolaram o que se entende por programa e vivenciaram ações performativas de longa duração. Mas, e quando a performance e vida se misturam, o que sobra? Como podemos identificar o que é vida e o que é performance? Nesse sentido, existem aqueles que experienciam estar na fronteira entre viver e performar, nesse caso, a fronteira não se constitui como barreira ou separação e sim local de encontros, trocas, ao qual não se sabe onde termina um espaço e começa o outro, é fronteira como entrelugar de fluição da vida. Este artigo trata de Sucia Infecciosa Inmunda, uma mulher trans, performer “monstrificada” pela sociedade e que decide performar a “monstrificação” como forma de (r)existir. |
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Uma vida fronteiriça, entre viver e performar: estudo de caso da performer Sucia Infecciosa InmundaA life on the border between living and performing: case study on the performer Sucia Infecciosa InmundaPerformanceGenreTranssexualityArtivismPerformanceGêneroTransexualidadeArtivismoA performance artística é um ato, ou melhor, uma ação que quase sempre respeita um programa performativo pré-concebido que pensa a duração, local e execução. Contudo, diversos performers extrapolaram o que se entende por programa e vivenciaram ações performativas de longa duração. Mas, e quando a performance e vida se misturam, o que sobra? Como podemos identificar o que é vida e o que é performance? Nesse sentido, existem aqueles que experienciam estar na fronteira entre viver e performar, nesse caso, a fronteira não se constitui como barreira ou separação e sim local de encontros, trocas, ao qual não se sabe onde termina um espaço e começa o outro, é fronteira como entrelugar de fluição da vida. Este artigo trata de Sucia Infecciosa Inmunda, uma mulher trans, performer “monstrificada” pela sociedade e que decide performar a “monstrificação” como forma de (r)existir.The artistic performance is an act, or rather, an action that almost alwaysrespects a pre-conceived performative program that considers duration,location, and execution. However, several performers extrapolate what isunderstood by program, and experience performative actions for a longerperiod of time. But when life and performance are blended together, whatis left then? How can we identify what is life and what is performance? Inthat sense, for those who experience being on the border between livingand performing, in this case, instead of a limitation or a wall, this borderis a place for meetings and exchanges, where you can’t tell where onespace ends and the other starts, that is, it is the in-between place, wherelife simply flows. This is an article about Sucia Infecciosa Inmunda, atransgender person, a performer who was “monstrified” by society, andwho decided to perform “monstrification” as a way of (r)existing.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/20316610.11606/issn.2525-3123.gis.2023.203166GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 8 n. 1 (2023); e203166GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 8 No. 1 (2023); e2031662525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/203166/192192https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/203166/192441Copyright (c) 2023 Cristiane de Almeida Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Cristiane de Almeida2023-10-02T17:03:14Zoai:revistas.usp.br:article/203166Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2023-10-02T17:03:14GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false |
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