As sugar babies são empresas e os sugar daddies são investidores-anjo: uma análise sobre os relacionamentos sugar e suas vinculações com elementos de uma racionalidade neoliberal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite Júnior, Jorge
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barbosa, Bruno Henrique Benichio Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plural (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/205473
Resumo: Os relacionamentos sugar heterossexuais são compostos pelos sugar daddies e pelas sugar babies. A ajuda financeira é um fator imprescindível para essas configurações, uma vez que elas presumem cenários em que um sugar daddy arca com os gastos financeiros e aspirações de consumo de uma sugar baby conforme as negociações que ambos fazem entre si ao decorrer do vínculo. Majoritariamente, essas pessoas se conhecem através de sites de relacionamentos que prometem conectá-las. Este artigo apresenta uma análise acerca das diferenças, como as de gênero, classe, raça e idade, e de uma racionalidade neoliberal em relacionamentos sugar, exprimindo o percurso de uma etnografia realizada em contextos digitais que coletou e analisou os seguintes dados: 1) Perfis de sugar babies em um site de busca por relações sugar; 2) Entrevistas com sugar babies; 3) Publicações do site em suas vias digitais de divulgação. De modo geral, constata-se que esses relacionamentos se configurammediante hierarquias sociais fundamentadas em desigualdades de gênero, classe e raça, e visualiza-se a operacionalidade de uma racionalidade neoliberal que inculca nesse meio o empreendedorismo de si como condição fundamental para o encontro do par ideal.
id USP-61_85194fe8e1f28e63f9551d361bfef459
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/205473
network_acronym_str USP-61
network_name_str Plural (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling As sugar babies são empresas e os sugar daddies são investidores-anjo: uma análise sobre os relacionamentos sugar e suas vinculações com elementos de uma racionalidade neoliberalSugar babies are companies and sugar daddies are angel investors: an analysis of sugar relationships and their links with elements of a neoliberal rationalitySugar relationshipsDating sitesDigital mediaNeoliberal rationalityDifferencesRelacionamentos sugarSites para relacionamentosMídias digitaisRacionalidade neoliberalDiferençasOs relacionamentos sugar heterossexuais são compostos pelos sugar daddies e pelas sugar babies. A ajuda financeira é um fator imprescindível para essas configurações, uma vez que elas presumem cenários em que um sugar daddy arca com os gastos financeiros e aspirações de consumo de uma sugar baby conforme as negociações que ambos fazem entre si ao decorrer do vínculo. Majoritariamente, essas pessoas se conhecem através de sites de relacionamentos que prometem conectá-las. Este artigo apresenta uma análise acerca das diferenças, como as de gênero, classe, raça e idade, e de uma racionalidade neoliberal em relacionamentos sugar, exprimindo o percurso de uma etnografia realizada em contextos digitais que coletou e analisou os seguintes dados: 1) Perfis de sugar babies em um site de busca por relações sugar; 2) Entrevistas com sugar babies; 3) Publicações do site em suas vias digitais de divulgação. De modo geral, constata-se que esses relacionamentos se configurammediante hierarquias sociais fundamentadas em desigualdades de gênero, classe e raça, e visualiza-se a operacionalidade de uma racionalidade neoliberal que inculca nesse meio o empreendedorismo de si como condição fundamental para o encontro do par ideal.Heterosexual sugar relationships consist of sugar daddies and sugar babies. Financial support is an essential factor in these configurations since they presuppose scenarios in which a sugar daddy bears the financial expenses and consumption aspirations of a sugar baby, according to the negotiations that both make with each other during the bond. Mostly, these people meet through dating sites that promise to connect them. This article presents an analysis of differences, such as those of gender, age, and race, and of a neoliberal rationale in sugar relationships, expressing the path of an ethnography carried out in digital contexts that collected and analyzed the following data: 1) Profiles of sugar babies on a sugar dating site; 2) Interviews with sugar babies; 3) Publications of the site in its digital dissemination channels. In general, it appears that these relationships are configured through social hierarchies based on gender, class and racial inequalities, and the operability of a neoliberal rationality is visualized, which inculcates self-entrepreneurship in this environment as a fundamental condition for the encounter of the ideal pair.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/20547310.11606/issn.2176-8099.pcso.2023.205473Plural; v. 30 n. 01 (2023): Sociologia digital e suas reflexões; 86-107Plural; Vol. 30 Núm. 01 (2023): Sociologia digital e suas reflexões; 86-107Plural; Vol. 30 No. 01 (2023): Sociologia digital e suas reflexões; 86-1072176-80990104-6721reponame:Plural (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/205473/195106https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/205473/197055Copyright (c) 2023 Política de direitos compartilhadoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite Júnior, JorgeBarbosa, Bruno Henrique Benichio Alves2023-10-18T14:16:36Zoai:revistas.usp.br:article/205473Revistahttp://www.revistas.usp.br/pluralPUBhttp://www.revistas.usp.br/plural/oaiplural@usp.br||2176-80992176-8099opendoar:2023-10-18T14:16:36Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As sugar babies são empresas e os sugar daddies são investidores-anjo: uma análise sobre os relacionamentos sugar e suas vinculações com elementos de uma racionalidade neoliberal
