As sugar babies são empresas e os sugar daddies são investidores-anjo: uma análise sobre os relacionamentos sugar e suas vinculações com elementos de uma racionalidade neoliberal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plural (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/205473 |
Resumo: | Os relacionamentos sugar heterossexuais são compostos pelos sugar daddies e pelas sugar babies. A ajuda financeira é um fator imprescindível para essas configurações, uma vez que elas presumem cenários em que um sugar daddy arca com os gastos financeiros e aspirações de consumo de uma sugar baby conforme as negociações que ambos fazem entre si ao decorrer do vínculo. Majoritariamente, essas pessoas se conhecem através de sites de relacionamentos que prometem conectá-las. Este artigo apresenta uma análise acerca das diferenças, como as de gênero, classe, raça e idade, e de uma racionalidade neoliberal em relacionamentos sugar, exprimindo o percurso de uma etnografia realizada em contextos digitais que coletou e analisou os seguintes dados: 1) Perfis de sugar babies em um site de busca por relações sugar; 2) Entrevistas com sugar babies; 3) Publicações do site em suas vias digitais de divulgação. De modo geral, constata-se que esses relacionamentos se configurammediante hierarquias sociais fundamentadas em desigualdades de gênero, classe e raça, e visualiza-se a operacionalidade de uma racionalidade neoliberal que inculca nesse meio o empreendedorismo de si como condição fundamental para o encontro do par ideal. |
id |
USP-61_85194fe8e1f28e63f9551d361bfef459 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/205473 |
network_acronym_str |
USP-61 |
network_name_str |
Plural (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As sugar babies são empresas e os sugar daddies são investidores-anjo: uma análise sobre os relacionamentos sugar e suas vinculações com elementos de uma racionalidade neoliberalSugar babies are companies and sugar daddies are angel investors: an analysis of sugar relationships and their links with elements of a neoliberal rationalitySugar relationshipsDating sitesDigital mediaNeoliberal rationalityDifferencesRelacionamentos sugarSites para relacionamentosMídias digitaisRacionalidade neoliberalDiferençasOs relacionamentos sugar heterossexuais são compostos pelos sugar daddies e pelas sugar babies. A ajuda financeira é um fator imprescindível para essas configurações, uma vez que elas presumem cenários em que um sugar daddy arca com os gastos financeiros e aspirações de consumo de uma sugar baby conforme as negociações que ambos fazem entre si ao decorrer do vínculo. Majoritariamente, essas pessoas se conhecem através de sites de relacionamentos que prometem conectá-las. Este artigo apresenta uma análise acerca das diferenças, como as de gênero, classe, raça e idade, e de uma racionalidade neoliberal em relacionamentos sugar, exprimindo o percurso de uma etnografia realizada em contextos digitais que coletou e analisou os seguintes dados: 1) Perfis de sugar babies em um site de busca por relações sugar; 2) Entrevistas com sugar babies; 3) Publicações do site em suas vias digitais de divulgação. De modo geral, constata-se que esses relacionamentos se configurammediante hierarquias sociais fundamentadas em desigualdades de gênero, classe e raça, e visualiza-se a operacionalidade de uma racionalidade neoliberal que inculca nesse meio o empreendedorismo de si como condição fundamental para o encontro do par ideal.Heterosexual sugar relationships consist of sugar daddies and sugar babies. Financial support is an essential factor in these configurations since they presuppose scenarios in which a sugar daddy bears the financial expenses and consumption aspirations of a sugar baby, according to the negotiations that both make with each other during the bond. Mostly, these people meet through dating sites that promise to connect them. This article presents an analysis of differences, such as those of gender, age, and race, and of a neoliberal rationale in sugar relationships, expressing the path of an ethnography carried out in digital contexts that collected and analyzed the following data: 1) Profiles of sugar babies on a sugar dating site; 2) Interviews with sugar babies; 3) Publications of the site in its digital dissemination channels. In general, it appears that these relationships are configured through social hierarchies based on gender, class and racial inequalities, and the operability of a neoliberal rationality is visualized, which inculcates self-entrepreneurship in this environment as a fundamental condition for the encounter of the ideal pair.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/20547310.11606/issn.2176-8099.pcso.2023.205473Plural; v. 30 n. 01 (2023): Sociologia digital e suas reflexões; 86-107Plural; Vol. 30 Núm. 01 (2023): Sociologia digital e suas reflexões; 86-107Plural; Vol. 30 No. 01 (2023): Sociologia digital e suas reflexões; 86-1072176-80990104-6721reponame:Plural (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/205473/195106https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/205473/197055Copyright (c) 2023 Política de direitos compartilhadoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite Júnior, JorgeBarbosa, Bruno Henrique Benichio Alves2023-10-18T14:16:36Zoai:revistas.usp.br:article/205473Revistahttp://www.revistas.usp.br/pluralPUBhttp://www.revistas.usp.br/plural/oaiplural@usp.br||2176-80992176-8099opendoar:2023-10-18T14:16:36Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As sugar babies são empresas e os sugar daddies são investidores-anjo: uma análise sobre os relacionamentos sugar e suas vinculações com elementos de uma racionalidade neoliberal Sugar babies are companies and sugar daddies are angel investors: an analysis of sugar relationships and their links with elements of a neoliberal rationality |