Sugar babies are companies and sugar daddies are angel investors: an analysis of sugar relationships and their links with elements of a neoliberal rationality
title As sugar babies são empresas e os sugar daddies são investidores-anjo: uma análise sobre os relacionamentos sugar e suas vinculações com elementos de uma racionalidade neoliberal
spellingShingle As sugar babies são empresas e os sugar daddies são investidores-anjo: uma análise sobre os relacionamentos sugar e suas vinculações com elementos de uma racionalidade neoliberal
Leite Júnior, Jorge
Sugar relationships
Dating sites
Digital media
Neoliberal rationality
Differences
Relacionamentos sugar
Sites para relacionamentos
Mídias digitais
Racionalidade neoliberal
Diferenças
title_short As sugar babies são empresas e os sugar daddies são investidores-anjo: uma análise sobre os relacionamentos sugar e suas vinculações com elementos de uma racionalidade neoliberal
title_full As sugar babies são empresas e os sugar daddies são investidores-anjo: uma análise sobre os relacionamentos sugar e suas vinculações com elementos de uma racionalidade neoliberal
title_fullStr As sugar babies são empresas e os sugar daddies são investidores-anjo: uma análise sobre os relacionamentos sugar e suas vinculações com elementos de uma racionalidade neoliberal
title_full_unstemmed As sugar babies são empresas e os sugar daddies são investidores-anjo: uma análise sobre os relacionamentos sugar e suas vinculações com elementos de uma racionalidade neoliberal
title_sort As sugar babies são empresas e os sugar daddies são investidores-anjo: uma análise sobre os relacionamentos sugar e suas vinculações com elementos de uma racionalidade neoliberal
author Leite Júnior, Jorge
author_facet Leite Júnior, Jorge
Barbosa, Bruno Henrique Benichio Alves
author_role author
author2 Barbosa, Bruno Henrique Benichio Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite Júnior, Jorge
Barbosa, Bruno Henrique Benichio Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Sugar relationships
Dating sites
Digital media
Neoliberal rationality
Differences
Relacionamentos sugar
Sites para relacionamentos
Mídias digitais
Racionalidade neoliberal
Diferenças
topic Sugar relationships
Dating sites
Digital media
Neoliberal rationality
Differences
Relacionamentos sugar
Sites para relacionamentos
Mídias digitais
Racionalidade neoliberal
Diferenças
description Os relacionamentos sugar heterossexuais são compostos pelos sugar daddies e pelas sugar babies. A ajuda financeira é um fator imprescindível para essas configurações, uma vez que elas presumem cenários em que um sugar daddy arca com os gastos financeiros e aspirações de consumo de uma sugar baby conforme as negociações que ambos fazem entre si ao decorrer do vínculo. Majoritariamente, essas pessoas se conhecem através de sites de relacionamentos que prometem conectá-las. Este artigo apresenta uma análise acerca das diferenças, como as de gênero, classe, raça e idade, e de uma racionalidade neoliberal em relacionamentos sugar, exprimindo o percurso de uma etnografia realizada em contextos digitais que coletou e analisou os seguintes dados: 1) Perfis de sugar babies em um site de busca por relações sugar; 2) Entrevistas com sugar babies; 3) Publicações do site em suas vias digitais de divulgação. De modo geral, constata-se que esses relacionamentos se configurammediante hierarquias sociais fundamentadas em desigualdades de gênero, classe e raça, e visualiza-se a operacionalidade de uma racionalidade neoliberal que inculca nesse meio o empreendedorismo de si como condição fundamental para o encontro do par ideal.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/205473
10.11606/issn.2176-8099.pcso.2023.205473
url https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/205473
identifier_str_mv 10.11606/issn.2176-8099.pcso.2023.205473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/205473/195106
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/205473/197055
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Política de direitos compartilhados
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Política de direitos compartilhados
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Plural; v. 30 n. 01 (2023): Sociologia digital e suas reflexões; 86-107
Plural; Vol. 30 Núm. 01 (2023): Sociologia digital e suas reflexões; 86-107
Plural; Vol. 30 No. 01 (2023): Sociologia digital e suas reflexões; 86-107
2176-8099
0104-6721
reponame:Plural (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Plural (São Paulo. Online)
collection Plural (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv plural@usp.br||
_version_ 1797221635329097728