title |
As sugar babies são empresas e os sugar daddies são investidores-anjo: uma análise sobre os relacionamentos sugar e suas vinculações com elementos de uma racionalidade neoliberal |
spellingShingle |
As sugar babies são empresas e os sugar daddies são investidores-anjo: uma análise sobre os relacionamentos sugar e suas vinculações com elementos de uma racionalidade neoliberal Leite Júnior, Jorge Sugar relationships Dating sites Digital media Neoliberal rationality Differences Relacionamentos sugar Sites para relacionamentos Mídias digitais Racionalidade neoliberal Diferenças |
title_short |
As sugar babies são empresas e os sugar daddies são investidores-anjo: uma análise sobre os relacionamentos sugar e suas vinculações com elementos de uma racionalidade neoliberal |
title_full |
As sugar babies são empresas e os sugar daddies são investidores-anjo: uma análise sobre os relacionamentos sugar e suas vinculações com elementos de uma racionalidade neoliberal |
title_fullStr |
As sugar babies são empresas e os sugar daddies são investidores-anjo: uma análise sobre os relacionamentos sugar e suas vinculações com elementos de uma racionalidade neoliberal |
title_full_unstemmed |
As sugar babies são empresas e os sugar daddies são investidores-anjo: uma análise sobre os relacionamentos sugar e suas vinculações com elementos de uma racionalidade neoliberal |
title_sort |
As sugar babies são empresas e os sugar daddies são investidores-anjo: uma análise sobre os relacionamentos sugar e suas vinculações com elementos de uma racionalidade neoliberal |
author |
Leite Júnior, Jorge |
author_facet |
Leite Júnior, Jorge Barbosa, Bruno Henrique Benichio Alves |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Bruno Henrique Benichio Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite Júnior, Jorge Barbosa, Bruno Henrique Benichio Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sugar relationships Dating sites Digital media Neoliberal rationality Differences Relacionamentos sugar Sites para relacionamentos Mídias digitais Racionalidade neoliberal Diferenças |
topic |
Sugar relationships Dating sites Digital media Neoliberal rationality Differences Relacionamentos sugar Sites para relacionamentos Mídias digitais Racionalidade neoliberal Diferenças |
description |
Os relacionamentos sugar heterossexuais são compostos pelos sugar daddies e pelas sugar babies. A ajuda financeira é um fator imprescindível para essas configurações, uma vez que elas presumem cenários em que um sugar daddy arca com os gastos financeiros e aspirações de consumo de uma sugar baby conforme as negociações que ambos fazem entre si ao decorrer do vínculo. Majoritariamente, essas pessoas se conhecem através de sites de relacionamentos que prometem conectá-las. Este artigo apresenta uma análise acerca das diferenças, como as de gênero, classe, raça e idade, e de uma racionalidade neoliberal em relacionamentos sugar, exprimindo o percurso de uma etnografia realizada em contextos digitais que coletou e analisou os seguintes dados: 1) Perfis de sugar babies em um site de busca por relações sugar; 2) Entrevistas com sugar babies; 3) Publicações do site em suas vias digitais de divulgação. De modo geral, constata-se que esses relacionamentos se configurammediante hierarquias sociais fundamentadas em desigualdades de gênero, classe e raça, e visualiza-se a operacionalidade de uma racionalidade neoliberal que inculca nesse meio o empreendedorismo de si como condição fundamental para o encontro do par ideal. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/205473 10.11606/issn.2176-8099.pcso.2023.205473 |
url |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/205473 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2176-8099.pcso.2023.205473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/205473/195106 https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/205473/197055 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Política de direitos compartilhados http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Política de direitos compartilhados http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plural; v. 30 n. 01 (2023): Sociologia digital e suas reflexões; 86-107 Plural; Vol. 30 Núm. 01 (2023): Sociologia digital e suas reflexões; 86-107 Plural; Vol. 30 No. 01 (2023): Sociologia digital e suas reflexões; 86-107 2176-8099 0104-6721 reponame:Plural (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Plural (São Paulo. Online) |
collection |
Plural (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
plural@usp.br|| |
_version_ |
1797221635329097728 |